HERÓIS DA PSICANÁLISE: UM EXERCÍCIO DE ADMIRAÇÃO


Mais esplêndido que o sucesso publicado em 2016, Os Psiquiatras do Século XIX: suas contribuições na clínica psicanalítica da atualidade”, a nova obra da Editora AllerPsicanalistas do Século XX: volume 1, apresenta ao leitor a biografia de nove profissionais que contribuíram para a construção da própria psicanálise de acolhimento ao paciente, riquezas teóricas dos maiores mestres da psique humana. Escrito e organizado por um time de peso, o livro é um convite à história destes intelectuais e ao diálogo entre analistas que hoje pensam sobre sofrimento psíquico, o estudo e a transmissão da psicanálise.
Em Psicanalistas do Século XX, projeto organizado pelas psiquiatras e analistas-membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Rosangela Vernizi e Dayse Malucelli, a análise é abordada por todas as suas facetas. Além de Freud, Lacan e Klein, a psicanálise só deu frutos graças ao trabalho de muitos outros analistas que se dedicaram a escutar cada um de seus pacientes de forma única. Mais do que isso, quebraram paradigmas e descobriram novas maneiras de aplicar o que compreenderam da produção inconsciente deles.
O primeiro texto da obra é de Rosangela Vernizi e registra a força da pioneira Lou Salomé, que desafiou costumes e deliberados machismos da sua época e profissão. Dayse Malucelli dedica sua escrita a Durval Marcondes, responsável pela primeira tradução de um texto freudiano para o português. Oscar Cesarotto homenageia Oscar Masotta, que foi o grande disseminador dos ensinamentos de Lacan pela América do Sul.
Completam a obra, com a ousadia de Oury, Olievenstein, Maud Mannoni e Fédida e o pulsante texto sobre Guattari, nomes como Leda Mariza Fischer Bernardino, Carlos Parada, Christian Ingo Lenz Dunker, Pedro Rocha, Maria Virginia Filomena Cremasco e Alfredo Jerusalinsky.
Psicanalistas do Século XX: volume 1, publicado pela Aller Editora, é um doce encontro entre grandes mestres com seus competentes admiradores em prol do paciente.  
Ficha técnica:
Título: Psicanalistas do Século XX: volume 1
ISBN: 978-85-94347-25-1
Formato: Brochura – 14 x 21 cm
Peso: 270 g
Páginas: 203
Idioma: Português
Editora: Aller Editora
Edição: 1ª/2019
Gênero: psicanálise

Sobre a editora: Formada pelas psicanalistas Fernanda Zacharewicz e Gisela Armando junto com o jornalista e publisher Omar Souza, a Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até os novos debates sobre questões da atualidade e suas repercussões sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada na palavra francesa Aller, que significa ir, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de Psicanálise ou não, a percorrerem caminhos que cruzam fronteiras e a embarcarem nessa aventura que é ler como movimento. 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem