segunda-feira, 13 de abril de 2020

GRÁTIS: UBOOK DISPONIBILIZA MAIS DE 40 MIL HORAS EM AUDIOLIVROS


Ubook, maior plataforma de audiotainment por streaming da América Latina, oferece em seu catálogo mais de 200 títulos de audiolivros que podem ser acessados de forma gratuita. Para ouvir todo esse material seriam necessárias 40.115 horas, ou cerca de 1.615 dias, o que representam, aproximadamente, quatro anos e meio ininterruptos para consumir todo este conteúdo. Em um momento em que as pessoas estão procurando alternativas para relaxar ou distrair da tensão por causa de uma pandemia mundial, esse material é de extrema relevante para jovens, adultos, pais e crianças.
“Sabemos que neste período em que as pessoas estão sendo forçadas a ficar em casa, como parte de um esforço conjunto em prol da saúde da humanidade, a cultura, além de uma ferramenta de informação, tem sido o alicerce psicológico a auxiliar na transição deste momento”, comenta Flávio Osso, CEO da Ubook. “Contudo, vale acrescentar que essa contribuição da Ubook não é apenas para o período de quarenta. Esse material faz parte do catálogo gratuito que mantemos recorrentemente em nossa plataforma. É a nossa forma de contribuir para a disseminação de cultura, entretenimento e informação em nosso País e uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar a experiência de ouvir um livro”, pontua o executivo.
No total, a Ubook disponibiliza gratuitamente 218 títulos. Há material para variados gostos e perfis, pois entre os audiolivros é possível encontrar clássicos da literatura infantil, celebradas obras de autores brasileiros e ainda best-sellers universais. O importante é que não faltam opções interessantes, seja para ouvir sozinho ou para ouvir junto com os pequenos e estimular a imaginação das crianças. Conheça, a seguir, alguns dos títulos que compõe esse catálogo gratuito da Ubook.
Literatura infantil
Para a criançada, a diversão está garantida. A equipe da Ubook mergulhou no universo mágico da infância para adaptar e produzir uma coleção de lindos contos de fada. Os pequenos são convidados a viajar pelo mundo da imaginação ao ouvirem as histórias de Os Três Porquinhos (de Joseph Jacobs), Chapeuzinho Vermelho e O Gato de Botas (ambos escritos por Charles Perrault) e A Bela e a Fera (de autoria de Gabrielle Suzanne Barbot).
Eles também podem se encantar ao ouvirem as celebradas histórias escritas pelos Irmãos Grimm. Alguns exemplos do que pode ser encontrado na plataforma são Branca de NeveA Bela Adormecida e Cinderela. Esses títulos possuem, em média, dez minutos de duração. Jacob Ludwig Grimm (1785-1863) e Wilheim Grimm (1786-1859) escreveram seus famosos contos graças a uma extensa pesquisa das histórias que faziam parte do folclore do povo alemão. Muitas destes contos fazem parte do folclore de vários países do mundo. Cabe lembrar ainda que inúmeras histórias escritas pelos irmãos Grimm foram transformadas em desenhos animados pela Walt Disney Studios e se transformaram em verdadeiros clássicos da infância.
O folclore brasileiro também está cheio de personagens que vêm encantando gerações com suas histórias e o time da Ubook adaptou esses enredos para apresentar esses seres mágicos às crianças: CaiporaA Lenda da Vitória Régia e Iara ganharam lindas versões da autora Cristina Barcia.
O escritor dinamarquês, que neste dia 02 de abril foi celebrado 215 anos de seu nascimento, Hans Christian Andersen, teve sua versão de O Soldadinho de Chumbo transportada para o áudio. O autor, aliás, tem uma história interessante: acredita-se que tenha tido grande afinidade com as crianças, também por se identificar mais com as mesmas do que com os adultos. Conta-se que Andersen passava horas contando histórias para crianças, brincando e ouvindo-as. “Sendo assim, continuar apresentando seus contos de forma oral, é uma maneira de manter seu legado vivo”, diverte-se Osso.
Um dos maiores clássicos da literatura mundial também ganha versão exclusiva para áudio: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Éxupery. Para os pais que quiserem compartilhar esta linda fábula sobre a amizade e o poder do afeto com seus filhos, a aventura tem duração de uma hora e 35 minutos. Para além dos pequenos, é um audiolivro para todas as idades, para a criança que habita um pequeno planeta dentro de cada um de nós.
Clássicos universais
Já para aqueles que desejam aproveitar este período para finalmente ler – ou reler – os clássicos universais, também há várias sugestões. A Metamorfose, por exemplo, que é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura, está nesta listagem apresentada pela plataforma. O audiolivro deste mestre inconfundível da ficção universal tem duração de duas horas e 20 minutos.
Agora, se a ideia for aproveitar esse período para consumir volumes mais densos, a sugestão é ouvir Dom Quixote de La Mancha, escrito por Miguel de Cervantes. Vale lembrar que a obra, traduzida para mais de 50 idiomas, foi considerado, em 2002, o melhor livro do mundo por um grupo de escritores do qual faziam parte Salman Rushdie, Milan Kundera e John Le Carre. A história é composta por duas partes, mas a Ubook condensou tudo em um único volume, que registra 40 horas de duração, este que é um dos clássicos mais lidos do planeta.
Contudo, caso queira começar com uma obra um pouco mais curta de duração, mas não menos importante em termos de contexto histórico, Fernando Pessoa é a pedida certa. Para ouvir todo audiolivro A Hora do Diabo é preciso apenas 47 minutos. Mas, não julgue o título por sua duração! Escrito pelo autor em sua juventude e resgatado de seu espólio na Biblioteca Nacional de Portugal, aqui narrado pela atriz portuguesa Ana Sofia Paiva, A Hora do Diabo é um conto que gera reflexão e exibe outra faceta do talento peculiar do mestre.
Referência histórica
Os clássicos também pode ser utilizado por quem pretende aproveitar a oportunidade e atualizar conhecimentos ou explorar novas temáticas. Atualmente utilizado por economistas e administradores para buscar a vitória nos negócios, a obra A Arte da Guerra também tem sua versão em audiolivro disponibilizada pela Ubook. Com uma hora e 44 minutos de duração, diz-se que este foi o livro de cabeceira de importantes líderes militares como Napoleão, Mao Tse Tung e Adolf Hitler.
Para entender melhor sobre o feminismo, o audiolivro Um Teto Todo Seu, escrito por Virginia Woolf é uma preciosidade, baseado nas palestras que a escritora fez nas Universidades de Newnham e Girton no ano de 1928, sobre a mulher e a ficção. Virginia faz aqui uma reflexão sobre como a opressão exercida sobre as mulheres, em todas as áreas, influencia a produção literária feminina. O título é uma alusão à independência financeira que deve ser almejada para que a mulher possa exercer o livre pensamento e o escrever sem submissão. Um teto todo seu é um manifesto que poderia ter sido escrito hoje e ainda assim seria atual, apesar de todos os avanços desde então. É um texto necessário para compreender por que a mulher foi empurrada para a invisibilidade e como saber disso pode levá-la ao protagonismo da História. Narrado pela atriz Cristina Flores, tem duração de quatro horas e 14 minutos.
Sobre o Ubook: Lançado no início de outubro de 2014, a Ubook é o primeiro serviço de assinatura de audiolivros por streaming do Brasil. A plataforma funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. Além dos audiolivros e podcasts, a Ubook inovou o segmento trazendo também séries e documentários originais, notícias e outros tipos de conteúdo em áudio para seus usuários. Para saber mais acesse: www.ubook.com
Fonte/Imagem-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Dom Quixote de La Mancha, escrito por Miguel de Cervantes, já foi traduzido para mais de 50 idiomas


Nenhum comentário:

Postar um comentário