sexta-feira, 8 de maio de 2020

CURTA REALIZADO POR ESTUDANTES DE CARUARU ESTRÉIA EM FESTIVAL NA PARAÍBA


O curta-documentário "Açude Nº 50" feito por estudantes da rede municipal de ensino de Caruaru participará do III Festival de Cinema de Rua de Remígio - PB. A produção foi realizada através de oficina sobre cinema, direção e roteiro ministrada pelo Professor Paulo Conceição nas escolas do município.

A mesma oficina foi responsável também pelo curta-metragem ficcional de terror "Sempre Estive Aqui" do estudante Ericks Moraes que circulou em festivais na Europa competindo com produções dos EUA, França e Alemanha.

Na Zona Rural de Caruaru, um pequeno açude agoniza e estudantes do agreste pernambucano se unem para tentar reverter os prejuízos causados pela ausência de práticas sustentáveis e por meio de depoimentos resgatam sua história e relevância para o povoado - esse é o enredo de "Açude Nº 50".

O diretor do filme Wagner Ferreira, 14 anos, estudante da Escola Municipal Alfredo Pinto Vieira de Melo, Itaúna, zona rural de Caruaru, gravou o filme todo através de celular e teve apoio de outros estudantes que colaboraram na produção e técnica.

Ressalta o Secretário de Educação de Caruaru Henrique César Freire de Oliveira: "Nós da Secretaria de Educação ficamos muito felizes e orgulhosos com a produção audiovisual dos nossos alunos. As crianças e adolescentes tem um potencial em parte inexplorado e é por isso que ações como essa precisam ser tornar perenes para que mais alunos participem de atividades desse tipo e possam sonhar com um futuro melhor para eles e suas famílias."

O professor caruaruense Paulo Conceição integra a Cia Bacurau Cultural, é produtor, diretor, ator, maquiador e tem realizado oficinas de produção audiovisuais que ressaltam o desenvolvimento sustentável, a cultura popular e o protagonismo do jovens caruaruenses.

O curta-documentário, com classificação livre, será exibido no III Festival de Cinema de Rua de Remígio da Paraíba, entre os dias 13 e 16 de maio, por meio de exibição online (devido a pandemia) no site do festival: www.facebook.com/festcineremigio

Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário