LIVRO REÚNE ARTIGOS QUE ANALISAM AS POSSIBILIDADES PRÉ E PÓS-PANDEMIA


Informação de qualidade, embasada e feita por especialistas é algo precioso nos dias em que vivemos. A pandemia instalada pela contaminação do Covid-19 colocou a humanidade em uma experiência inédita. A vida de todos foi alterada. O planeta entrou em quarentena. Rupturas e mudanças de hábitos estão consolidadas. Mas o que virá depois?

A Paulinas Editora reuniu um time de especialistas nas mais diversas áreas, que analisam a situação atual e o que está por vir no livro “A pandemia do coronavírus – Onde estivemos? Para onde vamos?”, organizado por João Décio Passos. A obra reúne artigos de especialistas em comportamento humano, economia, psicologia, saúde e religião, mostrando uma visão do que aconteceu, está acontecendo e acontecerá com a humanidade e abordando uma grande questão: conseguiremos avançar por essa crise resguardando velhos padrões ou teremos que buscar outro modo de viver?

O livro, que está sendo lançado de forma impressa e em formato de e-book, permite que o leitor tenha contribuições de especialistas no calor dos acontecimentos.

Sobre os autores:

JOÃO DÉCIO PASSOS (Organizador) possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1987), graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1991), especialização em Filosofia da Religião pela PUC Minas, mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1995), mestrado em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2009) e doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2001). Livre-docente em Teologia pela PUC-SP. Atualmente é professor associado da PUC-SP, professor doutor do Instituto Teológico São Paulo e editor da Paulinas Editora. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia pública, epistemologia, ensino religioso e sociologia da religião.

LADISLAU DOWBOR é economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, de governos e municípios e de várias organizações do sistema “S”. Autor e coautor de cerca de 40 livros, toda sua produção intelectual está disponível on-line na página dowbor.org.

MARCIO POCHMANN possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente, é professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Políticas Sociais e do Trabalho, atuando principalmente nos temas de políticas de trabalho. Faz parte do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do qual é diretor, e membro do corpo docente da Unicamp.

VERA LUCIA FERREIRA MENDES, doutora em Psicologia Clínica (Núcleo de Subjetividade Contemporânea) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2004), mestra em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP (1994) e graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP (1988). É professora-assistente doutora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP; pesquisadora do LInC – Laboratório de Inteligência Coletiva; e fonoaudióloga clínica. Foi coordenadora da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência/Departamento de Ações Estratégicas em Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde (de 2011 a 2016). Atua na área de Saúde Coletiva, Políticas Públicas, Redes de Atenção à Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Reabilitação, Processos Grupais, Clínica, Subjetividade e Inteligência Coletiva.

LUIZ AUGUSTO DE PAULA SOUZA possui graduação em Fonoaudiologia (1985), mestrado em Distúrbios da Comunicação (1990) e doutorado em Psicologia Clínica (1997). Professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência no campo da linguagem e de suas relações com os afetos, atuando principalmente nas seguintes áreas: clínica da linguagem; clínica e subjetividade; inteligência coletiva; tecnologias da inteligência; saúde coletiva e comunicação.

LUCIA MARIA MACHADO BÓGUS, graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1970), é mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP (1981) e doutora em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1988). Professora titular do Departamento de Sociologia da PUC-SP, atua nas áreas de Sociologia Urbana e Demografia, com ênfase em Política Pública e População, analisando principalmente os seguintes temas: cidade, desigualdade social, urbanismo, metropolização e migração. É coordenadora, desde 1999, do Núcleo São Paulo do Observatório das Metrópoles, rede de pesquisa vinculada ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT-CNPq-MCTI. Editora dos Cadernos Metrópole.

LUÍS FELIPE AIRES MAGALHÃES, pós-doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre e doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas; graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador e coordenador-adjunto do Observatório das Migrações no Estado de São Paulo (Projeto FAPESP/CNPq) e pesquisador do Observatório das Metrópoles (PUC-SP). Desenvolve pesquisas qualitativas e quantitativas sobre desenvolvimento econômico, mobilidade espacial da população, trabalho, economia urbana e regional e desigualdades socioespaciais na região.

ALZIRINHA ROCHA DE SOUZA, pós-doutorada em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Doutora em Teologia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica (2014), pelo Departamento de Teologia Prática, sob a orientação do Prof. Dr. Henri Derroitte. Possui graduação em Teologia pela Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2007). É membro da Sociedade Internacional de Teologia Prática – SITP. É professora de Teologia na graduação e na pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco. Desenvolveu projeto de pesquisa com o tema “A linguagem narrativa de José Comblin no processo formativo de leigos e missionários no NE brasileiro”. Participa, desde 2017, da equipe editorial da Fronteiras – Revista de Teologia da UNICAP e, desde 2019, do corpo editorial da Theologica Latino Americana – Enciclopédia Digital.

MAGALI DO NASCIMENTO CUNHA, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004), mestra em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (1985). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação e Política, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia (2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Integra a Associação Internacional Mídia, Religião e Cultura (International Association Media Religion and Culture) e a Associação Mundial de Comunicação Cristã (World Association for Christian Communication, WACC). É colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra/Suíça, e é articulista da revista CartaCapital.

FÁBIO LEANDRO STERN, doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP. Especialista lato sensu em Ciências da Religião pela PUC-SP. Graduando em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Santa Maria. É coordenador do grupo de pesquisa NEO – Novas Espiritualidades (PUC-SP). É membro da equipe editorial da Revista REVER (Qualis A2 em Ciência da Religião) e do International Journal of Latin American Religions (Springer).

JORGE BROIDE, graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1979), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutor em Psicologia Social pela PUC-SP (2006). Professor do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (PUC-SP). Fundador e coordenador do curso de pós-graduação lato sensu Psicossociologia de Juventude e Políticas Públicas na Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo 2011-2012. Professor de Psicanálise (obra de Sigmund Freud) no Centro de Estudos Psicanalíticos. Coordenador do conselho editorial da coleção Juruá Praxis Psicanalítica da Editora Juruá (Curitiba).

MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (1975), mestrado em Teologia pela PUC-Rio (1985) e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1989). Atualmente é professora titular no Departamento de Teologia da PUC-Rio. Durante dez anos dirigiu o Centro Loyola de Fé e Cultura da mesma universidade. Durante quatro anos foi avaliadora de programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, seus estudos e pesquisas vão primordialmente na direção do pensamento e dos escritos de místicos contemporâneos e da interface entre Teologia e Literatura.

FERNANDO ALTEMEYER JUNIOR possui graduação em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (1979), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1983), mestrado em Teologia e Ciências da Religião pela Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica (1993), e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2006). Atualmente, é assistente doutor na PUC-SP e faz parte do Departamento de Ciência da Religião (Faculdade de Ciências Sociais).

JOÃO JUSTINO DE MEDEIROS, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Arcebispo metropolitano de Montes Claros. Membro do Comitê Teológico da SBCC. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem