SERGIO MAMBERTI PARTICIPA DE DEBATE NO YOUTUBE DO SESC SP


A série Ideias #EmCasaComSesc convida pensadores e articuladores sociais de diversas áreas para a troca de experiências e reflexões sobre assuntos da atualidade. Transmitida ao vivo sempre às 16h pelo YouTube do Sesc São Paulo, as conferências são promovidas pela instituição paulista por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF). E nesta quinta-feira, 11, às 16h, o tema é Cultura. O que está sendo feito na política para minimamente contornar os impactos da paralisação na arte e cultura? E quais são os desafios para evitar o aprofundamento dos danos que incidem sobre tantas classes trabalhadoras?

Para refletir sobre o assunto, participam da conversa virtual o ator, diretor, dramaturgo, artista plástico e produtor Sergio Mamberti, que soma seis décadas de carreira como artista, Américo Córdula, ator, gestor e consultor em políticas culturais, e Pedro Azevedo Vasconcellos, secretário de Cultura e Relações Internacionais do município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A mediação será de Mauricio Trindade da Silva, gerente adjunto do CPF do Sesc São Paulo e doutor em sociologia da cultura pela USP, e o público pode participar enviando perguntas. A transmissão conta com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e fica disponível para acesso posterior a qualquer hora do dia.

IDEIAS #EMCASACOMSESC

Dia 11/6, quinta, às 16h
Políticas culturais em tempos de pandemia: a realidade das cidades

A área da cultura vem sofrendo os efeitos da paralisação devido à Covid-19. Se a área já estava negligenciada pelo poder público federal nos últimos anos, com o agravamento de agora a situação tornou-se insustentável. O socorro econômico direcionado a espaços culturais, a artistas e demais profissionais avançou com o projeto de lei Aldir Blanc, proposto pela Câmara Federal e nela aprovada no dia 26 de maio. Ainda assim, é preciso olhar para a realidade das cidades, nas instâncias estadual e municipal, que são o lugar onde os sujeitos habitam e onde se gesta e realiza a ação cultural.

O que está sendo feito nessas instâncias, de forma urgente, para minimamente contornar os impactos da paralisação? Quais são os desafios para evitar o aprofundamento dos danos que incidem sobre artistas, profissionais, coletivos, espaços e movimentos culturais organizados, relacionando também educação e comunicação?

Essas perguntas ganham contundência ao notar que o Plano Nacional de Cultura, proposto há 10 anos pelo governo federal e hoje enfraquecido, apresentava metas vinculadas a três dimensões complementares da ideia de cultura: como expressão simbólica; como direito de cidadania; e como potencial para o desenvolvimento econômico. Embora ainda sejam realizadas conferências municipais e estaduais de cultura, para que a fruição aconteça, no registro da democracia e da liberdade de expressão, é preciso fortalecer as relações entre as estruturas artísticas, os criadores culturais e os públicos - eis um papel do gestor cultural para o fomento das atividades artísticas e culturais nas cidades.

Participantes:

Sergio Mamberti - Ator, diretor, dramaturgo, artista plástico e produtor, que soma seis décadas de carreira como artista, militante e gestor cultural. Formado pela Escola de Artes Dramáticas (EAD) de São Paulo, construiu uma carreira de sucesso no teatro, cinema e televisão. Foi membro da Coordenação do Comitê de Cultura da Frente Brasil Popular para Cidadania, e no período de 2003 a 2013 trabalhou no Ministério da Cultura como Secretário da Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural. Foi também presidente da Fundação Nacional de Artes e Secretário de Políticas Culturais.

Américo Córdula - ator, gestor e consultor em políticas culturais, com formação em Ciências da Computação. Também exerceu a função de secretário da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais no Ministério da Cultura entre 2005 e 1015, tendo trabalhado como assistente técnico na criação dos Planos Setoriais de Cultura para os povos indígenas e as culturas populares e na coordenação do processo de implementação do Plano Nacional de Cultura PNC.

Pedro Azevedo Vasconcellos - secretário da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Mediação:

Mauricio Trindade da Silva - gerente adjunto do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo e doutor em sociologia da cultura (USP).

Saiba+: sescsp.org.br

É nesta quinta-feira, 11, às 16h, pela série Ideias #EmCasaComSesc, YouTube do Sesc São Paulo youtube.com/sescsp

Foto: Reprodução/divulgação - Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem