LITERATURA INFANTIL E PROTAGONISMO FEMININO! 3 MOTIVOS PARA LER HISTÓRIAS ONDE AS MENINAS SÃO AS PERSONAGENS PRINCIPAIS


Desde sempre os livros são poderosas ferramentas para que o ser humano conheça mais sobre ele mesmo e o mundo ao seu redor. Por isso, a leitura contribui de forma significativa para o desenvolvimento do autoconhecimento, senso crítico, valores morais e virtudes; ou seja, atua na formação da identidade e influencia nas relações com o todo.

Com as crianças isso não é diferente! De acordo com Claudia Onofre, pedagoga e consultora educacional da plataforma Dentro da História, é neste contexto que o hábito de ler se torna ainda mais importante. ‘’A leitura na infância é essencial, pois é a fase onde a criança está construindo o seu ‘’eu’’, formando seus valores, identificando suas virtudes, aprendendo o que é o certo ou errado e como o mundo funciona para assim moldar suas condutas. É neste momento que a criança desenvolve características importantíssimas para o sucesso na vida adulta e em suas relações, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal’’, explica.

Nesse cenário é possível compreender quão relevante é mostrar para meninos e meninas o significado dos movimentos atuais, incluindo o cenário onde a mulher luta cada vez mais por espaço e tem cada vez mais voz para ser quem ela quiser, onde quiser. A partir disso, a educadora listou 3 motivos que reforçam a importância do incentivo a leitura de livros infantis onde ‘Elas’ são as protagonistas.

1) A RIQUEZA DA INFÂNCIA!

Esta é a fase onde o ser humano passa a desenvolver suas percepções sobre o mundo; e isso faz então com que a criança tenha maior capacidade para absorver tudo ao seu redor. ‘’Este é o momento ideal para incentivar a leitura, pois os pequenos levam a sério personagens e narrativas e as somam às suas experiências cotidianas para formação da identidade. Por isso, essa também é a hora da família introduzir na rotina de leitura dos pequenos livros que trazem, de forma lúdica, questões atuais e importantes, como a luta contra o preconceito e estereótipos que circundam a figura feminina’’, frisa.

2) QUEBRA DE ESTEREÓTIPOS!

Por muito tempo, a imagem das personagens femininas, seja em livros, filmes ou outros tipos de obras, refletiam imagens estereotipadas e desatualizadas de meninas e mulheres, vistas muitas vezes como figuras frágeis, mais passivas e submissas quando comparadas a personagens masculinos.

‘’Esse ‘padrão’, de forma inconsciente, afetou e ainda afeta a autoestima das meninas, fazendo-as a acreditarem que são menos importantes e capazes do que os meninos, o que não é verdade. É preciso despir os pequenos de rótulos pré-estabelecidos pela sociedade, como aqueles que ditam que os meninos nunca devem sentir medo e falarem sobre seus sentimentos e que as meninas devem ser mais delicadas e contidas. Portanto, é fundamental que as famílias introduzam na rotina de leitura das crianças livros que contam histórias inspiradoras, protagonizadas por diferentes tipos de personalidades femininas, que as mostrem que todas são importantes e capazes’’, reforça.

3) REPRESENTATIVIDADE!

Por fim, talvez o principal motivo para o estímulo da busca por livros infantis onde as meninas são as personagens principais, seja a compreensão da transformação postural e ocupação das meninas e mulheres perante a sociedade. O empoderamento feminino, que hoje é uma realidade, deve ser tema que desperte reflexões desde a infância .

De acordo com Onofre, para ‘Elas’, o estímulo do acesso a narrativas que trazem a figura menina como foco central, confere a sensação de empoderamento, o que significa que as meninas e mulheres são capazes de serem o que quiserem e conquistarem o espaço que quiserem, e isso está diretamente ligado à construção da confiança para o sucesso na vida adulta.

Para ‘Eles’, o incentivo a este tipo de leitura também deve estar presente. ‘’As famílias também devem apresentar aos meninos os livros protagonizados por meninas. Isso reforça a ideia de que garotos e garotas não são tão diferentes assim, já que ambos podem ser confiantes, sensíveis, fortes, e muito mais. Além disso, os pequenos passam a construir um imaginário mais completo sobre a representatividade feminina, tornando-se mais respeitosos’’, completa.

:: LIVROS PROTAGONIZADOS POR MENINAS

Histórias clássicas, onde as meninas são representadas por princesas e salvas pelos príncipes certamente estão no passado. O mercado tem acompanhado o movimento da presença feminina cada vez mais em evidência na sociedade e, por isso, vem se adaptando. A Dentro da História é um exemplo disso, já que agrega a seu portfólio títulos infantis que enfatizam o poder feminino por meio de personagens ativas e diversificadas. Além disso, por meio da personalização, a plataforma permite que as próprias crianças protagonizem histórias ao lado de suas personagens preferidas e inspiradoras.

‘’O fato de a criança poder se ver nas páginas de um livro é muito rico, seja por meio da personalização ou por meio da identificação com as personagens. Isso a mostra o poder que tem para conduzir com sucesso sua própria narrativa’’, destaca.

Conheça títulos da Dentro da História que rompem com estereótipos e encorajam as meninas a serem o que quiserem!

‘Guerreira como a Mulan’

A Mulan foi primeira princesa da Disney com origem asiática, reforçando a importância da pluralidade nos filmes infantis. Neste livro personalizado, as crianças aprendem com o exemplo de Mulan que ser uma guerreira significa fazer o que é certo e proteger os seus amigos.

’Frozen: Clima de Diversão’

Quem tem criança por perto com certeza já conhece Elsa e Anna, mas não custa lembrar que as duas personagens de Frozen se destacam como protagonistas femininas por ensinarem que o amor verdadeiro vem da família - e claro, que meninas são capazes de congelar ou salvar um grande reino.

‘O Show da Luna! Brincando de Faz de Conta’

A Luna é uma garota curiosa e muito esperta, que usa a imaginação para descobrir as respostas de suas perguntas sobre o mundo. Com essa personagem brasileira muito original, as crianças aprendem desde cedo que a ciência é para todos - e pode ser muito divertida!

‘Criativa como Moana’

Moana é filha do chefe de seu povo e decide seguir os passos de seus ancestrais, velejando pelos mares para descobrir o que há além do oceano. Neste livro, as crianças se inspiram nessa personagem destemida e aprendem a usar a criatividade para superar os desafios do dia a dia

‘Meninas Superpoderosas - O Poder da Amizade’

As Meninas Superpoderosas mostram como garotas podem ser sensíveis, fortes, doces e confiantes, tudo ao mesmo tempo. Tanto meninas quanto meninos podem aprender muito fazendo parte de uma aventura junto com esse trio fantástico de super-heroínas.

Para personalizar os títulos, basta os pais ou responsáveis pelas crianças acessarem www.dentrodahistoria.com.br para criar um avatar de acordo com as características físicas dos pequenos. Os títulos podem ser adquiridos por R$ 69,90 + frete na mesma plataforma.

Sobre a Dentro da História

A Dentro da História é uma Edtech brasileira que atua com personalização de livros infantis. Por meio de uma plataforma online que permite a criação de um avatar com características físicas das crianças, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa, óculos e calçado, possibilita que os pequenos participem de histórias ao lado de seus personagens preferidos.

Com apenas 3 anos no mercado, a startup já vendeu mais de 400 mil livros personalizados, entre sucessos como Turma da Mônica, Batman, O Pequeno Príncipe, Galinha Pintadinha, Princesas Disney e muitos outros. O catálogo de livros da Dentro da História auxilia no desenvolvimento das crianças e potencializa em até três vezes a retenção do conteúdo e o aprendizado. 

Fonte/Imagens-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem