CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: SISTEMA DE ENSINO PH PROMOVE EVENTO GRATUITO PARA DISCUTIR DIVERSIDADE RACIAL NAS ESCOLAS


Manifestações em prol da luta antirracista marcaram o Brasil e o mundo nos últimos meses. O assassinato de George Floyd em Minnesota, e de João Pedro no Rio de Janeiro, motivaram milhares de pessoas a protestar contra a discriminação e a violência das operações policiais. A pauta #blacklivesmatter alcançou uma repercussão mundial, e discussões sobre a questão negra ganharam ainda mais força nos veículos de comunicação, nas redes sociais e chegando até as instituições de ensino.

Tendo em vista a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de práticas pedagógicas capazes de promover um senso crítico sobre o assunto, o Sistema de Ensino pH promove o evento pH DiversidadeCaminhos para uma educação antirracista”, que será aberto ao público e ocorrerá no formato virtual, dividido em 7 encontros com duração de 60 minutos a partir do dia 12 de agosto.

Eles buscam problematizar conceitos como democracia racial e racismo cordial, ideias presentes no senso comum que endossam o preconceito. As apresentações acontecerão sob a tutela da historiadora e cientista social Suzane Jardim, que atua há mais de 7 anos realizando palestras e cursos sobre a temática negra. Os assuntos vão desde a história negra, passando pelo letramento racial e da cultura negra para a formação da sociedade brasileira, além de discutir como as instituições brasileiras contribuíram para a reprodução de políticas públicas discriminatórias.

O projeto vai além do currículo escolar e das disciplinas formais, pautado no respeito à diversidade como ferramenta para tornar a sala de aula um ambiente democrático e inclusivo. Por fim, a historiadora explicará de que modo pessoas brancas podem contribuir de maneira efetiva para a luta antirracista e que papel elas ocupam dentro deste movimento. 

Para participar, acesse o link: bit.ly/phdiversidade-conheca

Confira a programação completa abaixo:

Dia: 12/08

Horário: 17h

Tema: “Racismo? Como assim? ”

Dia: 19/08

Horário: 17h

Tema: Uma outra história do Brasil”

Dia: 26/08

Horário: 17h

Tema: “Democracia Racial

Dia: 02/09

Horário: 17h

Tema: “Branquitude e privilégio”

Dia: 09/09

Horário: 17h

Tema: “Racismo estrutural”

Dia: 16 /09

Horário: 17h

Tema: Educação antirracista, sala de aula e infância”

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro.  Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular.  O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem