PULSANTE: INICIATIVA IRÁ INVESTIR 3 MILHÕES DE DÓLARES EM CAMPANHAS DE INCLUSÃO


A partir da colaboração entre a Luminate, a Fundação Avina e a Open Society Foundations, a iniciativa Pulsante investirá US$ 3 milhões, de 2020 a 2023, em ações de organizações e grupos tradicionalmente excluídos, contribuindo para uma inclusão que melhore a representatividade das democracias na América Latina. Neste primeiro momento, um Fundo de Resposta Rápida (FRR) será destinado ao apoio de campanhas e mobilizações, para facilitar a resposta a emergências sociais vinculadas aos direitos humanos. No segundo e terceiro momentos, a verba apoiará diretamente organizações e movimentos.
No próximo dia 12/08, quarta-feira, a partir das 12h estarão abertas no site Pulsante as inscrições para candidatar-se ao FRR, que proporcionará suportes entre US$10 mil e US15 mil, coordenados pela Fundação Avina, a organizações e coletivos selecionados. Além da verba, poderão ser solicitados apoios técnicos em comunicação ou consultoria jurídica. O benefício terá duração de 3 a 6 meses e mensalmente serão analisadas novas inscriçõesA prioridade do Fundo é promover ações coletivas com capacidade de expandir a democracia, promovendo o desenvolvimento de percepções e práticas que reduzam a distância entre governos e sociedade civil.
Segundo Rafael Georges, representante da Luminate no Brasil, "A sociedade civil na América Latina tem um imenso potencial inovador, revelado ao longo das últimas décadas. Queremos fomentar o que há de novo e inclusivo nos dias de hoje, para termos democracias mais fortes e representativas na região"
Que tipo de ação pode solicitar o FRR:
• Campanhas de incidência e mobilização cidadã que buscam ampliar o espaço cívico e buscam representar a voz de setores excluídos e pouco representados como: coletivos de comunidades carentes, LGBTQI+, comunidades rurais, indígenas, etc.
• Campanhas, ações, documentações que permitam evidenciar casos de abuso contra os direitos humanos e discuti-los na agenda pública.
• Ações cidadãs que busquem incluir na agenda temas relevantes para incentivar uma discussão aberta e democrática.
• Mobilizações que demandem mudanças e regulamentação frente a abusos contra os direitos humanos.
• Resposta à introdução de legislações que diminuam ou reduzam os direitos políticos da população, fomentem a censura e/ou outros problemas relacionados aos direitos humanos e ao espaço cívico.
Para conhecer mais detalhes sobre o Fundo de Resposta Rápida e futuras ações da Pulsante, acesse o site Pulsante.org ou siga a iniciativa nas redes sociais, dedicadas à melhoria das democracias na América Latina.
Sobre
Luminate
A Luminate é uma organização filantrópica global focada em capacitar indivíduos e instituições para trabalharem juntos na construção de sociedades mais justas. Apoiam organizações e empreendedores corajosos e inovadores em todo o mundo, defendendo políticas e ações que promoverão mudanças em quatro áreas de impacto: empoderamento cívico, dados e direitos digitais, transparência financeira e mídia independente. A Organização visa garantir que todos tenham a oportunidade de participar e moldar os problemas que afetam suas sociedade, e visa também tornar aqueles em posições de poder mais ágeis e responsáveis. A Luminate foi criada em 2018 pelos filantropos Pierre e Pam Omidyar.
Fundação Avina
A Avina é uma fundação latino-americana fundada em 1994 que promove a sustentabilidade por meio de processos colaborativos, gerando impactos positivos em larga escala. A fundação considera necessário aprofundar e fortalecer os esforços que promovem a dignidade humana, a equidade, a sustentabilidade ambiental e a de nossas democracias
Open Society Foundations
A Open Society Foundations foi criada pelo filantropo George Soros em 1979 e continua comprometida com a luta global por uma sociedade aberta, respondendo rapidamente aos desafios e oportunidades do futuro. Trabalhando em todas as partes do mundo, a Open Society Foundations coloca uma alta prioridade na proteção e melhoria da vida das pessoas em comunidades marginalizadas. Outras atividades incluem: procurar fortalecer o estado de direito, governos democraticamente eleitos e a sociedade civil para ajudar a manter o poder dos governos sob controle; implementar políticas públicas que garantam maior equidade nos sistemas político, jurídico e econômico e salvaguardem os direitos fundamentais; implementar iniciativas para promover a justiça, a educação, a saúde pública e a mídia independente; e construir alianças através das fronteiras e continentes em questões como corrupção e liberdade de informação.
O Brasil é o país latinoamericano com maior número de infecções por COVID-19 e o estado de emergência da pandemia se soma ao cenário brasileiro como um catalisador dos problemas nacionais, acentuando e trazendo maior visibilidade à desigualdade social e à crise político-institucional.
Visando soluções que estimulem uma participação social mais diversificada e inclusiva, a iniciativa Pulsante busca fortalecer e expandir a democracia no país e na América Latina, consolidando uma cidadania ativa que possa influenciar as relações de poder, incluindo vozes tradicionalmente excluídas e, consequentemente, contribuindo para melhorar a qualidade de nossas sociedades. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem