Os influenciadores negros têm menor participação em
campanhas publicitárias e recebem menos por essas ações. Esses são resultados
da primeira pesquisa brasileira do mercado de influência com recorte racial, a
"Um retrato sobre Creators Pretos no Brasil", apresentada hoje
durante o primeiro dia da 6ª edição do YOUPIX Summit, maior evento
sobre indústria e economia de creators da América Latina.
O painel Black Influence contou
com a participação de Lara Lages, líder de projetos na SHARP, e Ricardo
Silvestre, fundador do Black Influence, e apresentou pela primeira vez o
estudo, que pretende apontar com dados os mecanismos do racismo estrutural no
mercado de influência. A pesquisa, realizada pela parceria da SQUID, YOUPIX,
SHARP, Black Influence e site Mundo Negro, ouviu mais de 760 creators e é a
primeira fase de uma série de ações que o grupo de trabalho ao longo dos
próximos meses.
Entre os respondentes da pesquisa, que utilizou os
critérios de identificação utilizados pelo IBGE, mais de 22% se consideram
pardos e mais de 17%, negros. Ao serem questionados se já haviam participado de
alguma campanha de publicidade, cerca de 64% dos respondentes disseram que
"Sim". Porém, no recorte racial, os influenciadores que se consideram
pretos tem a menor participação entre as raças: pouco mais da metade já fez
alguma campanha, mas a taxa está 17.2% menor que a média das respostas.
O estudo comparou, ainda, a diferença entre as categorias
que os influenciadores pretos apontam como sua principal com as categorias que
as marcas os contratam para campanhas. Apesar de ser o 11º tema mencionado na
lista, o assunto de impacto social (que envolve discurso ativista), esse é o 7º
assunto pelo qual são procurados por marcas para ações. O resultado aponta que
os criadores pretos ainda são mais contratados para abordar temas que abrangem
racialidade e temas correlatos.
Outro resultado apontado pela pesquisa é a
diferença de pagamentos entre criadores brancos e não-brancos. Ao comparar a
média dos valores mínimos e máximos que os creators receberam em campanhas,
existe disparidade entre os valores pagos entre as raças. A média do valor
máximo recebido por um creator preto é de R$ 1.626,83, enquanto a recebida por
um influenciador branco é de R$ 4.181,01. A diferença é de mais de 50% inferior
à média da pesquisa. Quando perguntados se já receberam menos em alguma
campanha, mesmo tendo a mesma faixa de seguidores e engajamento semelhante com
outro influenciador recrutado, 38% dos influenciadores pretos responderam que
"sim", sendo 16% maior que a média de respostas "Sim" da
pesquisa.
A pesquisa completa está disponível no portal http://bit.ly/pesquisablackinfluence.
Para participar da YOUPIX Summit, ter acesso à programação completa,
a materiais exclusivos e à comunidade de creators da YOUPIX, basta
acompanhar pelo link: http://bit.ly/inscricao_summit.
SOBRE A YOUPIX
A YOUPIX é uma consultora de negócios
para influência e comunicação digital. Nosso papel é acelerar a indústria,
através do conhecimento e ferramentas como conteúdo, consultoria, eventos,
estudos e relatórios, educação, programas de aceleração e viagens internacionais
de estudos.
Serviço:
O YOUPIX Summit acontece nos dias 1, 2, 3 e 4 de setembro.
A transmissão do evento será feita TikTok, Youtube e Linkedin da YOUPIX e as inscrições podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/inscricao_summit
Imagem: Reprodução/divulgação - Fonte: Assessoria de Imprensa
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