Novo
estudo da Socialbakers, plataforma líder global em soluções para
otimização de performance corporativa em redes sociais, revela que o Instagram
ampliou sua liderança sobre o Facebook durante a pandemia. Em termos de
audiência global, a rede social ampliou para 31,2% a vantagem que era de 28% no
primeiro trimestre de 2020.
O total de interações no Instagram foi 18,7
vezes maior do que no Facebook entre os meses de abril, maio e junho. As
marcas, no entanto, publicaram mais conteúdo no Facebook, que recebeu cerca de
70% de todas as postagens dos 50 maiores perfis de empresas, mesmo com a
interação nessa rede social sendo muito menor do que no Instagram.
O
Instagram quase bateu seu próprio recorde de interações no final de junho, e
durante o período raramente ficou abaixo de 80%. Já no Facebook, o envolvimento
com as postagens diminuiu significativamente, passando de 100% em março para
50,8% durante os meses de abril, maio e parte de junho, antes de aumentar
novamente no final de junho, quando voltou aos níveis normais. "O
Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se
trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível
absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook",
explica Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers.
No Brasil, a quantidade de postagens feitas
tanto no Instagram quanto no Facebook é quase a mesma. Porém, ao contrário do
que ocorre no mundo, a audiência das marcas ainda é maior no Facebook, mesmo
que a quantidade de interações nessa mídia social seja muito menor do que no
Instagram.
"O
Instagram teve um aumento de atividade, a plataforma quase atingiu seu pico
relativo das interações no final do trimestre. Além disso, vimos um crescimento
do público-alvo e interações totais no Instagram das 50 maiores marcas na rede
social. Esse panorama mostra que o caminho seguirá positivo para o Instagram no
futuro. A plataforma continua sendo altamente eficaz para promover o
engajamento e alcançar grandes públicos e é cada vez mais o lugar certo para as
empresas se mostrarem de maneira criativa, estimularem engajamento e aumentarem
o reconhecimento da marca ", explica Alexandra.
Uma outra descoberta presente no relatório atual
da Socialbakers é que os posts de carrossel, que permitem a publicação de até
10 imagens e vídeos, têm superado consistentemente a imagem e o vídeo usados
separadamente. E, com a média de 150,5 interações, alcançou o maior engajamento
dos últimos 15 meses.
As principais marcas publicaram mais postagens
no Facebook, mas o engajamento nessas postagens não atingiu os números
alcançados no Instagram. Conclusões do novo relatório Social Media Trends
Report Q2 2020 da Socialbakers foram feitas com base nos 50 maiores perfis de
marcas do mundo e no Brasil, entre abril e junho de 2020.
Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco
de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do
relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as
liberações.
Sobre a Socialbakers
Fundada em 2008, na República Tcheca, a Socialbakers é líder global em soluções para a
otimização de performance corporativa em redes sociais (Facebook, Twitter,
YouTube, LinkedIn, Instagram, Pinterest e Google+), fornecendo relatórios
detalhados, mapeamento de tendências e benchmarking para mais de 3.000
clientes, mais de 200 deles no Brasil. A partir do maior banco de dados do
mundo no segmento e de recursos exclusivos de Inteligência Artificial, a
Socialbakers ajuda marcas de todos os tamanhos a garantirem que o seu
investimento em mídias sociais forneça resultados de negócios mensuráveis. Com
clientes em mais de 100 países, a Socialbakers é Facebook Marketing Partner
desde 2011, Pinterest Marketing Partner e LinkedIn Marketing Partner. A
Socialbakers foi eleita em 2018, de acordo com a revista Inc., uma das empresas
privadas de mais rápido crescimento da Europa. Para mais informações,
acesse: www.socialbakers.com
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