OS SETE MOMENTOS MAIS MEMORÁVEIS DOS 70 ANOS DA TV BRASILEIRA

Nesta sexta-feira, 18 de setembro, a televisão brasileira completa 70 anos. Desde a primeira transmissão até hoje, foram diversos momentos memoráveis. Pela "telinha" torcemos, choramos, rimos e nos emocionamos. Foram tantos programas de auditório, telejornais, programas de humor, futebol e novelas, que muitas vezes nos esquecemos de algumas dessas histórias.

Pensando nisso, o professor de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vanderlei Dias, escolheu os sete momentos mais marcantes da história da televisão brasileira.

O Direito de Nascer e Beto Rockfeller
"Duas novelas que mudaram a história da televisão brasileira, uma em 1964 e a outra em 1969. O último capítulo de Direito de Nascer foi ao vivo, direto do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro". Link: http://youtu.be/uGHRUTjlBpU.

Tricampeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970
"A Copa fez as pessoas comprarem mais aparelhos de televisão". Link: http://youtu.be/j2j5hpk-LaU.

Debate para as eleições presidenciais de 1989
"Não só o debate, mas toda a cobertura foi histórica, por ter sido a primeira grande cobertura da televisão na política. As quatro principais emissoras - Globo, SBT, Bandeirantes e Manchete - do país fizeram o mesmo debate ao vivo. Isso nunca mais vai existir, as quatro emissoras passando a mesma coisa, com cada bloco sob responsabilidade de uma equipe. Nunca mais vai acontecer algo parecido", aposta Dias. Link: http://youtu.be/5ypqzPNBMsI.

Primeiros programas de Gugu Liberato e Fausto Silva
"Os dois surgem nas duas maiores emissoras da televisão e rivalizaram na disputa pela audiência nas tarde domingo". Link: http://youtu.be/Vlnn-P7T_tY.

Atentados de 11 de setembro
"Foi uma cobertura muito dramática", relembra o professor sobre a tragédia de 2001. Link: http://youtu.be/bfJGcHsNLwM.

Realitys Shows
"A televisão a partir dali se modificou, pois proporcionou às pessoas ficarem 24 horas em frente à tela, assinando pay per view", diz o professor, lembrando que o primeiro Reality a ser exibido no Brasil foi o programa No Limite. Link: http://youtu.be/7-0Hj8112y0.

Surgimento da MTV
"Foi muito importante o surgimento da MTV para a cultura e televisão brasileira", enfatiza o mackenzista sobre a emissora que transmitia videoclipes e se tornou mania entre jovens e adolescentes. Link: http://youtu.be/Lyl_8BUZoVI.

Bônus - Sílvio Santos
"Sílvio Santos está em tudo, ele é eterno na Televisão, não dá para dizer um momento único dele", finaliza o professor! Link: http://youtu.be/yehQyPAbm8Y.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Imagem: Reprodução-divulgação - Fonte: Assessoria de Imprensa

 



 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem