Em meio a uma retomada gradual do
turismo e hotelaria, entidades do setor se unem em torno de um acordo de
cooperação para estimular o crescimento do turismo nos próximos anos. Firmado
em 29 de setembro de 2020, o documento entre o FOHB – Fórum de
Operadores Hoteleiros do Brasil, ABAV – Associação Brasileira dos Agentes de
Viagens e ABRACORP – Associação Brasileira de Agência de Viagens Corporativas
prevê a otimização dos processos no ecossistema de viagens e hotelaria.
Para tanto, as associações se comprometeram a estimular as transações
financeiras por meio de cartão de crédito físico e virtual nas reservas de
hospedagens, reduzindo as opções por faturamento. O acordo também prevê a
revisão de processos operacionais entre agências e hotéis.
Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, explica que essa medida traz
mais segurança para as redes hoteleiras, operadoras de turismo e agências de
viagens. “Estamos pensando em facilitar a retomada dos viajantes em nossos
hotéis e destinos turísticos, sem envolver grandes riscos. A hotelaria está
sempre atenta às novas tecnologias. Temos de garantir operações que não
comprometam o fluxo de caixa das empresas do setor, combalidas pela
pandemia."
“Para as agências, o modelo permitirá que a relação entre elas e a rede
hoteleira foque mais em ações de geração de negócios do que na gestão de
faturas e boletos, um processo oneroso para toda a cadeia.”, afirma Gervasio
Tanabe, presidente executivo da ABRACORP.
Fernando Silva Santos, presidente da ABAV – São Paulo, comenta que “A mudança
na forma de cobrança entre agências de viagens e hotelaria, migrando para os
cartões de crédito e os virtuais, trará menor risco de crédito, e uma
diminuição drástica de trabalho que a modalidade faturada possui."
“Além de otimizar os processos internos, os meios de pagamento eletrônico
também reduzem a manipulação de dados dos clientes, o que torna as transações
mais práticas e seguras para todas as pontas envolvidas. Hoje, mais do que
nunca, a segurança da informação é um diferencial que deve pesar na escolha de
um parceiro comercial”, lembra a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.
As ações que visam otimizar os processos no ecossistema de viagem na hotelaria
tiveram início imediatamente após a assinatura do documento.
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