ABERTAS INSCRIÇÕES ONLINE GRATUITAS PARA EVENTO INTERNACIONAL SOBRE PRODUTOS AGROALIMENTARES

 

Um evento inédito no país já está com inscrições abertas na internet e (o melhor) de forma gratuita. É o Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares, marcado para o período de 3 a 5 de novembro. A ideia é reunir especialistas de Portugal, França, Peru e Argentina, além de pesquisadores e lideranças brasileiras do setor. Os organizadores avisam que as vagas para as inscrições online são limitadas e que serão expedidos certificados de participação pelas instituições realizadoras.

Da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, já na abertura, o pesquisador Artur Cristóvão vem falar sobre o tema central do encontro, “Valorização de produtos agrícolas e agroalimentares tradicionais em Portugal”. Outra experiência internacional em destaque será no painel do dia 4, sobre “Selos Distintivos: dilemas e perspectivas para valorização de produtos alimentares diferenciados”, com Claire Cerdan, pesquisadora do Centro Internacional de Cooperação em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD, na sigla em francês).

Na sequência, o presidente da Fundação Agropolis, Patrick Caron, falará sobre “A perspectiva territorial para valorização de produtos agroalimentares”. Depois tem Malena Martinez, do Peru, que vem ao Brasil falar sobre a “Mater Iniciativa”. Está prevista ainda participação de Marcelo Champredonde, do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), com as reflexões acerca das experiências de valorização de produtos agroalimentares na Argentina.

Brasil

Evento híbrido, com palestrantes in loco e em transmissões virtuais, o encontro deve reunir também grandes nomes brasileiros dessa temática, como Georges Schnyder, membro do Comitê Executivo do Slow Food Internacional e presidente da Associação Slow Food do Brasil, que vem falar sobre aspectos desse movimento no Brasil e no mundo. Ou ainda, Marcelo Sulzbacher, pesquisador e fundador da iniciativa Terroir Sul, cuja palestra tem como título “Pampa: berço da trufa brasileira”.

Ana Paula Jacques, chef de cozinha e professora do Instituto Federal de Brasília, também confirmou presença e falará sobre “Cerrado: do mato ao prato”. Já Claudemir Barros, chef de cozinha, abordará o tema “Sabores da Caatinga”.

E tem mais: Joanna Martins, CEO do Instituto Paulo Martins e da Ong Manioca, foi convidada para falar sobre “Produtos agroalimentares da Amazônia”. A chef Letícia Krause, diretora do Centro de Atenção e Técnicas com o Alimento (CATA), vem discutir o “Potencial gastronômico do Pantanal”.

No dia 5 haverá painéis abordando, por exemplo, “Selos distintivos para valorização de territórios: o caso das IG farinha de Copioba e da IG Costa do dendê na Bahia”, com Alcides Caldas, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Rodrigo Almeida, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), vai tratar da questão do “Selo Arte: desafios e oportunidades”.

Renata Menasche, professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), também fará parte da programação falando sobre “A confluência dos estudos da alimentação, do consumo e do rural no RS”. Lina Luz, coordenadora da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, estará partilhando suas experiências sobre “Gastronomia como instrumento de valorização de produtos agroalimentares localizados”. Sonia Menezes, professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), trará o tema “Alimentos Identitários de Sergipe”.

O bioma marinho concentrará um painel específico, trazendo para os participantes o caso do Festival do Ouriço do Mar, em Portugal, tendo como painelista Nuno Nobre. Já Beatriz Castelar, da D’Alga Aquicultura, abordará o tema “Cultivo de algas e potencial de usos”. Na sequência, André Brugger, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), vai falar sobre “Aquicultura: oportunidades e desafios”. Tem ainda o empresário e pescador Rodolfo Vilar, trazendo detalhes do Projeto A.mar Pesca Artesanal. Para encerrar o dia, Francisco Sarmento, de Portugal, especialista em Sistemas Alimentares, traz uma palestra especial sobre a Rede Internacional Foodzcape.

Parcerias

evento é uma realização da Embrapa Alimentos e Territórios e do Sebrae Alagoas, com apoio institucional da Fundação Agropolis (França), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Centro de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - CIRAD (França), da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, do Movimento Slow Food e de outras instituições nacionais.

Para fazer inscrição gratuita, acesse http://alimentos.app.al.sebrae.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem