PANDEMIA E VERÃO: CONFIRA 5 ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O CONFORTO TÉRMICO EM RESIDÊNCIAS E ESCRITÓRIOS

 

Muitas cidades do nosso país têm registrado elevações de temperatura recorde, antecipando o verão bem quente que devemos ter pela frente.  O hemisfério Norte já vivenciou essa experiência este ano: segundo cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), a região registrou o verão mais quente da história, ultrapassando 2019 e 2016, que anteriormente estavam empatados como os de maior concentração de calor.

“A gente vive, globalmente, temperaturas extremas. E, no que diz respeito ao calor, recorrer ao paisagismo é uma solução importante para o conforto térmico em cidades e edificações”, opina Bruno Watanabe, paisagista e diretor fundador da Vertical Garden, empresa referência em paisagismo residencial e corporativo sob o conceito do design biofílico. “O desafio global é aproximar cada vez mais o homem da natureza, que é a proposta dos projetos em design biofílico.  Com a pandemia, que impôs a milhares de pessoas o confinamento em áreas urbanas e concretadas, esse desafio mostrou-se ainda mais urgente”, completa.

A combinação pandemia e calor de fato trouxe à tona o quão importante é valorizar o conforto térmico em residências e escritórios. “Se reformas mais invasivas são complicadas ou inviáveis no momento, o paisagismo, aliado a intervenções mais simples na decoração dos espaços, é o que pode ajudar a tornar o ambiente mais fresco e agradável nesta época do ano”, explica Watanabe.

Acompanhe abaixo cinco dicas da Vertical Garden para transformar seu escritório ou residência em um ambiente mais arejado neste verão.

- Ventilação Natural

Mantenha janelas e portas abertas, para criar um “corredor de ar”. Ventiladores, de teto ou portáteis, podem ajudar a intensificar essa circulação. O uso de cortinas ou persianas em tecidos mais leves também são um recurso interessante, para filtrar a incidência solar, sem interromper a circulação do ar.  Borrifadores e vaporizadores podem ser úteis quando a umidade do ar estiver baixa.

- Urban Jungle ou PlantScaping

O conceito Urban Jungle explora o cultivo de espécies, em vasos, que se adaptam bem aos ambientes internos e, em muitos casos, além de ajudarem no controle térmico, purificam o ar! Entre elas, há plantas de porte pequeno e médio como Antúrio, Aranha, Crisântemo e Gérberas. Também fazem parte desta seleção a Espada de São Jorge, a Jiboia e o Lírio da Paz. E existem as espécies maiores para vasos no chão, como algumas Palmeiras, a Tamareira e o Ficus, e aquelas para os vasos pendentes, como as Samambaias, ótima opção a quem tem pouca metragem. Nos escritórios, o Plantscaping aposta na disposição de vasos internos, como floreiras autoirrigáveis, que contribuem para reduzir a temperatura superficial do ambiente, o tornando mais acolhedor e fresco. Muito interessante para recepções e salas de reunião, por exemplo.

- Jardins Verticais

A ideia aqui é criar um painel, uma cortina verde.  Usando uma manta hidropônica, que faz as vezes da terra, dá para criar um jardim vertical que, em alguns casos, segundo especialistas, pode reduzir a temperatura superficial do ambiente em até 10 graus! Um verdadeiro oásis! Isso porque os painéis verdes filtram a radiação solar, como uma barreira natural às ondas de calor.

- Tecidos e “roupas” para a casa

Prefira tecidos leves para mantas, almofadas e tapetes. Eles são uma boa ideia para forrar texturas sintéticas que, quase sempre, dificultam a troca de calor.  

- Cores claras

Aposte em tons claros para os ambientes, sobretudo se você vive ou trabalha em espaços compactos. As cores claras trazem a sensação de frescor e, realmente, absorvem menos o calor. Além disso, tons mais pasteis e neutros dão a sensação de amplitude ao ambiente.

Sobre a Vertical Garden

A Vertical Garden possui mais de 10 anos de atuação no mercado de paisagismo interno, externo e em escala urbana para os segmentos residencial, comercial e corporativo, com escritório em São Paulo (SP) e escritórios em Miami (EUA) e Porto (Portugal). A empresa oferece todas as soluções em paisagismo e é pioneira no Brasil no planejamento, desenvolvimento e execução de projetos de jardim vertical em quatro diferentes estilos – natural, preservado, artificial e com uso do musgo escandinavo.

A Vertical Garden trabalha com um time de mais de 100 profissionais composto por paisagistas, design de interiores, arquitetos, jardineiros, especialistas em design conceitual e sustentabilidade, agrônomos, botânicos, e atua em parceria com engenheiros, arquitetos, profissionais de facilities e marketing na concepção e implementação de projetos de pequeno, médio ou grande portes, sempre sob o conceito do design biofílico (que busca aproximar homem e natureza). A empresa participou de projetos finalistas e consagrados em prêmios de arquitetura corporativa e sustentabilidade empresarial no Brasil e no exterior.

Foto/crédito: Vertical Garden - Legenda: Floreira autoirrigável: regula a periodicidade das regas e reduz custos com manutenção.. Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem