Há mais de
três décadas que o Café Gourmet Santa Monica vem destacando-se por seu pioneirismo e qualidade de seus produtos,
sendo uma das primeiras marcas a produzir café gourmet no país.
Na década de 1980, a família Moscofian atuava no segmento
de restaurantes, onde o café era servido como cortesia e,
muitas vezes, até rejeitado por seu sabor amargo e por
não haver muitas opções no mercado em
relação a marcas e formas de extração da bebida.
Naquela
época, a família, que já tinha uma fazenda de café, decidiu se dedicar ao
cultivo e investir em tecnologia para melhorar
a produção e a qualidade dos grãos. Em
paralelo, os Moscofian realizaram pesquisas e viajaram
para países que são referência na extração de bebida para conhecerem diferentes
pontos de secagem e torra, equipamentos e processos que poderiam ser agregados para a produção de
um café diferenciado, envolvendo todos os processos.
Em pouco
tempo, os investimentos no cultivo e criação de um produto de excelência começaram a gerar
frutos e a empresa se lançou no mercado com o Café Santa Monica Gourmet para
atender principalmente o segmento de food service, levando o produto a
mais de três mil restaurantes, padarias e cafeterias
de todo o país. Para manter as características de uma bebida gourmet na xícara,
a marca também apostou em treinamentos, no atendimento
pós-venda e em ações de degustação com o
objetivo de difundir a cultura e sabor do café
gourmet e ensinar seus clientes a extraírem a
bebida perfeita.
Aos poucos,
o Café Santa Monica foi
consolidando sua expansão e atravessou
fronteiras chegando ao mercado internacional
com a exportação do seu café verde. Para dar mais velocidade a esse
crescimento, trazer modernidade e levar a marca
para outros canais, há cerda de dez anos, os irmãos Marcelo e Alexandre Moscofian assumiram a direção da empresa.
Marcelo se tornou o CEO da companhia, focado nas áreas de marketing, expansão
para o mercado interno e novos
negócios e Alexandre passou a cuidar da
produção e gestão da Fazenda Santa Monica e da
área de exportação.
Com a nova
administração, o Santa Monica ampliou
sua linha de produtos com os lançamentos das
cápsulas, da linha de bebidas quentes e do Drip
Coffe, inaugurando o conceito de café de bolso no Brasil
em 2016. Na sequência, a empresa investiu na ampliação de seu mix, com
lançamentos dos cafés Orgânico e Intenso em diferentes versões, e na
abertura de seu e-commerce para oferecer uma linha
de produtos e equipamentos
para o consumidor final.
Além do
avanço no mercado interno,
a Santa Monica novamente
demonstrou sua ousadia e pioneirismo ao
participar de diversas feiras e eventos
internacionais e ao se tornar a primeira
empresa a exportar café torrado com uma marca 100% brasileira para Espanha,
Suíça, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Chile e mercados
árabes, entre outros países.
Mesmo com
os desafios da instabilidade econômica provocada pela Covid-19, este ano a
empresa deu prosseguimento aos investimentos que
estavam previstos para aumento da produção e lançamento do primeiro microlote, o Santa Monica 86 Pontos, marcando seu
ingresso no segmento de cafés especiais com um produto superior, resultado da seleção
dos melhores grãos produzidos na Fazenda, instalada em Machado, no Sul de Minas.
Para
intensificar sua presença no mercado de
café gourmet a empresa também investiu R$ 1,4 milhão na ampliação das
instalações de sua torrefadora em São Paulo e em
um novo torrador para triplicar a produção. Com esse aporte, também iniciou a
produção de marca própria para uma rede de supermercados e reforçou
sua atuação em grandes varejistas, marketplaces e em
seu canal de e-commerce.
Com a
Pandemia, o crescimento de 35% do consumo de café no lares,
segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), antecipou o lançamento do Santa Monica Premium, um café 100%
arábica, com sabor mais encorpado, para atender principalmente o varejo e pessoas que querem tomar uma bebida diferenciada no dia a dia. “Com as cafeterias fechadas e a maior parte das pessoas trabalhando em home office, o
consumidor procurou grãos especiais e acessórios para preparar cafés diferenciados
em casa. Nós sentimos esse movimento e aproveitamos
para entrar em um novo nicho com o Santa Monica Premium”, explica Marcelo
Moscofian.
Segundo o empresário, com esse lançamento, a marca passou a oferecer um produto com valor acessível e qualidade superior à de um café tradicional. “O Santa Monica Premium Série Prata é o primeiro passo para quem quer degustar uma bebida diferenciada. Ele tem o mesmo padrão de qualidade Santa Monica e vem em embalagens de 500g com válvula desgaseificadora para manter seu aroma e sabor por mais tempo”, acrescenta.
TECNOLOGIA
COM TRADIÇÃO
Para
iniciar a produção de café gourmet no país,
a Santa Monica investiu
em novas mudas, instalou um sistema israelense de fertirrigação por gotejamento
em sua Fazenda e apostou nos avanços da
biotecnologia para ter 60% da sua produção de grãos gourmet, um percentual
superior ao de outras propriedades da região que colhem, em média, de 10% e 20% desse tipo de café. Esse resultado transformou a
Fazenda em um modelo no segmento cafeicultor
que vem sendo seguido por diversos produtores.
“Queremos
auxiliar principalmente os pequenos produtores a cultivar um café de melhor
qualidade e de maior valor agregado, sem ter
que fazer grandes investimentos. Por exemplo, para
evitar o uso de defensivos químicos e a
degradação da Fazenda, aproveitamos os recursos que a própria natureza nos dá.
Usamos produtos biológicos e processos
naturais, apostando na inovação como a melhor arma para combater as
pragas e aumentar a produção”, explica
Alexandre Moscofian.
Outro
exemplo dessa inovação é a utilização de adubagem organo mineral com
bactérias para retirar o Nitrogênio do ar e introduzi-lo
nos grãos de café. “Não usamos adubos orgânicos, pois, como parte do café é
exportada, esses adubos não são aceitos em muitos países. Nossa Fazenda é 100%
sustentável. Usamos produtos biotecnológicos
para fazer o controle de pragas e tratamos a
água da chuva para usá-la na irrigação”, justifica o executivo.
Outros
diferenciais que também garantem maior produtividade são sistema Safra Zero, o
uso de uma máquina à laser para selecionar os grãos por cor e tamanho e a utilização
de um secador estático que reduz o tempo de secagem do café de 19 para 6 dias.
Para
estender o mesmo padrão de qualidade usado na Fazenda para a bebida, os grãos
do Café Santa Monica são
armazenados durante um ano para concentrar suas propriedades e óleos essenciais e só
depois vão para uma torrefadora própria onde são torrados em pequenos lotes
para destacar suas características gourmet e garantir
o dulçor e aroma da bebida.
Com
certificações da Ascafea, UTZ, Emater, Brazil Speciality Coffee
Association e da Certifica Minas Café, a Fazenda
produz cafés das espécies Novo Mundo e Catuaí que são utilizados tanto na produção de sua linha
gourmet, quanto comercializados no mercado interno e exportados
para diversos países.
A maior parte do café produzido na Fazenda é considerada gourmet por ter mais de 80 pontos na escala da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association). Para ser classificado como café especial, um café precisa atingir o mínimo de 80 pontos, de acordo com a metodologia SCAA que definiu uma escala de 0 – 100 pontos para avaliar a qualidade dos grãos.
SOBRE
O CAFÉ GOURMET SANTA MONICA
Há mais de
30 anos, a Santa Monica é
referência na produção de café gourmet no Brasil.
Além de produzir seus próprios grãos na Fazenda Santa Monica, no Sul de Minas Gerais,
a empresa também torra, embala, fornece cafés e bebidas quentes para food service e comercializa
sua linha de produtos em grandes redes de
varejo e através do seu e-commerce.
Além de
atuar no varejo e food
service, a empresa também busca novos parceiros para incrementar a exportação
de seu café torrado para países do Leste Europeu, Espanha, Estados Unidos e China, entre outros países, onde a linha de produtos Santa Monica já
é comercializada.
Serviço:
www.cafegourmetsantamonica.com.br
Instagram: cafesantamonica
Facebook:
cafegourmetsantamonica
Fone: (11) 3855-8855
Fonte/Imagem-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa
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