TEM 60 ANOS OU MAIS?! VEJA 5 MOTIVOS PARA MEXER O CORPO NESSA QUARENTENA

 

Em primeiro de outubro, comemora-se o dia do Idoso, pessoas que possuem 60 anos ou mais. A data é sancionada pela Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso), que visa garantir qualidade de vida e direitos a esta faixa etária da população. Estima-se que a população de pessoas acima dos 60 anos, até 2042, dobre de tamanho segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o último dado divulgado pelo próprio IBGE: temos 30,3 milhões de pessoas idosas no Brasil. O órgão ainda prevê que até 2031, o número de idosos pela primeira vez, supere o número de crianças de 0 a 14 anos. "Vemos uma crescente da melhoria na qualidade de vida e muitos dos que passaram dos 60 agora querem chegar aos 100 com disposição e saúde, e para isso buscam profissionais que são especializados em idosos como os cuidadores. Profissionais que saibam desenvolver a prática de exercícios com segurança para essa faixa etária", evidencia Rogério Silva, diretor do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

Em sua grade curricular, o curso de Cuidador de idosos, do CEBRAC, possui um módulo específico de psicomotricidade que alia o exercício físico para ampliar as informações motoras no cérebro. O planejamento e a prática dos exercícios são voltados para os idosos. E melhoram: equilíbrio, respiração e humor desses indivíduos. Além disso há exercícios específicos para os acamados.

Pensando nisso, a equipe que ministra o curso de Cuidador no CEBRAC, lista 5 motivos para mexer o corpo nessa quarentena:

• Combate doenças que são comuns na velhice

A prática de exercícios físico na melhor idade previne e ajuda no combate de doenças como hipertensão, derrame, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade, depressão, problemas no coração e pulmões. Também reduz o uso de remédios porque melhora a sensação de bem-estar, reduzindo as dores;

• Fortalecimento

Segundo uma pesquisa da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), pelo menos 30% dos idosos têm uma queda ao ano e, 20% das mortes são em decorrentes ou agravadas por quedas e/ou fraturas. Fazer exercícios, melhora a força muscular, diminuindo o risco de quedas e facilita os movimentos dos braços, pernas e tronco, melhorando assim o condicionamento físico geral;

• Fortalecimento do sistema imunológico

Ao envelhecer diversas células param de se regenerar. A produção de células sanguíneas, de defesa e a absorção da vitamina D fazem com que o nosso sistema imunológico precise ser muito forte para que não sejamos acometidos por doenças. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 80% das mortes de pneumonia são em idosos, e mesmo que o Brasil tenha um calendário de vacinação gratuita para a gripe, ela ainda causa mais de mil mortes anualmente. Fazer exercícios aumenta o apetite e favorece o fortalecimento do sistema imunológico;

• Evita a depressão

Diante das rotinas cada vez mais agitadas e o aumento da expectativa de vida, os idosos têm ficado cada vez mais só, alguns psicólogos e psiquiatras relatam o aumento da depressão e da ansiedade em idosos, o que muitas vezes pode até ser diagnosticado como um princípio de alguma doença degenerativa. Praticar atividades físicas, propaga o contato com as demais pessoas, sendo da mesma idade ou não, diminuindo o isolamento social e a melancolia por estar só.

• Felicidade

Há vários estudos que comprovam que a prática de exercícios físicos libera neurotransmissores da felicidade, bem-estar e prazer aumentando assim a autoestima, a confiança e a aceitação da imagem que o idoso possui de si mesmo, trazendo bem-estar geral. Em decorrência da prática de esportes as melhorias são visíveis, e perpetuam por mais tempo a independência e o bem-viver das pessoas com mais de 60 anos.

Para conhecer mais sobre o curso de cuidador do CEBRAC acesse: http://www.cebrac.com.br/cursos

SOBRE O CEBRAC

O CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos - possui 25 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF - Associação Brasileira de Franchising. São 90 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: http://www.cebrac.com.br

 Fonte/Imagem-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem