O YouTube anunciou uma lista global de projetos originais dedicados a amplificar as vozes
negras, dando continuidade ao compromisso da plataforma de celebrar um amplo e diversificado conjunto de perspectivas.
Os novos projetos foram viabilizados por um fundo de US ﹩100 milhões anunciado em
junho pela CEO da
plataforma, Susan Wojcicki. Batizado de Fundo Vozes Negras do YouTube, vai
trazer produções como uma série de documentários da ativista Patrisse Cullors,
co-fundadora do Black Lives Matter.
"O YouTube está empenhado em destacar
histórias baseadas na comunidade e nos problemas que pessoas negras e de outras
comunidades marginalizadas enfrentam todos os dias", diz Susanne Daniels,
chefe global de conteúdo original do YouTube Originals. "Agora, mais do
que nunca, é essencial que nós possamos desenvolver, dar suporte e visibilidade
para conteúdo criado por e para a comunidade negra", completa.
"Raça nunca foi um problema simples,
especialmente no Brasil, e os eventos ao longo dos últimos meses abriram portas
de diálogo e ação", diz Bibiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de
Parcerias de Conteúdo do YouTube e líder do programa #YouTubeBlack no Brasil.
"Em todo o YouTube, temos uma tremenda oportunidade e responsabilidade de
contribuir com essas conversas sobre justiça racial de uma forma significativa.
Por meio do fundo e de outras iniciativas, continuamos o importante trabalho de
amplificar as vozes negras, tornando o YouTube um lugar melhor para criadores
negros, educando as pessoas sobre diversidade e centrando os negros como
protagonistas de suas próprias histórias".
O Fundo Vozes Negras do YouTube será dedicado a
amplificar e desenvolver as vozes de criadores e artistas negros e suas
histórias. Nos próximos três anos, esse fundo global será usado
para adquirir e produzir programação do YouTube Originals e apoiar diretamente
criadores e artistas negros, inclusive no Brasil, para ajudá-los a prosperar no
YouTube.
Confira os novos YouTube Originals viabilizados com recursos
do Fundo:
• Resist
Série documental de 12 episódios, retrata o
trabalho e os desafios de organizações que lutam contra um projeto de US ﹩ 3.5 bilhões da cidade de Los Angeles para expansão
carcerária e examina questões como o policiamento excessivo de bairros negros e
pardos, encarceramento em massa, entre outros temas sensíveis. É um olhar
emocionado sobre as motivações e lutas diárias do movimento local, apresentando
histórias incrivelmente inspiradoras, como a de Patrisse Cullors (cofundadora
do Black Lives Matter) e outros.
• HBCU Homecoming 2020: Meet Me On The Yard
Com as HBCUs (Faculdades e Universidades
Historicamente Negras) em todo o país cancelando seus homecomings anuais devido
à pandemia global, o YouTube em parceria com Jesse Collins Entertainment e Live
Nation Urban levará a comemoração para o mundo virtual. A transmissão de duas
horas será preenchida com tradições que marcam o começo do ano letivo nos
Estados Unidos e vai levantar fundos para instituições de ensino negras.
Performances, shows, bandas marciais, alunos e ex-alunos representando o legado
das HBCUs farão parte da programação.
• Testemunhe, tome uma atitude - Parte dois (título provisório) -
Livestream, estreia em dezembro de 2020
Após o sucesso do primeiro especial " Testemunhe, tome
uma atitude ",
que foi o primeiro projeto do YouTube Originals proveniente do Fundo Vozes
Negras do YouTube, esta sequência vai inspirar novamente a comunidade global da
plataforma agir pela justiça racial unindo criadores do YouTube, figuras
públicas e vozes influentes.
• Jantar com a Família Onyx - Estreia no início de 2021
Junte-se à Família Onyx (+6 milhões de inscritos somados) para uma
conversa à mesa do jantar que você gostaria que sua família tivesse! Esta nova
série Kids & Families reúne essa família multigeracional para muita
diversão e conversas abertas sobre a vida e o que está acontecendo no mundo. Os
convidados do jantar semanal ampliam a conversa com diferentes perspectivas,
histórias instigantes e percepções valiosas.
• Barbershop Medicine (título
provisório) - Estreia em 2021
In Barbershop Medicine O objetivo do YouTube é
colocar o "público" de volta na Saúde Pública, explorando o impacto
que raça e status socioeconômico têm na saúde e na longevidade. A barbearia há
muito tempo se tornou central para a dinâmica de muitas comunidades negras,
como mostra o ensaio clínico de
redução da p ressão arterial que proporcionou educação e atendimento em barbearias. Com
base neste conceito de medicina comunitária, o especial reunirá músicos,
médicos renomados, criadores e membros da comunidade em uma barbearia histórica
para discutir as preocupações de saúde mais urgentes da atualidade e aumentar a
conscientização - de vacinas a diabetes, de câncer a saúde mental e muito mais.
Sobre o YouTube Originals:
YouTube Originals são séries e filmes premiados,
criativos e envolventes com e sem roteiro sobre músicas, personalidades e
aprendizado para fãs em todo o mundo. Destacando os criadores do YouTube ao
lado das maiores estrelas de Hollywood, o YouTube Originals oferece uma
experiência que só o YouTube é capaz. Ao explorar a crescente comunidade global
da plataforma, os recursos de produtos de engajamento de fãs e o conteúdo
inovador misturado com especiais pioneiros transmitidos ao vivo, há algo para
todos.
Os fãs experimentam o conteúdo do YouTube
Originals por meio do YouTube, com anúncios, e do YouTube Premium, serviço de
assinatura que oferece acesso a conteúdo sem exibição de publicidade, além dos
recursos do YouTube Music. O YouTube Originals está disponível em quase 80
países em todo o mundo e já lançou no Brasil quatro produções com criadores
nacionais: "Próxima
Parada" ,
com Whindersson Nunes ; Mulheres que Mudam o Mundo , com Nath Arcuri, do canal MePoupe!; Vai Pra Cima,
Fred , do canal Desimpedidos; e Chutando o Balde , do canal Manual do
Mundo.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário