1ª EDIÇÃO DO COUNTRY BRAND AWARDS É ANUNCIADA

 

Foi anunciada a primeira edição do Country Brand Awards, que escolherá as nações que melhor gerenciaram a sua própria marca país ao longo desse ano. A premiação conta com um total de 40 países na seleção final e os vencedores serão revelados no fim de novembro. Uma metodologia única foi desenvolvida, contando com as conclusões de um estudo independente produzido para examinar a reação de cada país à crise da COVID-19, mas também para considerar o seu sucesso nas áreas de negócios (‘Doing Business’) e turismo (‘Doing Tourism’). O processo de votação será assegurado por um júri composto por nove líderes da indústria de setores relevantes, reunidos pela MARCO, a agência internacional de comunicação e relações públicas que é a responsável pela organização dos prêmios.

O processo de seleção e análise dos 40 finalistas foi realizado por meio de um estudo independente formado pela expertise da MARCO em construção de Marcas País e no qual foram considerados três parâmetros principais para cada nação, a começar pela gestão da atual crise do coronavírus. O segundo critério centrou-se na capacidade de atrair investimento estrangeiro e talento, na área de ‘Doing Business’; enquanto o terceiro critério, conhecido como ‘Doing Tourism’, investigou quais países melhor conseguiram se posicionar como destinos turísticos atrativos.

Feita a pré-seleção de 40 países, um júri composto por nove profissionais das áreas de comunicação, marketing e diplomacia internacional decidirá os vencedores finais. Este júri de líderes do setor inclui Gemma Baron, Academic Director of Marketing da Universidade de Nebrija; Constanza Cea, Executive Director da Marca Chile; John Harrington, Assistant Editor da PRWeek UK; Arvind Hickman, Editor da PRWeek UK; Paul Holmes, fundador da PRovoke Media; Miguel López Quesada, presidente da Dircom; Rodrigo Villamizar-Alvargonzález, Head of Strategy Americas em Kaiserwetter, ex-Ministro de Energia da Colômbia e ex-Embaixador da Colômbia no Japão; e Fathallah Sijilmassi, CEO e fundador da Positive Agenda, ex-embaixador de Marrocos, ex-Head do Invest in Morocco (AMDIE) e ex-secretário-geral da União pelo Mediterrâneo (UfM). O júri será presidido por Didier Lagae, profissional de comunicação do ano, CEO e fundador da MARCO, e autor do livro ‘A Country Brand, a Branded Country’.

Todos os membros do júri serão orientados por um rigoroso processo de seleção e um sistema de votação ponderada, no qual os países receberão uma nota de 0 a 10 nos mesmos três critérios incluídos no estudo. Considerado o desafio de maior destaque em todo o mundo, a capacidade de cada país de lidar com o impacto da pandemia da COVID-19 valerá 50% da sua pontuação total. O seu sucesso ao nível de ‘Doing Business’ valerá 25%, enquanto os 25% restantes serão avaliados de acordo com sua pontuação na área de ‘Doing Tourism’.

Os prêmios serão separados em duas categorias principais. Em primeiro lugar, os Global Awards incluirão vencedores de ouro, prata e bronze para o prêmio Global Country Brand, bem como um vencedor e vice-campeão nas subcategorias de ‘Doing Business’ e ‘Doing Tourism’. Em segundo lugar, os prêmios por região declararão um vencedor de ouro, prata e bronze para cada uma das regiões da África, Ásia/Oriente Médio/Oceania, Europa e Américas, e também haverá um vencedor e segundo colocado nas subcategorias de 'Doing Business' e 'Doing Tourism' para cada região também.

Ao apresentar o Country Brand Awards, Didier Lagae comentou: “A atual crise tem direcionado a agenda da mídia e dos países, superando todas as fronteiras existentes. No entanto, sua gestão está tendo em efeito significativo na imagem e na marca país em cada região, tanto positiva quanto negativamente. Com base na expertise global da MARCO, criamos o Country Brand Awards visando destacar a gestão correta, ou mesmo incorreta, de sua marca país durante a pandemia, bem como premiar as boas práticas relatadas no meu livro ‘Marca País, um País como Marca’.”

Sobre a MARCO

A MARCO é a mais premiada e melhor avaliada agência global independente sediada em Madri, sendo especializada em criar marcas e construir reputação. Formada por uma equipe de mais de 150 consultores, tem escritórios próprios em São Paulo, Madri, Barcelona, Lisboa, Miami, Cidade do México, Bogotá, Lima, Casablanca e Paris, além de escritórios afiliados da MSL em mais de 100 mercados. No último ano, a MARCO foi novamente premiada como a agência do ano da Península Ibérica e da Europa no Sabre Awards e no Excellence Awards, respecitvamente.

Recentemente, a MARCO adquiriu a revista Ejecutivos e a relançou como Ejecutivo.es, com o objetivo de posicioná-la como veículo de comunicação de referência para as áreas de economia e negócios na Espanha e na América Latina.

O fundador e CEO da MARCO, Didier Lagae, já atuou como Deputy General Manager da Edelman; Head de Gerenciamento de Reputação para países da Europa, do Oriente Médio e da África da Weber Shandwick e Diretor da Weber Shandwick Iberia; Gerente de Comunicação Externa para países da Europa, do Oriente Médio e da África da Levi’s; e Gerente Global de Comunicação da The Body Shop.

Didier Lagae foi recentemente nomeado Profissional de PR do Ano na Europa e no mundo pela PRWeek e pelos Stevie Awards, respectivamente – honrarias que coincidiram com a publicação de seu livro “Marca País, un País como Marca”. Didier é Líder Climático no The Climate Reality Project, fundado por Al Gore.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem