Foi
anunciada a primeira edição do Country Brand Awards, que escolherá as nações
que melhor gerenciaram a sua própria marca país ao longo desse ano. A premiação
conta com um total de 40 países na seleção final e os vencedores serão
revelados no fim de novembro. Uma metodologia única foi desenvolvida, contando
com as conclusões de um estudo independente produzido para examinar a reação de
cada país à crise da COVID-19, mas também para considerar o seu sucesso nas
áreas de negócios (‘Doing Business’) e turismo (‘Doing Tourism’). O processo de
votação será assegurado por um júri composto por nove líderes da indústria de
setores relevantes, reunidos pela MARCO, a agência internacional de comunicação
e relações públicas que é a responsável pela organização dos prêmios.
O processo de seleção e análise
dos 40 finalistas foi realizado por meio de um estudo independente formado pela
expertise da MARCO em construção de Marcas País e no qual foram considerados
três parâmetros principais para cada nação, a começar pela gestão da atual
crise do coronavírus. O segundo critério centrou-se na capacidade de atrair
investimento estrangeiro e talento, na área de ‘Doing Business’; enquanto o
terceiro critério, conhecido como ‘Doing Tourism’, investigou quais países
melhor conseguiram se posicionar como destinos turísticos atrativos.
Feita a pré-seleção de 40 países,
um júri composto por nove profissionais das áreas de comunicação, marketing e
diplomacia internacional decidirá os vencedores finais. Este júri de líderes do
setor inclui Gemma Baron, Academic Director of Marketing da Universidade de
Nebrija; Constanza Cea, Executive Director da Marca Chile; John Harrington,
Assistant Editor da PRWeek UK; Arvind Hickman, Editor da PRWeek UK; Paul
Holmes, fundador da PRovoke Media; Miguel López Quesada, presidente da Dircom;
Rodrigo Villamizar-Alvargonzález, Head of Strategy Americas em Kaiserwetter,
ex-Ministro de Energia da Colômbia e ex-Embaixador da Colômbia no Japão; e
Fathallah Sijilmassi, CEO e fundador da Positive Agenda, ex-embaixador de
Marrocos, ex-Head do Invest in Morocco (AMDIE) e ex-secretário-geral da União
pelo Mediterrâneo (UfM). O júri será presidido por Didier Lagae, profissional
de comunicação do ano, CEO e fundador da MARCO, e autor do livro ‘A Country
Brand, a Branded Country’.
Todos os membros do júri serão
orientados por um rigoroso processo de seleção e um sistema de votação
ponderada, no qual os países receberão uma nota de 0 a 10 nos mesmos três
critérios incluídos no estudo. Considerado o desafio de maior destaque em todo
o mundo, a capacidade de cada país de lidar com o impacto da pandemia da
COVID-19 valerá 50% da sua pontuação total. O seu sucesso ao nível de ‘Doing
Business’ valerá 25%, enquanto os 25% restantes serão avaliados de acordo com
sua pontuação na área de ‘Doing Tourism’.
Os prêmios serão separados em
duas categorias principais. Em primeiro lugar, os Global Awards incluirão vencedores
de ouro, prata e bronze para o prêmio Global Country Brand, bem como um
vencedor e vice-campeão nas subcategorias de ‘Doing Business’ e ‘Doing
Tourism’. Em segundo lugar, os prêmios por região declararão um vencedor de
ouro, prata e bronze para cada uma das regiões da África, Ásia/Oriente
Médio/Oceania, Europa e Américas, e também haverá um vencedor e segundo
colocado nas subcategorias de 'Doing Business' e 'Doing Tourism' para cada
região também.
Ao apresentar o Country Brand Awards, Didier Lagae comentou: “A atual crise tem direcionado a agenda da mídia e dos países, superando todas as fronteiras existentes. No entanto, sua gestão está tendo em efeito significativo na imagem e na marca país em cada região, tanto positiva quanto negativamente. Com base na expertise global da MARCO, criamos o Country Brand Awards visando destacar a gestão correta, ou mesmo incorreta, de sua marca país durante a pandemia, bem como premiar as boas práticas relatadas no meu livro ‘Marca País, um País como Marca’.”
Sobre a MARCO
A MARCO é a mais premiada e melhor avaliada agência global independente sediada em Madri, sendo especializada em criar marcas e construir reputação. Formada por uma equipe de mais de 150 consultores, tem escritórios próprios em São Paulo, Madri, Barcelona, Lisboa, Miami, Cidade do México, Bogotá, Lima, Casablanca e Paris, além de escritórios afiliados da MSL em mais de 100 mercados. No último ano, a MARCO foi novamente premiada como a agência do ano da Península Ibérica e da Europa no Sabre Awards e no Excellence Awards, respecitvamente.
Recentemente, a MARCO adquiriu a revista Ejecutivos e a relançou como Ejecutivo.es, com o objetivo de posicioná-la como veículo de comunicação de referência para as áreas de economia e negócios na Espanha e na América Latina.
O fundador e CEO da MARCO, Didier Lagae, já atuou como Deputy General Manager da Edelman; Head de Gerenciamento de Reputação para países da Europa, do Oriente Médio e da África da Weber Shandwick e Diretor da Weber Shandwick Iberia; Gerente de Comunicação Externa para países da Europa, do Oriente Médio e da África da Levi’s; e Gerente Global de Comunicação da The Body Shop.
Didier Lagae foi recentemente nomeado Profissional de PR do Ano na Europa e no mundo pela PRWeek e pelos Stevie Awards, respectivamente – honrarias que coincidiram com a publicação de seu livro “Marca País, un País como Marca”. Didier é Líder Climático no The Climate Reality Project, fundado por Al Gore.
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