DIA DA CRIATIVIDADE: 10 DICAS DE COMO ATIVAR SEU GÊNIO CRIATIVO

 

Dia 17 de novembro é comemorado o Dia da Criatividade e, para quem busca desbloquear esse lado, a autora Bia Lombardi revela 10 maneiras de ativar o gênio criativo no livro Criando com Empatia: um guia para incendiar a criatividade, conectar pessoas e transformar o mundo, afirmando que o cérebro só precisa sair da zona de conforto para ter ideias inovadoras.

A obra, publicada pela Editora Senac São Paulo, oferece meios para que o leitor saia do turbilhão de dúvidas na hora de criar e coloque em prática o projeto pessoal. O livro traz uma série de exercícios para aperfeiçoar as habilidades criativas e aguçar o senso de observação, além de recursos complementares, como meditação, ilustrações e jogos.

Confira as dicas de como ativar seu gênio criativo:

• SÓ SEI QUE NADA SEI: Pessoas criativas demonstram uma vontade de enfrentar os desafios usando de outra perspectiva, além da inicial. É sempre bom partir do pressuposto de que tudo pode ser visto por um ângulo diferente. Tirar o ego de campo e olhar as coisas com verdadeira curiosidade e sem preconceitos, sabe? Na vida adote sempre uma postura de aprendiz. Seu gênio criativo agradece.

• RELAXAR É PRECISO: Viagens, "vodca" e meditação podem deixar você mais criativo, sabia? Seja viajando, tomando ‘umas’ com a galera (moderadamente, claro) ou meditando. Parar para apreciar a vida, outras culturas e maneiras de se relacionar pode fazer milagres pela sua criatividade, pois te obriga a observar e a reavaliar tudo aquilo que é conhecido. Se as coisas andam sem graça por aí, viaje para dentro ou para fora de você!

• QUEM FICA PARADO É POSTE: Todas as pessoas experimentam a "criatividade comum nas tarefas diárias. "Quanto mais você faz, mais você quer fazer. Experimentamos pequenas doses de criatividade em tarefas diárias, nos pequenos passos da nossa rotina. Coloque-se em movimento, em ação e acenda a chama criativa na sua vida!

• TIRE O OLHO NO PRÊMIO: A criatividade pode afundar se seu foco for apenas a recompensa. Se você faz tudo pensando apenas em atingir o resultado esperando, pare. Pessoas criativas realmente apreciam a jornada, o processo criativo. Elas se envolvem no fazer e no pensar, tirando daí a sua motivação. Já escrevi um post bem legal sobre isso.

• DORMIR É O MELHOR REMÉDIO: Tirar uma soneca aumenta a sua energia, melhora sua criatividade e reduz o stress. Desligue o coelhinho da Duracell de tempos em tempos e coloque a sua pilha para recarregar. O cérebro consome muita energia durante o processo criativo. É normal se sentir esgotado. Dê um tempo para ele. Tire aquela soneca no meio da tarde!

• QUANDO A CABEÇA NÃO PENSA, O CORPO PADECE: Internalize o mundo sempre que possível. Pegue tudo aquilo que você observa e tire um tempo para pensar sobre isso. Não seja aquela pessoa que senta na janela do trem e só vê um borrão passando pela janela. ABSORVA a paisagem.

• QUEM NÃO SE COMUNICA, SE ESTRUMBICA: Falar duas línguas ou mais pode melhorar suas habilidades criativas. Aprenda outra língua! Isso obriga o seu cérebro a sair do padrão linguístico que está acostumado e a pensar de uma maneira diferente, sem contar os benefícios do mergulho em outra cultura, como mostrado no item 2. Quanto mais línguas você falar, mais abrirá a porta para o seu gênio criativo sair para o mundo!

• FALE E TORNE-SE: Todas as buscas criativas começam quando um pensador percebe um estímulo externo e o processa em sua mente. Palavras têm poder! Tanto a falada quanto a ouvida. Envolva-se com a criatividade falando sobre ela, para os outros e para si mesmo, diariamente.

• DEVAGAR E SEMPRE: Pessoas criativas têm nervos mais lentos. Nem tudo precisa ser feito na velocidade dos tempos modernos. Encontre graça em dedicar-se pacientemente às suas ideias e projetos criativos. Se você se preocupa com a falta de motivação que você pode enfrentar ao pisar no freio, basta planejar metas de rápido alcance no começo, conquistando uma de cada vez. Assim você se mantém motivad@, sem cair na letargia.

• CRIATIVIDADE = FELICIDADE: A dopamina aumenta com reforço positivo e recompensas. Os neurobiologistas acreditam que ela também aumente com a criatividade. Se a criatividade aumenta os níveis de dopamina no nosso cérebro (a molécula da motivação, foco e produtividade), ela é perfeita para combater aqueles dias cinzentos e letárgicos. Coloque-se a desenhar, pintar, ler, ouvir música, qualquer atividade que desencadeie o seu processo criativo!

Sobre a autora:

Bia Lombardi é arquiteta, designer, ilustradora, cantora e escritora. Multipotencial desde o berço, passa seus dias a criar projetos, desenhos e músicas, além de dar oficinas e aulas sobre processo criativo.

Ficha técnica

Criando com Empatia: um guia para incendiar a criatividade, conectar pessoas e transformar o mundo

Autor: Bia Lombardi

Páginas: 160

Preço: R 58

Onde comprar: https://www.livrariasenac.com.br

Editora Senac São Paulo

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem