35ª MOSTRATEC – MOSTRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VAI SER DIFERENTE. EM 2020

A 35ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia vai ser diferente. Em 2020, a feira destinada a estudantes do ensino médio de todo o país e do exterior vai ser virtual para cumprir o distanciamento social, uma das exigências do protocolo que procura diminuir a transmissão do Coronavírus. A Mostratec acontece de 09 a 11 de dezembro e poderá ser acessada no endereço: www.mostratec.com.br

A mostra, realizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo/RS, é a maior do gênero na América Latina e nesta edição reúne 243 trabalhos de estudantes de 17 estados brasileiros e mais projetos de 11 países voltados para as áreas científicas e tecnológicas. Os jovens pesquisadores abordam os temas que mais impactam as suas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa.

A Mostratec encurta o caminho de estudantes que sonham com uma carreira profissional em distintas áreas da Ciência. Tradicionalmente a feira é uma vitrine para o universo da pesquisa em centros de referência no mundo. Dois ex-alunos da Fundação Liberato revelam como suas vidas atingiram patamares inesperados a partir de suas participações em edições da Mostratec, que ampliaram seus horizontes de vida. “A Liberato colocou uma semente na minha cabeça e a Mostratec foi a porta de entrada, o caminho que me levou até os lugares os quais eu precisava estar, para conseguir ter acesso a muitas oportunidades diferenciadas”, conta Raíssa Müller, que cursou Psicologia e Neurociência na Universidade de Yale, nos EUA, e participou de vários eventos, conquistando prêmios expressivos em sua carreira. “Não têm gente com mais ou menos talento e inteligência e sim gente com mais ou menos informação e oportunidades”, diz Raíssa, que agarrou a oportunidade e fez o melhor que pode.

O outro ex-aluno Felipe Machado, fez imersão científica no Instituto Weizmann, em Israel, e também já foi Embaixador Ambiental da ONU, também presta seu tributo a Mostratec. “Considero muito importante ver projetos que chegam na “ponta”, e que nasceram dentro da feira. Projetos que hoje estão curando doenças, que há 10 anos atrás eram consideradas incuráveis. Novas formas de mobilidade, novas formas de interação com o meio ambiente e sustentabilidade e que surgem de um projeto, onde a figura do professor conduz o aluno no processo do conhecimento”, explica Machado. Ele hoje é Bacharel em Design e participou de diversas feiras de ciências pelo mundo, sendo premiado na Turquia, Holanda, Argentina, Panamá, Alemanha e Estados Unidos. Ele foi premiado também no quadro Jovens Inventores, no programa Caldeirão do Huck, e venceu o Desafio Mundial de Veículos da Renault, com projeto de carro elétrico acessível para cadeirantes.

A Mostratec é uma realização da Fundação Liberato em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul. Tem patrocínio de marcas relevantes como: Banrisul, CNPq, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio da APM da Liberato, Sulgás, SBPC e Prefeitura de Novo Hamburgo.

Os prêmios e incentivos educacionais que serão concedidos na mostra são da APM da Liberato, SINTEC/RS, Assembleia Legislativa, CNPq, Vilage, Killing, Conselho Federal dos Técnicos (CFT), Conselho Regional dos Técnicos (CRT-RS), Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, Meta, Sicredi Pioneira, Cursão do Fabão, SAP, ABRIC, IBTeC, Wizard, Master/Sinmaqsinos, 20 English, Ulbra, Univates, QI, Feevale, Unisinos, Orisol e SECTRM Marinha do Brasil/Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Mais informações em www.mostratec.com.br .

Confira a programação:

09/12 – 09:00 MOSTRABOT - Introdução a modelagem e impressão 3D

09/12 - 09:30 Oficina da Mostratec Júnior - Monstros do Passado, com Prof. Dr. Hugo Schmidt Neto (PNPD – UNISINOS)

09/12 - 11:00 Oficina da Mostratec Júnior - A Música e as Emoções, com Isabel Hoffmann Brum (R.C. SCHOOL – CANADÁ) e Paulo Brum (UFRGS)

09/12 – 13:30 CARDI -Etapa final do Campeonato Internacional de Robótica a Distância

09/12 - 14:00 Games Mostratec/Feevale - Processo de Criação de Games, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

09/12 - 14:30 Oficina da Mostratec Júnior - Pesquisa científica aplicada ao voluntariado aliado aos ODS, com Ana Carolina Pont e Carlos Eduardo Araujo (Voluntários – Criadores do Projeto Eu Vou e Pronto, ex-alunos da Fundação Liberato)

09/12 - 16:00 Oficina da Mostratec Júnior - Diferente, curioso, científico: Brasil e Canadá, um mundo de descobertas, com Henrique Fuhrmann (M. C. O. C. High School – CANADÁ) e Lucrécia Raquel Fuhrmann (University of Regina – CANADÁ)

09/12 - 17:00 Games Mostratec/Feevale - Aprenda a desenhar de forma criativa – Técnicas de Criação de Personagens para Games, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Fernando Muller

09/12 - 19:00 Mostratec - Cerimônia de Abertura da Mostratec Virtual – Canal do YouTube da Mostratec

10/12 – 09:00 MOSTRABOT - Introdução a eletrônica e programação

10/12 - 09:30 Oficina da Mostratec Júnior - Eu, cientista? Como fazer iniciação científica na sua escola, com Leonardo Fernandez (Colégio Interativa – Londrina)

10/12 - 11:00 Oficina da Mostratec Júnior - Comunicação sobre Ciências para promover a alfabetização científica, com Logan Petlak (Prairie South Schools – CANADÁ)

10/12 - 14:00 Games Mostratec/Feevale - Desenvolvimento de Games utilizando a Unity, com Guilherme Theisen, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

10/12 - 14:30 Oficina da Mostratec Júnior - A magia do pH, com Euler Eduardo Lisboa de Moura e Alana Persch (FUNDAÇÃO LIBERATO)

10/12 - 16:00 Oficina da Mostratec Júnior - Introdução a Programação e Robótica, com Rafaela Hartmann De Zorzi – Estudante da Rede Municipal/NH

10/12 - 17:00 Games Mostratec/Feevale - Criação de Jogos Digitais para a Aprendizagem na Escola, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

11/12 – 09:00 MOSTRABOT - Montagem do Robô e Indústria 4.0

11/12 – 19:00 Mostratec - Cerimônia de Premiação - Canal YouTube da Mostratec

Fonte: Assessoria de Imprensa


 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem