quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO E GOOGLE FOR EDUCATION CAPACITAM PROFESSORES PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Um treinamento realizado pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Google for Education, apresentou a educadores que utilizam a plataforma materiais e informações sobre a retomada de aulas presenciais e a importância do ensino híbrido.

Com o auxílio do Google Classroom, a Fundação Roberto Marinho foi a responsável pela formação de mais de 150 profissionais de educação de todo o Brasil, que contou com a parceria de Secretarias de Educação do Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Sul. O foco dos cursos foi no desenvolvimento de certos conhecimentos fundamentais para o novo momento, como aprimorar a avaliação diagnóstica da aprendizagem dos alunos, a gestão pedagógica, a definição das habilidades focais e a promoção de adequações nos currículos.

Os profissionais participantes das formações poderão também aprimorar as práticas de aprendizagem, principalmente para aplicação de mediação tecnológica e presencial, além da utilização de metodologias de atividades síncronas e assíncronas na educação. A última dimensão trabalhada nos cursos foi a da criação de projetos aplicativos desenvolvidos pelos próprios professores e gestores cursistas, para implementação no contexto escolar.

Conteúdos gratuitos para educadores

Em agosto, Fundação Roberto Marinho e Google for Education anunciaram parceria inédita para facilitar o acesso de equipes escolares - coordenadores, técnicos e professores de redes de ensino - a conteúdos pedagógicos digitais criados pela Fundação. Esses profissionais, se forem usuários de contas G Suite for Education, poderão acessar, gratuitamente, o acervo da FRM que é composto por materiais voltados ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio de qualquer lugar do Brasil. Mais de 900 aulas estão disponíveis, separadas por matérias em trilhas sequenciais e editáveis direto no Google Classroom.

A iniciativa se torna ainda mais importante este ano, pois viabiliza esses recursos para a utilização em aulas presenciais, online e híbridas, no contexto da educação em tempos de pandemia por conta do Covid-19.

A mobilização do Google for Education e da Fundação Roberto Marinho, independente do cenário atual, é muito importante. "O momento é urgente, por isso nos mobilizamos para oferecer soluções customizadas e de qualidade, de maneira ágil, para os educadores, e instituições parceiras em todo o país. A Fundação Roberto Marinho lança um conjunto amplo de ações que atenderão a várias frentes, e une esforços em busca de garantir conteúdo de qualidade com acesso gratuito a todos", diz o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia.

A expectativa com a parceria é aumentar a base de conteúdos gratuitos disponibilizados no Google Classroom. "Embora a tecnologia seja um componente essencial para a formação de jovens estudantes, ela precisa dos professores, protagonistas da educação, para ser parte poderosa dessa solução", afirma Alexandre Campos, head do Google for Education para o Brasil. "Para apoiar o professor e levar a educação a mais canais, contamos com parceiros como a Fundação Roberto Marinho, que sempre ofereceu um conteúdo pedagógico de qualidade", completa.

Parte do acervo pedagógico da Fundação Roberto Marinho, com foco no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, está disponível gratuitamente e pode ser acessado pelas escolas e secretarias de Educação acessando o site da Fundaçãohttps://www.telecurso.org.br/material-pedagogicoPara a escola ou secretaria receber acesso a esses conteúdos, basta entrar no site e realizar o cadastro.

Imagem: Reprodução-divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário