PRÊMIO SEMEAR INTERNACIONAL DE JORNALISMO É RELANÇADO

 

O Programa Semear Internacional, coordenador pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) promovem o relançamento do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, uma iniciativa inédita que vai escolher as melhores matérias e reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo FIDA no país. 

 

O concurso é direcionado aos profissionais de imprensa que atuam em território nacional. Os trabalhos cadastrados precisam ter sido veiculados até o dia 05 de maio de 2021. Já a data limite para recebimento das inscrições, que antes era o dia 30 de janeiro de 2021, agora será 10 de maio. A data foi postergada devido à pandemia de Covid-19.

 

É possível inscrever matérias em quatro categorias: impresso, televisão, rádio e internet. Os primeiros colocados em cada categoria receberão, cada um, o prêmio de R$ 12.500,00, enquanto os quatro segundos lugares serão contemplados com R$ 5.000,00 cada, além de troféus e certificados. 

 

Para participar, os jornalistas devem preencher o formulário disponível na página do Prêmio – www.premiodejornalismo.portalsemear.org.br - e enviá-lo, junto com a reportagem, pelos Correios, à Coordenação do Programa Semear Internacional, localizada à Rua da Graça, 164, Graça, Salvador, Bahia, CEP 40150-055. No site também estão disponíveis, entre outras informações, o edital completo do certame e os contatos dos assessores de comunicação dos projetos FIDA, que poderão sugerir pautas e agendar entrevistas.

 

Podem participar profissionais de empresas jornalísticas privadas (comerciais) e públicas (não comerciais) com sede ou escritório no Brasil que tenham veiculado produções de caráter noticioso local ou nacional. Cada participante poderá inscrever até três reportagens em cada categoria e o resultado será informado aos vencedores por e-mail e divulgado nos canais de comunicação do Semear Internacional.

 

O objetivo do Prêmio é divulgar boas práticas rurais nos mais diversos veículos de comunicação e inspirar a replicação dessas práticas em outras regiões, de forma a fomentar a geração de conhecimento voltado para o desenvolvimento rural.

 

Os trabalhos jornalísticos devem abordar temas como: técnicas de beneficiamento e formas de comercialização de produtos da agricultura familiar, mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos apoiados pelo FIDA e pelo Semear Internacional, protagonismo de jovens rurais, ações focadas em gênero e empoderamento feminino na zona rural, gestão do conhecimento e atividades de produção e disseminação de conteúdos e saberes rurais. Além de temas relacionados a quilombolas e indígenas.

 

São seis os projetos apoiados pelo FIDA, com o suporte do Programa Semear Internacional, no semiárido brasileiro: Dom Helder Câmara II, Pró-Semiárido, Paulo Freire, PROCASE, Dom Távora e Viva o Semiárido. Eles atuam nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 250 mil famílias e contribuindo para a erradicação da pobreza. Mais informações preliminares sobre os projetos FIDA podem ser obtidas no próprio site do Programa Semear Internacional – www.portalsemear.org.br.

 

Sobre


IICA


O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, com sede em San José, na Costa Rica, é o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano (OEA – Organização dos Estados Americanos). Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Está presente no Brasil desde 1964, atuando em projetos com governos municipais, estaduais e o governo federal.

 

Programa Semear Internacional


O Semear Internacional é um programa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que possui cinco frentes de trabalho: Gestão do Conhecimento, Monitoramento e Avaliação, Comunicação, Diálogo de Políticas e Cooperação Sul-Sul. O Programa Semear Internacional atua no Brasil com ações ligadas à sistematização e disseminação de boas práticas que possam ser adotadas e replicadas pela população rural para melhorar suas condições de vida e facilitar acesso a saberes e inovações.

 

FIDA


O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola é uma agência de investimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em parceria com governos estaduais e federais, realiza acordos de empréstimos e doações para apoiar o desenvolvimento rural. Sua sede está localizada em Roma, na Itália. No Brasil, o principal foco de investimentos do FIDA é a região semiárida, onde promove ações direcionadas ao fomento de projetos produtivos de geração de renda agropecuária, cooperativismo, associativismo e acesso a mercados.


Fonte: Assessoria de Imprensa

 







Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem