segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

CASA DE ARTISTAS REALIZA DOCUMENTÁRIO QUE MOSTRA A REALIDADE DO MERCADO DE STAND-UP COMEDY NO BRASIL EM 2020

 

O documentário "Produzindo Risos", realizado pela produtora de humor Casa de Artistas e dirigido por Guilherme Araújo, está disponível no YouTube. O objetivo do filme é apresentar um panorama geral do mercado de stand-up comedy em 2020, através do depoimento de 46 produtores, que atuam em diversas regiões do Brasil e até do exterior. De forma aberta e direta, eles falam sobre a realidade do setor antes da pandemia, as dificuldades, perdas e reinvenções, além das expectativas para o próximo ano.

Foi de Guilherme Araújo, CEO da Casa da Artistas, que partiu a concepção do documentário: "Após fazer o cancelamento de mais de 150 shows e arcar com um prejuízo que movimentaria cerca R$ 2 milhões no mercado, decidi que era hora de entender como o setor estava lidando com essa situação, sob uma visão macro". Guilherme fundou a Casa de Artistas em 2003 e em sua bagagem carrega centenas de eventos realizados por todo o Brasil, entre musicais, corporativos, teatrais e stand up comedy, além de hoje atuar como empresário de Bruna Louise, vencedora da categoria "Ri Alto" do MTV Miaw 2020, e Rodrigo Marques, ambos artistas do canal Comedy Central.

O processo de gravação do documentário ocorreu de julho a setembro e foi totalmente à distância. Os entrevistados filmaram a si mesmos, incluindo dois produtores brasileiros que realizam stand-up na Europa. Todos responderam as mesmas perguntas enviadas pela produção e posteriormente, os vídeos foram compilados em edição, resultando em 55 minutos de conteúdo final. O filme possui legenda em inglês, para que também se torne uma fonte de pesquisa para o mercado internacional de comédia.

A perspectiva geral dos depoimentos revela um segmento que estava em constante crescimento, chegando a bater recordes de faturamento em algumas regiões do País, e que, de repente, se viu impossibilitado de atuar, sem previsão de retorno ou amparo do governo, tendo apenas duas certezas: cancelamentos e demissões. "Por causa da pandemia, a gente fechou a casa no dia 18 de março, ironicamente na nossa data de aniversário de 10 anos do Curitiba Comedy Club, que foi o primeiro bar de comédia do Brasil. E em setembro, gente teve que tomar a difícil decisão de fechar de vez a casa" explica o proprietário Joca Madalosso, em trecho do documentário. Também participa do filme o empresário Ítalo Gusso, do Comedians Club, localizado na rua Augusta em São Paulo. Outra referência para o mercado nacional de stand up que fechou as portas.

A adaptação ao "novo normal", marcado pelas transmissões online e eventos no formato drive-in, foi outro grande desafio para os profissionais do humor, uma vez que as risadas e o contato visual são essenciais para o comediante medir o resultado da piada, como afirma a produtora Marlene Serafim: "a comédia stand up depende muito da resposta do público".

Depois de diversos testes e muita criatividade, alguns artistas conseguiram emplacar no formato e atingir números expressivos de visualizações, porém o retorno financeiro ainda não chega perto do que era conquistado antes com os shows presenciais, que entretiam cerca de 2 mil pessoas por semana, em cada apresentação. "O mercado tem que entender que o custo de um evento, seja para um mestre de cerimônia ou para um show, em base ele custa a mesma coisa, mas as empresas ainda estão achando que por ser digital ele custa menos", afirma Ítalo Gusso, proprietário do Comedians Club.

"Produzindo Risos" - Ficha Técnica:

Direção: Guilherme Araújo

Roteiro: Abner Henrique

Edição: Mauro Monezi

Trilha Sonora: Xico Mendes

Identidade visual: Camila Canedo

Assessoria de Imprensa: Bruna Alves

Produção Executiva: Casa de Artistas

Sobre a Casa de Artistas:

Casa de Artistas foi fundada em Goiânia, em 2003, e atua na produção de espetáculos e gerenciamento de carreiras. A empresa já alcançou mais de 200 mil pessoas diretamente, em mais de 800 eventos realizados pelo Brasil. Associada a grandes nomes do meio artístico, a produtora sempre incentivou o gênero do humor com programação voltada ao público jovem, além de produções teatrais dos mais variados gêneros e idades. A empresa é dirigida por Guilherme Araújo, CEO e produtor executivo com mais de 1.000 eventos realizados, entre musicais, corporativos, teatrais e stand up comedy. Hoje, a Casa de Artistas atua com o gerenciamento de Bruna Louise, vencedora da categoria "Ri Alto" do MTV Miaw 2020, e Rodrigo Marques, ambos artistas do canal Comedy Central; além da banda de rock cômico Pedra Letícia.

O documentário pode ser assistido pelo link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=NnFCw6yfWYU

Redes sociais:

Instagram: @casadeartistas

Facebook: Casa de Artistas Produções

YouTube: Casa de Artista

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário