Com surgimento no século VI, na Índia, o Xadrez é um dos
jogos mais antigos e populares do mundo e, embora as competições oficiais
tenham se iniciado no século XIX, o enxadrismo só foi reconhecido como esporte
pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001. No Brasil, o jogo chegou no ano de
1.500 trazido pelos portugueses.
Seu grande auge, foi nos anos 90, depois do primeiro
embate entre o grande mestre enxadrista Garry Kasparov e “Deep Blue” - o
supercomputador da IBM. O Xadrez volta então a estar em evidência e ganhar os
holofotes agora em 2021, com o sucesso da série “O Gambito da Rainha”, no qual
a personagem Beth Harmon se torna a menina prodígio do jogo.
Toda estratégia e tática demandadas em um jogo de Xadrez
faz com que a prática seja indicada não só para o entretenimento, mas também
para o desenvolvimento cognitivo, lógico e criativo de pessoas de todas as
idades. O jogo funciona, inclusive, como um excelente suporte pedagógico visto
que se relaciona com diversas disciplinas. Em vista disso, a SuperGeeks, primeira escola de
programação e robótica para crianças e adolescentes do país, lança um curso
que ensina crianças e adolescentes a programarem e jogarem um jogo de Xadrez em
um tabuleiro virtual.
“Uma vez que aprendem a jogar Xadrez, os alunos terão a
possibilidade de desenvolver diversas habilidades como concentração, atenção,
memória, planejamento e tomada de decisões, somadas à oportunidade do
aprendizado da codificação do jogo”, explica Marco Giroto, fundador da SuperGeeks.
Xadrez é grande motivador para a educação
Segundo Giroto, as aplicações
"Xadrez-matemática-programação” são muito amplas, e o jogo fornece uma
reserva inesgotável de situações variadas de resolução de problemas. Por meio
da aprendizagem fácil de sua programação, é possível desenvolver e aplicar
competências significativas, tais como: introdução à análise combinatória
e o cálculo de probabilidades; noções de estatística; melhoria das habilidades
de programação e teoria dos jogos de estratégia. Além disso, a proposta de
utilizar o Xadrez como ferramenta pedagógica é muito interessante, por ser uma
atividade que requer concentração e tomada de decisões a todo instante e
refere-se a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno que é dar a
possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo.
Conheça os benefícios pedagógicos ao programar e jogar
Xadrez
Programar
e jogar Xadrez traz inúmeros benefícios pedagógicos e entre eles está o estímulo
à memória. Isso porque muitos movimentos podem basear-se na
experiência e no conhecimento de posições semelhantes utilizadas em outras
partidas e a variedade de alternativas em cada jogada durante uma partida, ou
seja, o jogo faz da memória um aliado muito importante do jogador.
Empatia também
é outro benefício, levando em conta que existe outra pessoa a jogar – o
adversário. Sendo assim, a antecipação é muito trabalhada, bem como
prever as jogadas que serão feitas e qual estratégia será seguida pelo
adversário para que o jogador consiga responder adequadamente e assim ganhar a
partida.
Durante uma partida, em cada jogada, o aluno enfrenta
diferentes problemas para os quais deve definir e aplicar uma estratégia de
solução, ou seja, ele deve resolver problemas. O Xadrez
cria então a responsabilidade na tomada de decisões, o
que permite desenvolver a rapidez e flexibilidade de raciocínio.
Lidar com o sentimento de perda, sucessos e derrotas também faz parte do jogo e, é claro, do
desenvolvimento do ser humano. Isso não impede que seja mantido um ambiente de
cordialidade nas partidas, o que contribui para que a derrota seja assimilada
com mais facilidade por quem joga.
Por trabalhar a concentração e
o raciocínio, as partidas de Xadrez permitem também, mais
especificamente, às pessoas em fase escolar, desenvolverem diversas habilidades
e terem mais facilidade para lidar com os conteúdos em sala de aula,
contribuindo para o aumento do rendimento escolar.
O Xadrez também exige mais do que seguir padrões de
jogadas estudadas ou praticadas anteriormente, a criatividade e
a imaginação são as aliadas perfeitas de uma
estratégia que surpreenda o adversário.
Por fim, a importância e aceitação de
regras também são habilidades desenvolvidas ao aprender a
programar e jogar Xadrez. O respeito às regras do jogo deve existir entre os
parceiros e seu descumprimento faz com que o jogador seja penalizado.
Outro fator a ser considerado é que o é desempenho do
jogador é determinante para o sucesso numa partida, portanto não cabe ao
jogador querer culpar outras pessoas pelos seus próprios erros.
“Além de todos os benefícios que o aluno desenvolve ao
aprender a jogar e programar Xadrez, o jogo é uma excelente opção de
entretenimento para as férias da garotada. A prática regular dessa atividade forma pessoas mais
despertas para aprendizagem, impactando positivamente no desempenho escolar”,
finaliza o fundador da SuperGeeks.
O curso da SuperGeeks é
destinado à crianças entre 10 e 16 anos de idade e conta com quatro módulos. O
curso irá utilizar a metodologia ativa de ensino chamada Blended-Learning, onde
o aluno se torna protagonista do próprio aprendizado e segue o curso dentro de
seu próprio ritmo.
Para mais informações, acesse: https://2021.supergeeks.com.br/xadrez/
Sobre a SuperGeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é
a primeira escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do
Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05
e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do
desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e
Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos
e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.
A rede oferece diversos tipos de cursos: Regulares
(Ciência da Computação, Robótica ou SuperKids – semestrais/anuais),
Profissionalizante (MasterGeeks), Extras (Youtuber, Programação em Roblox ou
Programação no Minecraft – bimestrais) e QuickCodes (Criando
Games 2D ou de Xadrez ou Robótica com Arduíno – mensais).
Para saber mais, acesse http://supergeeks.com.br/
Fonte/Imagem-reprodução-divulgação:
Assessoria de Imprensa
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