terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

GREENPEACE FAZ 50 ANOS EM 2021 - DOC CONTA A HISTÓRIA

 

“Você está com o arpão ou está com a baleia? De que lado você está?”, indaga o ativista do Greenpeace Brian Fitzgerald, em depoimento ao cineasta francês Thierry de Lestrade, ao explicar a estratégia de mobilização do público promovida pela organização. O Greenpeace — que, em 2021, completa 50 anos de existência — é uma das entidades mais respeitadas do mundo, mas nem sempre foi assim. O longa “A História do Greenpeace”, que estreia no Brasil, conta como tudo começou, na década de 1970, e vai até os dias atuais. O filme, dirigido por Lestrade, é repleto de imagens históricas e de entrevistas com integrantes do grupo, vários deles ativos desde sua fundação.

No início, o Greenpeace se resumia a um pequeno grupo de hippies canadenses liderados pelo ativista Bob Hunter, que tinha o objetivo de lutar pela paz e pela causa ambiental. Já nos primeiros anos, conseguiram a adesão de pessoas de diversos países, adquiriram seus primeiros barcos e consolidaram a estratégia de chamar atenção para onde ocorriam os crimes ou ameaças ambientais, registrando imagens chocantes que eram veiculadas pela imprensa.

Com o passar dos anos, e após muitas campanhas bem-sucedidas, o Greenpeace foi se tornando propulsor de uma nova mentalidade, que entende melhor a importância da preservação do meio ambiente. Hoje, a organização conta com escritórios em 55 países e milhões de membros espalhados pelo mundo, e encara o desafio de disseminar suas campanhas através das redes sociais e de plataformas como o Youtube. A exibição é na Sexta da Sociedade, 12 de fevereiro, às 23h.

Legenda: Membros do Greenpeace na época de sua fundação (Foto: Divulgação/Canal Curta!).

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário