PRÊMIO LITERÁRIO FLIPOÇOS: LANÇAMENTOS DA COLEÇÃO VAGA-LUME E DA COLEÇÃO DO-RÉ-MI-FÁ SÃO FINALISTAS

 

As obras Ponha-se no seu lugar!, de Ana Pacheco, e O medo de rabo preso, de Marina Miyazaki, são finalistas da 1ª edição do Prêmio Literário Flipoços, organizado pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (MG) em parceria com a Amare Livros. Os livros são os lançamentos mais recentes da Coleção Vaga-Lume, da Editora Ática, e da Coleção Do-Ré-Mi-Fá, da Editora Scipione, e se destacam por abordarem temáticas profundas e delicadas entre adolescentes e crianças.

Ponha-se no seu lugar! trabalha de forma lúdica temas de grande relevância para o desenvolvimento da juventude leitora, como crítica social, identidade e sexualidade. A obra conta a história de Lucas, um menino que perde o seu nariz, o qual é jogado por seu arqui-inimigo no lixo. O nariz, no entanto, ganha vida própria e passa a fazer sucesso entre os jovens do colégio, conquistando até Florinha, a paixão de Lucas. O rapaz começa então sua aventura de reconquistar seu nariz e colocá-lo em seu lugar.

Já o enredo principal de O medo de rabo preso conta a história de um menino comum que teme os monstros que vivem em sua cabeça. A diferença é que, quando o medo tenta fugir, o menino rapidamente fisga o medo pelo rabo! Por meio de medos comuns – da noite, de ficar sozinho e de monstros –, a autora buscou acessar situações e sentimentos pouco compreensíveis para as crianças, seja por falta de vivência ou por falta de vocabulário, para mostrar de forma tangível aos pequenos situações difíceis que possam estar passando.

O prêmio tem como objetivo fomentar a literatura em língua portuguesa e de revelar novos talentos. Os vencedores serão conhecidos em março de 2021 e a premiação está prevista para acontecer na edição da Flipoços deste ano (clique aqui para mais informações).

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação

Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.

Fonte: Assessoria de Imprensa




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem