SCHOOL OF ROCK: CONHEÇA A HISTÓRIA DA REDE AMERICANA QUE INOVOU O ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL

 

School of Rock é uma comunidade apaixonada, em rápido crescimento, que se dedica a enriquecer vidas por meio da educação musical baseada em performance e experiências. Foi idealizada em 1998 por Paul Green, professor que revolucionou o ensino de música para crianças nos Estados Unidos. Depois de se frustrar ao ver crianças pouco interessadas em aprender música da forma tradicional, Paul criou um método de ensino focado na prática do instrumento e na chance de subir no palco e tocar. Daí que surgiu o mote da escola: "O palco é o melhor professor".

A metodologia se tornou rapidamente um sucesso e hoje a School of Rock é uma rede mundialmente reconhecida e com ampla influência internacional, presente em 13 países, com mais de 270 unidades e 30 mil alunos ao redor do mundo. 

No Brasil, a School iniciou suas atividades em 2013 e atualmente conta com 42 unidades distribuídas pelos estados de São Pauto, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.

rede acredita na música como experiência transformadora. Além dos benefícios que o aprendizado da música traz à capacidade cognitiva dos alunos, os ensaios proporcionam ensinamentos que vão além da música e abrangem ética, desinibição, convívio social, experiências da dinâmica de banda, de palco e trabalho em equipe.

A escola oferece cursos presenciais para crianças e adultos por meio de uma série de programas: Little Wing (3 a 5 anos), Rookies (5 e 6 anos), Rock 101 (7 a 11 anos), Performance (12 a 17 anos) e o Adult Program para maiores de 18 anos. Na maioria dos programas as aulas acontecem individualmente e posteriormente em conjunto com os ensaios em grupo - como o palco é o melhor professor, os alunos participam de bandas formadas na escola para evoluírem habilidades técnicas e pessoais em outro patamar. Além disso, a metodologia é aplicada através de temporadas temáticas em que os alunos conhecem diferentes estilos de músicarock clássico, grunge, metal, rock nacional, britânico, pop, clássico, folk, MPB entre outros. No fim de cada temporada, que tem duração de 4 a 6 meses, as bandas realizam uma apresentação final em eventos de grande porte organizados pela rede em espaços renomados da cidade. 

Com olho na inovação, a School of Rock conta com um ensino extra classe que foca na evolução do aluno também com a utilização de ferramentas digitais. Todo aluno School of Rock pode ter acesso ao aplicativo exclusivo com mais de 1.000 músicas para praticar e ainda receber feedback no próprio app. Além disso, os alunos contam com um ambiente virtual de Área do Aluno, inédito em escolas de música, com centenas de aulas de apoio, prática, repertório e a possibilidade de sempre ter especialistas para colaborar no esclarecimento de dúvidas.

Alunos que não residem em cidades em que existem unidades School of Rock não ficam de fora: em 2020, a marca adquiriu a EM&T Online, maior escola de música online do Brasil que surgiu da lendária escola de música e tecnologia EM&T, e passou a oferecer planos de aulas gravadas e ao vivo à distância, com conteúdos que vão de instrumentos musicais, produção musical, music business a teoria musical. "Criamos um modelo que não é apenas um curso online, e sim uma experiência para o músico completo que vai além de apenas entender um instrumento musical" - diz Fernando Quesada, fundador da EM&T Online e um dos novos sócios diretores do grupo School of Rock Brasil.

Outra grande novidade é a plataforma FREE PASS, onde todos podem fazer aulas grátis de guitarra, baixo, bateria, canto, violão e teclado, em um ambiente virtual que, além de muito conteúdo, traz um pouco da experiência do que é ser um aluno School of Rock.

Paulo Portela, CEO da School of Rock no Brasil, explica que apesar da School of Rock ter foco no Rock, desde a formação dos professores e músicas trabalhadas nos ensaios até os instrumentos ensinados na escola - todos utilizados pelas maiores bandas de todos os tempos como guitarra, baixo, teclado, bateria, gaita e voz -, a escola também atua em outros estilos musicais como MPB, Jazz, Samba, Reaggae. "Nós nos propomos a formar grandes músicos e a diversidade é um aspecto fundamental para isso. O Rock é um estilo muito versátil para o ensino musical, permite ensinar um aluno que nunca encostou em um instrumento musical até um aluno experiente e de alta performance. Conforme o aluno segue sua jornada musical na School, ele aprenderá todos os estilos musicais, sempre alinhando a parte pedagógica com o interesse pessoal do aluno. Não estranhe se você entrar em uma School of Rock e ouvir uma aula de vocal com o aluno cantando um trecho de uma ópera da Broadway.

Além disto, num outro aspecto da diversidade, dentro da School of Rock existe um ambiente inclusivo onde bullying e discriminação não são aceitos. Os funcionários e professores passam por treinamentos anuais mandatórios em ética e segurança dos alunos. Uma iniciativa nesta área é a REDI, sigla que significa Rock, Equity, Diversity and Inclusion e é um projeto para aumentar o engajamento e diversidade na rede internacional School of Rock: seja em número de alunos, funcionários, franqueados, artistas e músicas abordadas nos cursos. 

School of Rock também oferece experiências internacionais, participando de eventos como Lolapallooza, Summerfest, Rock in Rio, além de oferecer a chance dos alunos gravarem no icônico estúdio de Abbey Road, entre outras, oportunidades de turnê, programa de coaching para bandas, composição e produção musical.

Com um plano de chegar a 200 escolas franqueadas no Brasil até 2030, a School of Rock segue em processo de constante evolução e investimento e planeja diversas ações inovadoras para 2021 e está em busca de novos franqueados nas regiões Centro - Oeste e Nordeste e estado do Paraná, com ênfase nas capitais, além do interior do Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Saiba mais:

https://www.schoolofrock.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem