SHOPPING CIDADE SÃO PAULO APRESENTA EXPOSIÇÃO "RECORTES DA CIDADE" COM OBRAS INÉDITAS ASSINADAS PELOS ARTISTAS DE RUA AUTOPS, KUEIO, PAULO ITO E ROTKA

Shopping Cidade São Paulo abre novamente espaço para a arte de rua, expressão que representa de forma potente parte importante da cultura viva na cidade de São Paulo. A exposição Recortes da Cidade revela em mais de 15 artes (12 telas inéditas), o trabalho de quatro artistas que se destacam na arte urbana da cidade com seus estilos distintos: Autops, Kuêio, Paulo Ito e Rotka. 

Instalada no quarto andar do mall, a mostra chega como um diálogo entre os quatro cantos de São Paulo, representados pela ocupação das obras dos grafiteiros de vivências tão singulares, além de uma collab entre eles e outras intervenções artísticas que retratam a diversidade criativa do graffiti.  

As obras dos artistas trazem à tona temas de incansável discussão desde as relações sociais e interpessoais e situações cotidianas das grandes cidades. Os trabalhos trazem linguagens particulares em estéticas mais minimalistas, cômicas e até mesmo futuristas.   

Com curadoria e produção da agência especializada em artes Dionisio.Ag, as pinturas foram desenvolvidas exclusivamente para que a experiência única valorize o talento, luta e individualidade de casa artista, trazendo reflexões ao público sobre aspectos sociais e culturais.    

A exposição que fica em cartaz até 14 de março, segue todas as normas de segurança e saúde, contará com surpresas tecnológicas, a serem divulgadas em breve, nas redes sociais, telão de led do shopping, e conta com o apoio de VMAPPING Produções Visuais, Giro 18 Comunicações, VIDRO, DonkeyFrame, RG produções e Ateliê Uiê. 

Confira abaixo mais informações sobre os artistas: 

Autops 

Theodoro 'Autops' é um artista brasileiro, de São Paulo, conhecido por sua trajetória na cena do Graffiti paulistano. No decorrer dos anos, encontrou um significado maior dentro de suas produções em telas, além dos muros da cidade, desenvolvendo uma linguagem marcante para expressar suas ideias referentes às relações sociais, interpessoais e psicológicas do ser humano. 

Seu conceito é baseado em temas profundos e existenciais através de uma estética minimalista, sem cores, onde as composições falam por si só, remetendo à um universo nostálgico com caráter de cartoon retrô. As obras convidam o espectador a mergulhar em um universo emocional que, apesar de preto e branco, são recheados de humor, sátiras e metáforas nas quais Theodoro transmite um questionamento existencial contemporâneo. 

Kueio 

Kueio tem 33 anos e é residente em São Paulo/SP. Artista visual, ilustrador e grafiteiro, teve suas primeiras experiências com o Graffiti em 1999, possuindo uma forte influência dos primeiros grafiteiros da Zona Norte de São Paulo. Na década de 2010, emergiu completamente na cultura Hip-Hop e no universo da pichação, praticando freneticamente “a arte proibida” e se envolvendo com pichadores de São Paulo e Minas Gerais.  Foi nesta época que encontrou sua identidade como artista, “o sentido” que o fez trabalhar em suas obras autorais. 

A partir de então, através de um estilo baseado no cartoon, Kueio apresenta cenas cômicas e personalidades do universo urbano que, de alguma forma, se encontram durante a concepção do Graffiti e da pichação, seja representando a própria ação de “pichar” e seus bastidores, ou mesmo registrando “instantes urbanos” captados sob o olhar do artista. 

Paulo Ito 

Paulo Ito nasceu em São Paulo, em 1978. Seus trabalhos normalmente são estruturados a partir de críticas à sociedade contemporânea que surgem na forma de intervenções nos muros e paredes da capital paulista. No dia a dia, as obras podem até passar despercebidas, mas basta que o olhar do espectador pouse no Grafitti para que o “tapa na cara” seja dado. Pelo menos essa é a intenção do artista. Dezenas de desenhos recheados de protesto atentam para a miséria, violência contra a mulher e para situações do cotidiano das periferias. Assim como boa parte dos artistas de rua, Paulo Ito prefere os muros ao cárcere de um museu, usa a tinta como meio para propagar suas reflexões e revoltas, e se utiliza da figura de pessoas criando diálogos e frases que enriquecem ainda mais a reflexão do público. 

Rotka 

Rotka é um artista autodidata e grafiteiro chileno que, desde sua adolescência, percorre as ruas de Santiago, no seu país natal, colorindo muros e mergulhando fundo no universo do “artivismo”. Suas obras buscam construir expressões políticas através de letras em formato geométrico e texturas futuristas, contrastando cores rítmicas com a solidez do aço e a poética da robótica. Idealizador do “Meeting Bajos de Mena” (projeto anual que acontece no Chile e reúne mais de 600 artistas profissionais do mundo todo), ele já participou de diversas mostras e exposições por toda a América Latina. A pesquisa de Rotka permeia uma atmosfera envolvente e o interesse pelo domínio da inteligência artificial nos seres humanos, com uma estética trabalhada através de tons vibrantes que “dançam” dentro da geometria maciça de suas letras. 

Sobre

Shopping Cidade São Paulo   

Aberto em abril de 2015, o Shopping Cidade São Paulo reúne importantes marcas do varejo com o que há de melhor em compras, lazer e gastronomia, localizado no importante eixo cultural da capital, a Avenida Paulista. Parte do grupo CCP (Cyrela Commercial Properties S.A), o Cidade São Paulo possui 150 lojas, plataforma de e-commerce próprio (https://loja.shoppingcidadesp.com.br/) e um jardim de 2,4 mil m² com mobiliário urbano e mudas da Mata Atlântica, que é um conhecido ponto de encontro para jovens, executivos e turistas da região.  https://shoppingcidadesp.com.br/ | @shoppingcidadesp   

Dionisio.Ag 

A Dionisio.Ag é uma agência especializada em arte que nasceu para unir empresas, pessoas e artistas. Ela oferece um trabalho full service, no qual é responsável pela curadoria, produção artística, produção cultural, execução e entrega dos projetos. Atualmente, conta com um time de mais de 70 artistas de estilos diversos, todos extremamente qualificados, com reconhecimento nacional e internacional. Para mais informações, acesse www.dionisioag.com.br

Os apoiadores

- A VMAPPING Produções Visuais é especializada em vídeo mapping, também conhecida como projeção mapeada, uma técnica de projeção de vídeos e animações em superfícies não convencionais. Sempre em busca de inovações, conta com sistemas de projeção holográfica, projeção interativa, painéis holográficos, entre outros. Para maiores informações acesse www.vmapping.com.br .

- A Giro 18 Comunicações tem três objetivos: perfeição, agilidade e preço justo. Desde 2005 investe em qualidade no atendimento às mais diversas mídias, sempre inovando e se adaptando às necessidades dos clientes. Com um time equipado e treinado para atender com qualidade e rapidez em impressões, adesivos e instalação, a execução dos trabalhos tem como objetivo a plena satisfação do cliente. Para maiores informações https://www.facebook.com/Giro18Publicidade

- A VIDRO é um Hub de Produção Audiovisual. Acreditamos na transparência como elemento-chave para estabelecer nossas relações com clientes e parceiros. Criamos e produzimos conteúdo para marcas, conectando parceiros específicos de acordo com a particularidade de cada projeto, tornando cada entrega uma peça única. Para mais informações, acesse VIDRO.digital .

- A DonkeyFrame é um estúdio nascido em 2018 a partir da iniciativa de dois amigos profissionais do audiovisual apaixonados por animação. Já desenvolveu dezenas de projetos, desde animações infantis, passando por clipes musicais e produção de peças publicitárias para grandes marcas. Desde a sua concepção, a DonkeyFrame tem como premissa básica abrir portas para novos talentos e para a diversidade, garantindo o desenvolvimento de projetos criativos sob medida para os clientes. Saiba mais no Instagram @donkeyframe.

- Após trabalhar seis anos no mercado de direção de arte e cenografia, em 2016 o artista plástico Kauê Mazon decidiu expandir seus negócios e fundou o Ateliê UIê para entrar de vez no mercado das grandes produções audiovisuais. De lá pra cá, foram muitos trabalhos com os maiores nomes da música brasileira, campanhas publicitárias para grandes marcas e no mundo dos games, colecionando mais de meio bilhão de visualizações em seus trabalhos. Para conhecer mais, acesse o Instagram @atelieuie 

Serviço

Recortes da Cidade 

Quando: De 11 de fevereiro a 14 de março de 2021 

Local: Shopping Cidade São Paulo, 4ºAndar 

Horário: Acompanha o horário de funcionamento do shopping 

Shopping Cidade São Paulo @shoppingcidadesp  

Av. Paulista, 1230 - Bela Vista, São Paulo  

Entrada Drive Thru - São Carlos do Pinhal, 627   

Horário Drive Thru – todos os dias, das 12h às 20h  

Horário de funcionamento do Shopping - segunda à sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h  

Central de Atendimento: (11) 3595-1230 / WhatsApp: (11) 98695-0124  

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa – Legenda: Autops - Dionísio Ag


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem