ESPETÁCULO INFANTIL O MENINO E A CEREJEIRA COMEMORA CINCO ANOS DE TRAJETÓRIA EM TEMPORADA ONLINE

 

Adaptado da obra do filósofo, escritor pacifista e líder budista japonês, Daisaku Ikeda, e levado à cena pela Borbolina Cia, sob direção e dramaturgia de Stella Tobar, o espetáculo infantil O Menino e a Cerejeira tem 5 anos de história e já foi visto por mais de 35 mil pessoas com excelentes críticas em seu currículo.

Com enredo lúdico e emocionante, o espetáculo faz temporada comemorativa online de 3 a 18 de abril, aos sábados e domingos, às 16h, pelo Youtube. A produção foi especialmente filmada para essa plataforma por meio do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc, que possibilita um auxílio emergencial aos artistas que, neste momento, estão impossibilitados de apresentar suas obras ao vivo. 

“Existe um princípio da filosofia oriental que fala na possibilidade de transformar o veneno em remédio. Acredito que é isso o que estamos fazendo na prática, com a oportunidade de levar a mensagem de esperança da peça em formato digital para mais e mais pessoas. O espetáculo fala de resiliência para superar as adversidades. ‘ Depois do inverno, sempre vem a primavera’, ensina o senhor da cerejeira ao menino Taiti, na peça. Acredito que estamos enfrentando um rigoroso inverno pandêmico e suas consequências terríveis. Mas também, em meio a esse caos, precisamos evidenciar a coragem e a humanidade para resistir, pois a primavera da cura e de tempos melhores virá.”, reflete Stella Tobar. 

Sinopse


Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, os japoneses buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, um garoto triste, Taiti, tenta superar a perda do pai na guerra. Assim, surge uma amizade mais forte do que qualquer conflito, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia. 

O Menino e a Cerejeira utiliza elementos da cultura oriental para conversar diretamente com o público por meio da arte. O cenário é composto por taikôs (tambores do Japão), painéis e bonsai, que ajudam a compor o enredo de forma lúdica e vibrante. Com diálogos sinceros e uma trilha sonora original, a peça ensina a toda a família sobre esperança e amizade, deixando a promessa de um mundo mais justo e humano. 

Ficha técnica


Autor: Daisaku Ikeda | Idealização, Adaptação e Direção: Stella Tobar | Elenco: Alle Paixão, Cleber Tolini, Giuliano Caratori, João Bourbonnais| Trilha Original Original: Sérvulo Augusto | Música Hajime: Yuzo Akahori | Cenário e Figurino: Paula de Paoli | Adereços: Clau Carmo | Concepção de Iluminação: Giuliano Caratori | Visagismo: Gil Prando | Preparação tambor japonês: Gustavo Nogueira | Cenotecnia: Wagner Almeida | Fotos: Eduardo Petrini | Desenho de luz para a filmagem, operação e montagem: Vinícius Requena | Assessoria de Imprensa: Pombo Correio | Divulgação Mídias Socias: Gleice Carvalho, Agência Cultura de Paz e Fernando Maffia | Produção: Borbolina Produções e Borbolina Companhia 

SERVIÇO 


De 3 a 18 de abril


Sábados e domingos, às 16


Transmissão: Página do Youtube da Borbolina Cia 


Duração: 47 minutos 


Classificação indicativa: Livre 


Infantil | Drama

 
@omeninoeacerejeira

IMPORTANTE:


Nos dias 10 e 11 as sessões são acessíveis com intérprete de libras. Também haverá uma conversa após as transmissões com o tema Arte para todos. No dia 10  com Gisele, do @normalmenteautista, e no dia 11 com o intérprete de Libras Luccas Araújo e com o ator Cleber Tolini, que tem baixa visão.


Espetáculo contemplado pelo Proac Expresso Lei Aldir Blanc 38/2020 – produção e temporada de espetáculo de teatro infanto-juvenil para apresentação on line.


Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Ministério do Turismo, Governo Federal.


Foto/crédito:  Eduardo Petrini


Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem