FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO LANÇA NOVA MARCA E POSICIONAMENTO

 

Uma marca contemporânea, conectada ao seu tempo, em comunicação com diferentes públicos, para uma instituição que cria redes e trabalha em parceria pela transformação do cenário da Educação no país. No Dia da Educação, 28 de abril (quarta-feira), a Fundação Roberto Marinho lança o novo desenho de sua marca e novo posicionamento. A campanha de lançamento, que traz o lema "Despertamos futuros", entra no ar na TV Globo, Canal Futura, GloboNews, GNT, Multishow, Viva, SporTV, Bis, Canal OFF e Mais na Tela, além de também marcar presença na Globo.com.

Foram meses de estudos e conversas internas para definir a mensagem a ser transmitida pela nova marca. "Foi um trabalho muito cuidadoso e sensível, porque a identidade visual da Fundação faz parte da sua história. A nova marca conecta a Fundação Roberto Marinho à contemporaneidade, ao mesmo tempo em que respeita a solidez de sua trajetória. Ela imprime o dinamismo que define a Fundação, que atua de forma colaborativa e inovadora para responder aos cenários mais desafiadores com agilidade e efetividade", explica Wilson Risolia, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.

Mais vibrante, positiva e plural, a marca tem a proposta de se mostrar mais conectada, mais jovem, estando mais aberta e disponível para trocas. Elementos gráficos formados por linhas e tramas remetem ao conceito do movimento, das trajetórias das pessoas e das conexões que se estabelecem entre educadores, famílias e comunidades, numa rede de despertares pela educação. Os cantos arredondados na nova logomarca trazem mais modernidade, mais energia e mais flexibilidade. "O olhar da Fundação Roberto Marinho para a escuta, o diálogo e a convicção no poder de transformação da educação, suportada pelo coletivo, foram os elementos que permearam a criação de referências da nova marca. De uma forma simbólica, a campanha estimula esse despertar e mostra quantas possibilidades nascem ao abrir mentes e corações para o outro e para o mundo, refletindo a força e a credibilidade da Fundação", explica Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

Os filmes contam com as vozes de Camila Pitanga e Lázaro Ramos e convidam o público a embarcar nesse grande desafio que é o despertar futuros com a educação como guia. A trilha sonora do filme foi composta com a colaboração de Jorge Junior, Samuel Silva e Gabriel Pereira, três jovens da comunidade da Grota, em Niterói (RJ), que fazem parte do grupo "Batida Clássica". Em ritmo de funk, eles tocam violino, violoncelo e contrabaixo e são exemplos que estimulam também o despertar de tantos outros jovens que sonham com um futuro melhor.

Soluções educacionais para infância e juventudes

A nova marca busca traduzir a atuação da Fundação, que desenvolve soluções educacionais de apoio aos jovens, crianças, professores e gestores para enfrentar os principais desafios da Educação no Brasil, como defasagem na aprendizagem, distorção idade-série, evasão escolar e a inclusão qualificada dos jovens no mundo do trabalho.

Para isso, desenvolve conteúdos e serviços educacionais em diversas plataformas e atua em parceria com instituições públicas e privadas, entidades do Terceiro Setor e organizações da sociedade civil, promovendo redes de cooperação entre os diversos atores do contexto da Educação. Hoje, a Fundação atua em seis frentes: distribuição multiplataforma de conteúdo de educação e cultura; formação de professores e apoio às redes de ensino; serviços educacionais; novas metodologias e produtos; produção de evidências para políticas públicas e projetos sociais.

São iniciativas como as mais de 1.500 videoaulas de Ensino Fundamental e Médio disponibilizadas gratuitamente no YouTube do Canal Futura; e a nova faixa de conteúdo infantil, segmentada por idades e por área do conhecimento, exibida pelo Futura na TV e nas plataformas Canais Globo e Globoplay. Em apoio aos professores e gestores, a Fundação desenvolveu matrizes curriculares com foco na aceleração de aprendizagem, disponíveis também gratuitamente; promove cursos de formação em parceria com redes públicas de todo o país e cursos livres online, além de disponibilizar parte do seu acervo pedagógico para download, com mais de 900 aulas de Ensino Fundamental 2 e Médio.

A Fundação também trabalha pela inserção dos jovens no mundo do trabalho, com 120 mil participantes do programa Aprendiz Legal, que garante formação profissional de acordo com a Lei da Aprendizagem. Já na Plataforma Juventude, Educação e Trabalho (pjet.fm.org.br), estão disponíveis dados e análises sobre os principais indicadores desses temas no país, produzindo um panorama sobre os maiores desafios para gestores e educadores.

Assista aqui à apresentação da nova marca: http://youtu.be/Nc1rXa7nXgM

Ficha Técnica

Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão

Diretor de Marketing e Operações: Mariana Novaes

Diretora de Soluções de Comunicação: Mariana Sá

Direção de Criação: Ricardo Moyano

Gerente de Criação: Victor Seabra/Leandro Castilho

Gerente de Atendimento: Antonio Rocha

Redação: Monica Tommasi/Alice Bandeira

Direção de arte: Alexandre Tommasi, Luiz Felipe Bracarense

Atendimento: Camila Carvalho, Livia Oliveira

Gerente de Produção: Ricardo Leo

Coordenador de Produção: Alessandro Rios

Animações: Piloto

Edição: Erik Gustavo Barros

Aprovação: Wilson Risolia, Monica Pinto, João Alegria

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem