terça-feira, 6 de abril de 2021

'MODA SEM MEDIDA" DISCUTE A REPRESENTATIVIDADE DOS CORPOS GORDOS NA SOCIEDADE E NA MODA

 

A falta de representatividade dos corpos gordos nas coleções e publicidade de empresas de moda, a idealização de determinados biótipos como perfeitos, e as manifestações sociais da gordofobia e suas implicações na autoestima da pessoa gorda são alguns dos tópicos abordados no documentário “Moda Sem Medida”, que estreia nesta terça-feira no FashionTV.

Protagonizado pelas influenciadoras digitais Ju RomanoMaristela Abreu e Thaís Carla, a produção busca quebrar tabus e discutir temas fundamentais da realidade da pessoa gorda, como a manutenção da autoestima, body shaming, relacionamentos afetivos e, claro, os desafios em se vestir como quiser!

A indústria da moda, que sempre promoveu corpos magros como sinônimos de beleza e saúde, está cada vez mais ciente da importância em representar e produzir para a pluralidade de corpos existentes. Apesar desta tomada de consciência por alguns players da indústria, a falta de opções nas coleções, a baixa representatividade nos desfiles e comerciais, e a persistência do estigma da magreza como parâmetro de beleza são ainda muito presentes. É em termos bem difundidos entre os fashionistas, e também pela sociedade em geral, como “corpo de verão”, que se percebe o enraizamento da gordofobia e a reticência em debater suas origens, implicações e potencial coercitivo.

Nesse longa, mulheres reais e empoderadas nos propõe refletirmos sobre as censuras subliminares impostas aos corpos gordos e a importância de superarmos as falsas equivalências que lhes são impostas. Afinal, um corpo bonito e saudável é um corpo livre!

Sobre as protagonistas:

Ju Romano, 31 anos, paulista, veste 50/52 no quadril e 48/50 na parte de cima, comanda o blog “Ju Romano — Entre tapetes e vinis" desde 2009. Foi vendedora de loja, estagiária, roteirista musical, assessora de imprensa e repórter de moda e beleza. Hoje cria conteúdo de moda, beleza e lifestyle. Tem mais de 500 mil seguidores no Instagram. No documentário, Ju é a personagem que faz a ligação entre a mulher gorda e o mercado de moda

Maristela Abreu, 33 anos, publicitária, carioca, é autora do blog “Tamanho P — Porque a vida é grande”, criado em 2011. Usa manequim 54 e  acha que a vida é muito boa para perder tempo tentando entrar em uma calça. Trabalha em uma grande empresa, faz mestrado, dá aula e ainda está às voltas com os preparativos do casamento. O perfil do blog no Instagram tem 33 mil seguidores. Em “Moda sob medida”, Maristela representa a mulher que precisa lidar com as questões do próprio corpo em relação ao trabalho, à família e ao casamento.

Thaís Carla, 27 anos, manequim 60, carioca, casada, uma filha, virou celebridade nacional ao aparecer no clipe “Paradinha”, de Anitta, lançado em maio de 2017, e que já teve quase 300 milhões de visualizações. De lá para cá, Thaís que dança desde que se entende por gente, teve ascensão meteórica nas redes sociais e está prestes a alcançar 500 mil seguidores no Instagram. Além de dançar, trabalha como garota-propaganda de produtos de moda e beleza. No documentário, vemos como se tornou uma importante porta-voz das mulheres gordas, em especial das que têm vergonha de mostrar seus corpos em público.

SOBRE O FASHIONTV

O FashionTV é o mais importante canal de moda do mundo, presente em mais de 100 países, com programação que une o universo fashion global aliado ao melhor da produção nacional, apresentando uma programação que é referência para o público conectado ao mundo fashion: cobertura das principais semanas de moda, entrevistas exclusivas com estilistas e modelos, notícias, making ofs e fashion films.

SERVIÇO

Documentário Moda Sem Medida”

Canal: FashionTV

Estreia: 06/04/21, às 20:30

Reprises: 07/04 (8:30), 08/04 (21:00), 09/04 (9:00), 10/04 (12:50), 11/04 (0:50 e 12:55), 12/04 (0:55)

Duração: 115 minutos

Classificação indicativa: Livre

Clique AQUI para acessar a lista de operadoras de TV por assinatura que oferecem o canal em seu line-up.

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa





Nenhum comentário:

Postar um comentário