sexta-feira, 23 de abril de 2021

RECEITA DE PULLED PORK *POR ANA CAROLINA ARRUDA SILVA, CONSULTORA SABOR DAS ÍNDIAS

 

Conheça a receita de Pulled Pork, muito comum nos Estados Unidos, que mistura vários cortes suínos e temperos para realçar seu sabor. Na sua maioria, os molhos agridoces e picantes são comuns, mas a criatividade não tem limite, pode-se adaptar o tempero de acordo com o gosto pessoal. O importante é o uso da carne suína desfiada e bem temperada. Abaixo segue uma ótima opção de preparo, com muito sabor de pedir bis!

Receita de Ana Carolina Arruda Silva, @uvasemcaroco, consultora da Sabor das Índias. Residente de Recife/PE, ao mesmo tempo que cursa medicina, buscando ajudar ao máximo o próximo, usa a cozinha como seu hobby para relaxar e da mesma forma, materializar todo seu carinho. Sua versatilidade vai de doces, quitutes a pratos elaborados.

Ingredientes

1kg de copa de lombo suíno (localizado na parte superior dianteira, sobre as costelas, conhecido como sobrepaleta também) ou outro corte suíno de sua preferência. 
2 cebolas brancas
1 cenoura grande (ou 3 pequenas)
1 talo de alho-poró
3/4 ramos de tomilho frasco
1 xícara (chá ou 240ml) de Mostarda Gourmet de Habanero com Manga (eu usei a da Sabor das Índias 
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 
1 colher (sopa) rasa de páprica doce 
1 pitada de erva-doce a gosto
8 dentes de alho 
1/3 de xícara de saquê
1 xícara de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de pasta de tomate ou extrato
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite 

MODO DE PREPARO

Pegue a proteína suína e comece selando em uma panela bem quente, regada no azeite, por 2 minutos cada lado. Após, retire antes de dourar por inteiro. Na mesma panela, adicione o alho-poró, a cebola, as cenouras bem picadinhas. Coloque junto os ramos de tomilho e misture bem para todos os elementos pegarem o sabor deixado na panela, após selar a carne. Cozinhe por 3 minutos e vá misturando em fogo baixo. Junto aos outros ingredientes, adicione a páprica, o saquê e a mostarda Habanero com Manga, misturando tudo muito bem. Retorne a carne selada para a panela, colocando junto o vinho branco, açúcar mascavo e água até cobrir toda a carne. Deixe cozinhar por 2 horas, em fogo baixo e com meia tampa (não tampe a panela por inteiro). Retire o porco, desfiei e coe. Para obter um Pulled Pork mais encorpado, retorne o molho coado junto a carne e reduza um pouco de 3 a 5 minutos, em fogo alto.  Para servir, fica ótima em pão Chapati (um tipo de pão indiano, sem adição de fermento e feito na chapa) e com um acompanhamento de coleslaw (salada de repolho).

Coleslaw versão @uvasemcaroco:

Em tiras bem finas, pique acelga, repolho branco ou roxo, cenoura e maçã.  Tempere com iogurte natural, raspas de limão, zaatar (tempero típico do Oriente Médio, com mistura de tomilho, orégano, manjerona e gergelim, todos moídos), sal, azeite e pimenta. Aqui não há medidas certas, varia de pessoas a pessoa. Caso queira uma salada mais sólida, adicione pouco iogurte. Basta testar de acordo com suas preferências.

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Pulled Pork servido em Chapati com Coleslaw @uvasemcaroco


Nenhum comentário:

Postar um comentário