VÍDEO DA MÚSICA “LAVADEIRA DO RIO” DE LENINE É 100% DESENHADO EM ESTILO DE CORDEL

 

A artista plástica e comunicadora da cultura popular brasileira Mari Salmonson foi convidada pelo Coral da USP para ilustrar a história contada na famosa música “Lavadeira do Rio”. A composição de Lenine faz parte do repertório do CORALUSP 12 Em Ponto, que possui um programa de compositores nordestinos de várias épocas e estilos.

Como alterativa para as apresentações, os corais vêm enfrentando grandes desafios e uma das formas encontradas foram as plataformas digitais. Desde o início da pandemia, o Coral da USP, comandado pelo regente Eduardo Fernandes, vem oferecendo programas digitais e conteúdos em seus canais nas redes. O mais novo projeto, que será lançado no dia 24 de abril às 17h nos canais do CORALUSP (Youtube, Facebook e Instagram), conta a história da “Lavadeira do Rio” por meio de ilustrações criadas por Mari.

O clipe é o primeiro, lançado pelo Coral, que mesclará a arte visual com a poesia da música. O estilo de cordel nasceu da literatura de cordel, que é um gênero literário sobre temas da cultura popular brasileira impresso em folhetos.

Do hobby a grandes projetos | Sobre Mari Salmonson

A multipotencialidade de Mari Salmonson

Mari pode ser considerada uma pessoa multipotencial, assim como uma de suas grandes referências artísticas – o Renascentista Leonardo da Vinci. Mari é artista plástica, comunicadora da cultura popular brasileira, empreendedora, mentora e também voluntária.

Sempre conectada com seu círculo familiar, Mari lembra-se da época que ouvia as lendas brasileiras contadas na fazenda de seus avós, em Araras. Essas experiências adicionadas à estética de xilogravura de cordel e à influência de trabalhos de artistas como Tarsila do Amaral e Adriana Varejão trouxeram o que hoje caracteriza as suas obras. O preto e branco são predominantes e a paixão pela cultura popular brasileira dão vida às ilustrações.

Atualmente, Mari possui sua base em Chicago, para onde se mudou em 2019, e logo ingressou no Art Institute of Chicago School para aprimorar seu talento.

Entre os trabalhos de grande destaque estão o mural na Casa de Cultura do Butantã, a participação na exposição e live painting no Sofar Sounds São Paulo, a exibição individual no Clube Atlhético Paulistano entre muitos outros. No âmbito voluntário merece destaque o Projeto Gauss e a Cidadão Pró-Mundo.

Mas, Mari não para por ai. Seus projetos de mentoria voltam ainda em 2021 e a parceria com marcas estarão cada vez mais fortes.

Pensar, fazer, sentir e refletir sempre fizeram parte da realidade de Mari Salmonson. O que era considerado um hobby quando ainda criança, hoje faz parte do dia a dia da artista, que enaltece a cultura, a criatividade e a verdade. Seu objetivo é levar conteúdo de forma acessível e despretensiosa, além de despertar a curiosidade ativando uma vida mais criativa para o mundo.

Serviço

Lançamento: 24 de abril às 17h

Onde: Youtube, Facebook e Instagram do Coralusp

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem