VOLUMETRIA GEOMÉTRICA MARCA ARQUITETURA DO WK DESIGN HOTEL

 

Poucas edificações em Florianópolis nos emocionam sob o ponto de vista da arquitetura. O WK Design Hotel é uma delas, certamente, pelo desenho rigoroso da arquitetura, a expressão dos materiais e a volumetria impactante, que explora o geometrismo modernista no desenho linear e na composição modular dos panos de vidro e esquadrias amplas dos quartos. Localizado numa esquina, em um dos metros quadrados mais valorizados de Florianópolis, a Avenida Beira-Mar Norte, sua escala também ganha força no ambiente urbano. Assinado pelo Studio Methafora, a obra qualifica o entorno, impondo outras perspectivas ao observador.

Foi justamente esse o principal desafio segundo os arquitetos, o de criar um marco arquitetônico na cidade com forte significado na paisagem e conferir valor à cidade. “A localização privilegiada oportunizou uma bela interface dos seus ambientes internos com o entorno. Este conceito se traduz no térreo integrado à cidade, nas esquadrias amplas dos quartos que desenham as fachadas e na piscina panorâmica que coroa o edifício”, comenta Eduardo Momm, um dos arquitetos coordenadores do projeto.

Os materiais reforçam o caráter contemporâneo do edifício, combinando madeira, vidro, concreto e aço aparente em seus 13.855m² divididos em 16 pavimentos e mais dois subsolos de garagem. São 170 quartos e seis espaços para eventos. “Eficiência energética e alto desempenho de conforto ambiental complementam o conceito internacional de Hotel Design”, completa o arquiteto.

Sonho que se concretiza

WK Design Hotel começa a operar a partir de dezembro e soma duas marcas: a construtora WKoerich e a Atrio Hotel Management, empresa de Joinville com experiência no segmento hoteleiro. O hotel é um sonho da família Koerich que se concretiza quase 40 anos depois da aquisição do terreno. O nome foi uma homenagem concedida pelos seis filhos – Marize, Rozane, Márcia, Eliane, Waltinho e Joyce – utilizando as iniciais do patriarca – Walter Koerich. O hotel se enquadra na categoria upscale, que oferece conforto e elegância e contam com restaurante, piscina e áreas de lazer.

Pujante atividade urbana

O hotel é composto por subsolos-garagem, térreo, pavimento de convenções e 14 pavimentos na torre. No pavimento térreo, a arquitetura proposta permite acompanhar a pujante atividade urbana a partir da recepção, dos espaços de estar e do bar. Já o restaurante com pé-direito duplo tem visuais para o cenário exuberante da Beira-Mar Norte. Os passeios públicos têm generosas pérgolas metálicas que protegem as pessoas. No hall de elevadores, em frente ao grande átrio que percorre toda a torre verticalmente, a circulação para os quartos é permeada pela composição de janelas, que proporcionam movimento à fachada a qual se encontram, favorecem os visuais do mar e oferecem o conforto da iluminação natural. 

Em todo o projeto, foram utilizados vidros de controle solar seletivo e de baixa emissividade (low-e) para filtrar os raios solares, maximizando a incidência de luz e impedindo a entrada de calor. Esse item oferece maior conforto e reduz o consumo de energia com iluminação e climatização. Também foi utilizada fachada ventilada com sistema industrializado muito utilizado na Europa, com placas de cerâmica extrudada sobre montantes, que permite a circulação de ar e impede a entrada de sol diretamente no corpo do Edifício. Esses fatores foram essenciais para o conforto ambiental e a eficiência energética da edificação.

Lei da sombra

O 15º e 16º pavimentos, por conta da lei de sombra, são recuados em relação aos pavimentos inferiores, originando em uma configuração diferente. O 16º compreende uma ampla e completa área comum, com espaço fitness, piscina com prainha e borda infinita, sendo um mirante com vista em 270° para o mar. 

Studio Methafora

O Studio Methafora tem 14 anos de atividade, mais de 530.000 m² em projetos de arquitetura e interiores e mais 460ha de projetos urbanísticos e paisagísticos.. Premiada em concursos nacionais de arquitetura, sua equipe é reconhecida pelo compromisso com a qualidade e rigor técnico. A busca de coerência entre o todo e o particular desenha respostas singulares, cujos traços revelam projetos expressivos e incorporam conceitos contemporâneos em suas quatro áreas de atuação: arquitetura, urbanismo, interiores e paisagismo.

Serviço

Escritórios de arquitetura envolvidos no projeto:

Arquitetura edificação – Studio Methafora

Interiores Áreas Comuns e 4 Suites WK (lobby, restaurante, academia, piscina) – Roberto Migotto 

Interiores Aptos Superiores – Blasi Bahia

Interiores Aptos Luxo Frente Mar – Blasi Bahia

Interiores Suite Júnior – Taty Irie arquitetura

Interiores Convenções e Corredores – Studio Methafora

Paisagismo – Daniel Nunes

Fotos/Crédito: Fernando Willadino

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem