ACESSIBILIDADE É O TEMA DA SÉTIMA EDIÇÃO DO GIBI KHALIL

 

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, na sétima edição do gibi “Khalil” – a primeira história em quadrinhos que fala sobre o Islam – aborda um tema importante e urgente: a acessibilidade.

Nesta nova aventura, Khalil representa sua escola numa Caça ao Tesouro. Seu parceiro no desafio é Dimas, um aluno muito inteligente que, por ser cadeirante, enfrenta algumas dificuldades para se locomover no ambiente escolar – que ainda não passou por adaptações visando à acessibilidade.

Coube à senadora Mara Gabrilli, integrante do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinar o editorial do gibi. Mara é cadeirante e atua na defesa às pessoas com deficiência. “Para quem tem uma deficiência, como o nosso amiguinho Dimas, bem retratado nesta edição, o direito de ir e vir nas cidades ainda é um desafio. Antes de chegar à escola, que muitas vezes não é nada preparada para alunos com deficiência, o obstáculo está na porta de casa, na própria calçada”.

Em sua mensagem, Mara foi além: “As nossas cidades, as escolas e os serviços precisam se adequar para receber toda a diversidade humana: sejam pessoas com deficiência física permanente ou temporária, pessoas com deficiência auditiva, visual, intelectual ou surdocegas. Nesta edição de Khalil, vocês verão que a união pela acessibilidade abre caminhos não só para “cadeirar”, mas para que todos prosperem”.

Carlos Dias, Diretor de Comunicação da FAMBRAS, lembra que o gibi Khalil vem sendo bastante requisitado por escolas desde o seu lançamento. “É um canal direto de comunicação com crianças e pré-adolescentes – o que aumenta nossa responsabilidade de pautar temas relevantes e que mereçam discussão, visando à transformação da sociedade”.

Khalil - O gibi Khalil, primeiro HQ nacional que fala sobre a religião islâmica, foi o caminho adotado pela FAMBRAS para combater estereótipos, preconceito e desinformação sobre o Islam junto a crianças e pré-adolescentes. Khalil é um pré-adolescente brasileiro que adora estar com os amigos. Nestas ocasiões, sempre que tem oportunidade, fala sobre sua religião.

O gibi é destinado a crianças e pré-adolescentes, mas vêm despertando interesse crescente entre educadores e famílias inteiras. Já foram distribuídos mais de 50 mil exemplares desde o lançamento da publicação, que é traduzida para o árabe e o inglês. O gibi também é disponibilizado de forma on-line pelo link https://www.fambras.org.br/gibis-gratis .

Na produção do “Khalil”, além da equipe de comunicação da FAMBRAS, o diretor conta com o talento do roteirista Romahs Mascarenhas, da ilustradora marroquina radicada no Brasil, Malika Dahil, e de Eunuquis Aguiar.

Fonte: Assessoria de Imprensa 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem