Os alunos do curso de robótica do Colégio Renascença, em
São Paulo, utilizaram o conhecimento adquirido durante as aulas para construir
um projeto inovador. Assistidos por profissionais do Rena Makers, os estudantes
substituíram o funcionamento manual de um dos bebedouros por sensores
ultrassônicos - solução de acionamento por aproximação que dispensa a necessidade
de tocar no aparelho.
O projeto teve o intuito de deixar o equipamento ainda
mais seguro para o retorno às aulas. A pandemia obrigou o mundo inteiro a
prestar atenção às superfícies de contato e, por isso, a intervenção dos
estudantes do Renascença conseguiu transformar o clássico bebedouro em uma
solução touchless.
Para alcançar os resultados, os alunos estudaram o
funcionamento dos circuitos, os sensores e os processos de montagem e
desmontagem do equipamento. Já para adaptar o sensor, os estudantes apostaram
na impressão 3D. Todo processo foi registrado em vídeo e pode ser conferido nas
redes sociais do Colégio Renascença (@renascencacolegio).
“Priorizamos com os alunos a resolução de problemas reais
(PBL). O espaço maker, por ser multidisciplinar, permite o desenvolvimento de
soluções inteligentes por meio de programação, eletroeletrônica, modelagem 3D
etc. Os estudantes estudam todas essas áreas ao mesmo tempo em que refletem
sobre as questões do cotidiano”, diz Marcelo Borer, professor de Robótica do
Colégio Renascença.
Fonte/Foto-reprodução-divulgação:
Assessoria de Imprensa
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