EXPOSIÇÃO VIRTUAL GRATUITA REÚNE OBRAS SOBRE OS 150 ANOS DA COMUNA DE PARIS

 

Há quase 150 anos, em 28 de maio de 1871, acabava o primeiro governo popular da história, a Comuna de Paris. À época, operários franceses escolhidos por meio do sufrágio universal organizaram um governo provisório, após a queda do imperador Napoleão III, com o objetivo de realizar reformas e reduzir as desigualdades sociais na França. Para celebrar essa experiência, estreou nesta sexta-feira (21) uma exposição reunindo trabalhos de artistas e designers que, a convite do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, da Expressão Popular e de 25 editoras de todos os continentes, criaram capas para a edição especial do livro Paris Commune 150, a ser lançado no dia 28.

Gratuita e virtual, a mostra pode ser visitada pelo site do Tricontinental a partir desta sexta-feira. A exposição incluirá trabalhos de 39 artistas de 15 países das Américas, Ásia, África, Magrebe e Região Árabe e Europa - representando a América Latina, há expositores do Brasil, da Venezuela, de Cuba, da Argentina e do México (veja algumas artes anexas). As obras trazem reflexões sobre a história e legado da Comuna de Paris e o que ela significa para as lutas dos povos de hoje - assim como os Comunardos que derrubaram o símbolo imperialista, a Coluna Vendôme, em 1871, e renomearam a praça para "Place Internationale", esta exposição busca abordar a criação de novos símbolos.

Coordenadora do Departamento de Arte do Instituto Tricontinental, Tings Chak explica que o Paris Commune 150 foi elaborado sob o conceito de solidariedade internacional e que a ideia era levar esse espírito para o projeto gráfico. "A gente queria coletivizar o processo e convidar mais perspectivas sobre o que é o legado da Comuna, que relevância ela ainda tem, como é imaginada hoje", pontua.

Duas destas obras foram escolhidas para a capa e para a contracapa do livro Paris Commune 150, resultado de um trabalho conjunto entre editoras de 15 países, que será publicado em 18 idiomas. No Brasil, a obra foi disponibilizada pela Expressão Popular neste mês de maio, exclusivamente para assinantes do Clube do Livro, e estará disponível para download gratuito ou com contribuição voluntária a partir de 28 de maio no site da editora.

"Todo o processo de produção deste livro foi feito no melhor espírito internacionalista. A disposição e criatividade dos artistas que prontamente responderam à convocação do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social fortalece esse espírito e demonstra como as artes são um aspecto fundamental para a nova sociedade, sem classes, que precisamos construir. É uma síntese entre os aprendizados históricos com os desafios atuais que vivemos. Viva a Comuna!" - Miguel Yoshida, Coordenador da Editora Expressão Popular.

Serviço

O que: Exposição Comuna de Paris 150

Onde: virtual, disponível pelo site do Tricontinental http://thetricontinental.org/pt-pt

Quanto: evento gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa – Legenda: Artista Vedran Štimac - Arte Louise Michel Homage to the Paris Commune - Da Croácia



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem