Qual é o primeiro passo para criar um
podcast bem-feito? Que tipo de equipamento é necessário? Dá para fazer
todo o trabalho sozinho ou é preciso uma equipe? Como delimitar o assunto? O
formato? A estrutura? Para responder a essas e muitas outras
perguntas de quem deseja fazer parte da podosfera, Gus Lanzetta,
fundador da primeira produtora dedicada a podcasts no
Brasil, a Half Deaf, apresenta o livro "Ouvindo vozes",
lançamento pela Planeta. Para o lançamento online no dia primeiro
de junho, Gus Lanzetta e o ghost-writer, Fernando Barone,
convidam o Startup da Real para bate-papo com
mediação da editora do livro, Clarissa Melo, às 19h, nos perfis
do Instagram: @startuodareal, @guslanzetta e @planetadelivros.
O interesse de Gus por podcasts começou
ainda na adolescência, quando, há mais de 15 anos, o produtor lançou seu
primeiro programa no universo dos games em parceria com Pedro
Batalha. Ao longo desse período, a mídia foi ganhando popularidade e vem
crescendo cada vez mais. Um produto de nicho, que abraçou fortemente a mistura
do "se divertir" e "se informar", ganhou muitos adeptos no
período da pandemia de COVID-19, e junto com a popularidade crescente
surge a crença de que é fácil produzir um podcast. No livro, Gus mostra
que é possível, mas exige técnica, e indica o caminho das pedras para quem
tem esse sonho.
Com mais de uma década de experiência tanto à
frente do microfone quanto nos bastidores, Gus compartilha
orientações práticas como: exemplos de roteiros, ficha de produção, indicação
de quais equipamentos vão funcionar. Além disso, "Ouvindo vozes" traz
entrevistas exlusivas com podcasters que compartilham sua experiência na mídia,
ensina sobre edição e, claro, examina todas as possibilidades de
monetização para que o projeto tenha potencial de se pagar.
FICHA TÉCNICA
Título:
Ouvindo Vozes
Autor: Gus Lanzetta
Páginas:
160
Preço livro físico:
R﹩ 38,90
Editora
Planeta
SOBRE O AUTOR
Gus Lanzetta é roteirista, produtor
executivo, músico e já se aventurou no jornalismo, stand up, escrevendo livros,
fazendo sorvete artesanal e sushi. Foram 12 anos cobrindo games e cultura pop
(incluindo 10 anos na Rolling Stone), séries e programas de variedades na
Globo, Warner, TBS e internet, mas tudo começou em 2006
produzindo podcasts caseiros e eventualmente isso foi culminar na
fundação da Half Deaf, a primeira produtora dedicada a podcasts do
Brasil. Na Half Deaf desenvolveu projetos para Spotify, Sony, Netflix
e diversas outras marcas além de ajudar a botar no ar programas (na frente e
por trás dos microfones) de sucesso como Projeto Humanos, Pop Cult, Imagina
Juntas, Donos da Razão e diversos outros.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
Postar um comentário