IGOR GNOMO ACABA DE LANÇAR NOVO ÁLBUM COM INFLUÊNCIA DO JAZZ, ROCK E NORDESTE

 

Na liberdade artística do jazz, uma inventiva música instrumental nordestina e de matriz africana aparece forte em “Formiga Preta”, novo álbum do guitarrista e compositor Igor Gnomo. Terceiro da carreira desse baiano de Paulo Afonso, o disco reforça a identidade jazz-rock-nordeste do músico, em que a sonoridade própria revela um artista de personalidade e talento. O trabalho foi um dos selecionados pelo “Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 - Premiação Aldir Blanc Bahia”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e chegou à todas as plataformas de streaming pelo Selo Digital Ruffo no dia 28 de maio.

Rico em polirritmia e sincopado como um bom jazz tradicional, “Formiga Preta” flerta também com o jazz mais moderno, mais pop, sem deixar de ser orgânico. Totalmente autorais, as dez faixas foram compiladas em três blocos temáticos que se utilizam das raízes e influências distintas para transitar com propriedade por estilos como rock, baião, maracatu, ritmos africanos, além do jazz fusion e acid jazz.Ao todo são cerca de 45 minutos de contrastes, quase únicos, riffs e viradas inspiradas da base de um quarteto formado por guitarra, baixo, percussão e bateria e que transborda a simbiose de jazz com música brasileira. Deu tão certo que “Formiga Preta” foi o projeto que recebeu a maior nota entre os selecionados no edital da Funceb.

“A princípio a minha ideia era deixar uma coisa bem reta, bem rock, mas mudei o percurso desde que comecei a compor para o disco em 2018. Já vinha tocando em ‘jam session’ e preparando um show que seria lançado em 2020. A pandemia deu tempo para repensar esse conceito de música instrumental nordestina. Estou muito feliz com o resultado”, comemora Igor Gnomo.

Embora distintas, as faixas trazem uma unidade no DNA da guitarra de Igor Gnomo, como uma assinatura nada óbvia, que marca sem precisar de extravagâncias.  É uma mistura eclética que funciona e deixa claro se tratar de uma obra só.

“ Esse trabalho tem muito do meu cotidiano musical, de Gilberto Gil a Chico Science, Hermeto Pascoal, como também a força da guitarra brasileira, por exemplo. Tem um direcionamento, mas tem também a livre improvisação jazzistíca, representando a música instrumental produzida no interior da Bahia”, explica.

O disco foi produzido durante o isolamento gerado pela pandemia da Covid-19, tem mixagem e masterização de Orlando Botelho, e destaca as participações do trio que faz a base com a percussão de Gildo Madeira, o baixo de André Jumper e a bateria de Thiago Reuel, que também assina a direção musical. Destaque ainda para as participações especiais dos músicos Derico Sciotti (da banda do programa de Jô Soares), que toca sax e flauta na faixa “A la Stern”; Italo Neno, teclados em “Toil Land”; Marcelo Fonseca (violino), em “Bolo de Milho”; Vivian Nascimento (coro) e Renam Mendes (acordeão), em “Forró do Seu Todynho”; Michael Pipoquinha (baixo), em “Cura” e Suzi Mariana (voz), em “Ao Comandante”.

“A ideia também é apresentar um show para circular, assim que puder. Fazer uma apresentação que seja abraçada por um público que experimenta na música instrumental sensações distintas e a rítmica nordestina que balança..."

Carreira – Natural da cidade de Paulo Afonso (BA), o guitarrista Igor Gnomo apresenta um trabalho autoral instrumental com influências do jazz, rock em simbiose com elementos da música nordestina (baião, samba de chula, maracatu) fortalecendo a representatividade da música instrumental produzida no interior do estado.

Em 2011, com o então Igor Gnomo Group, lançou o primeiro trabalho autoral (“NorDestino”), que foi destaque em revistas especializadas como GuitarPlayer e GuitarLoad. Em 2014 surge o segundo trabalho (“Alquimia, Trilhos, Poesia”) que gerou a circulação do grupo em importantes festivais e dividindo apresentações com nomes como Armandinho Macedo, Stanley Jordan, Gabriel o Pensador e Luciano Magno.

Entre eles, Rio Montreux Jazz Festival (RJ), Shell Open Air (RJ), Fimus Jazz (PB), Teatro Castro Alves (BA), Garanhuns Jazz Festival (PE), Feira Noise (BA), Macuca Jazz e Improviso (PE), Mangaba instrumental (SE), Bond Jazz Festival (BA), Teatro Atheneu (SE), Teatro Dulcina (DF), Gravatá Jazz Festival (PE), Careta Amp (PE), Circuito Sesc de música instrumental (SE), Aldeia Sesc de Artes (BA).

Igor Gnomo se destaca também como empreendedor cultural, gerindo a escola de música Cemig Music e curadoria / direção Paulo Afonso Jazz Festival, além de aulas, gravações e produções virtuais.

Para ouvir nas plataformas digitais: https://musequal.ffm.to/formiga-preta

INSTAGRAM - https://www.instagram.com/igor.gnomo/

SPOTFY - https://open.spotify.com/artist/6ZqtpC9S2Ew0zo3iHZjVjH

YOUTUBE - https://www.youtube.com/c/igorgnomo 

Fonte: Assessoria de Imprensa 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem