"NETFLIX DE CURTAS-METRAGENS", CARDUME FOMENTA AUDIOVISUAL BRASILEIRO INDEPENDENTE

 

Atores e produtores da cena independente, Daniel Jaber e Luciana Damasceno conhecem bem a batalha que é fazer cinema no Brasil. Entusiastas do formato curta-metragem, também sabem a dificuldade que é conseguir exibir os filmes depois de prontos, tendo visto muitos de seus títulos “morrerem” após percorrer o circuito de festivais.

Foram esses motivos que levaram o casal de mineiros, de Belo Horizonte, a desenvolver a plataforma de streaming Cardume. “O nome que vem da ideia da união de peixes pequenos que precisam trabalhar juntos para sobreviver”, diz Jaber. Lançada no final de 2019, a plataforma visa difundir e internacionalizar os curtas nacionais, além de fomentar o mercado do audiovisual independente do Brasil.

A assinatura com preço popular, de apenas R$ 5 reais por mês, busca atrair e criar público para o formato. Atualmente, a página tem 46,5 mil acessos mensais, com 10% de visitantes internacionais. A maior parte da renda é revertida para iniciativas de incentivo e formação para profissionais do setor: 50% da receita líquida é reservada para cursos e editais e 30% é repassada diretamente para os produtores dos filmes em catálogo.

Hoje a Cardume conta com 200 títulos – mais de 70 estão disponíveis com exclusividade no portal. Os curtas foram selecionados entre quase 1400 inscritos e entre eles, há premiados em diversos festivais, como “Boca de Fogo” (Luciano Pérez Fernández), “Ingrid” (Maick Hannder) e “O Malabarista” (Iuri Moreno).

Também estão na seleção filmes realizados por nomes conhecidos do audiovisual brasileiro, como “14bis”, de André Ristum, com Daniel de Oliveira e Nicola Siri no elenco, “Pulso”, dirigido por Danni Suzuki e estrelado por Joaquim Lopes, e dois curtas do diretor Diego Müller: “A Invasão do Alegrete” e “Em Pedaços”. 

Toda semana há uma estreia na Cardume. Só em 2020, foram mais de 120. Debates online com os realizadores também fazem parte da programação regular e todos são mediados pelos fundadores do portal.

A plataforma promove ainda intercâmbio entre escolas de audiovisual, permitindo que alunos de uma instituição conheçam o trabalho feito em uma outra, e tem parcerias com festivais de cinemas e instituições culturais. “Somos uma iniciativa do próprio meio remando contra a maré”, fala Damasceno.

1º EDITAL CARDUME PARA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS

Reforçando sua missão de fomentar o audiovisual brasileiro, a Cardume realizará seu primeiro edital para produção de curtas-metragens de baixo orçamento. As inscrições serão abertas em junho e o projeto vencedor receberá uma verba de R$ 15 mil para a realização do filme.

O curta também ganhará consultoria, benefícios técnicos como diárias de equipamentos profissionais de cinema, cedidas pela locadora Filmes do Bem, e a distribuição do filme em festivais pela Tarrafa Produtora/Distribuidora. Mais informações serão divulgadas em breve.

SOBRE OS FUNDADORES

Daniel Jaber – Formado pela UFMG, é ator e bailarino. Na Cardume, integra a equipe de inteligência comercial e é mediador das sessões de cinema online com debate. Como ator, já trabalhou com nomes como Marcelo Caetano e Elza Cataldo entre outros. Nos últimos anos, além do constante estudo na atuação, dedica-se também ao estudo de roteiros audiovisuais. Em 2020, ganhou o prêmio de melhor roteiro de curta no ROTA e foi integrante do júri de longas-metragens no Festival de Cinema de Gramado.

Luciana Damasceno – Roteirista, atriz, coreógrafa e professora, formada pelo Palácio das Artes/BH. Na Cardume, integra a equipe de gerência da curadoria e do marketing e é mediadora da Sessão de Cinema Online. Foi curadora do Prêmio Cabíria em 2019 e 2020, roteirizou e dirigiu de mais de 20 espetáculos em Minas Gerais e tem trabalhos premiados em festivais nacionais e internacionais. Recentemente atuou no longa “Todos los muros que pede la piel”, do diretor peruano Angel Pajares (em finalização).

Serviço

CARDUME

Acesse em www.cardume.tv.br

Siga nas redes sociais: @cardumecurtas

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa – Legenda: Casal fundador da Cardume: “Somos uma iniciativa do próprio meio remando contra a maré”


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem