EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR FORAM DESTAQUES NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO "YOURACCESS TO THE FUTURE"

 

Foi realizado no dia 5 de junho, a primeira edição do evento YourAccess to the Future, com foco no tema Educação. Promovido pela startup YourAccess, o encontro teve como objetivo compartilhar visões e soluções, além de debater os rumos da educação no Brasil, incluindo temas como integração com a tecnologia, a inserção cada vez maior do inglês e de outras línguas e a formulação do novo Ensino Médio a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Direto do estúdio da YourAccess foram realizadas as palestras de Bruna Tadross, CEO e fundadora da startup, e de Camila Achutti, CEO e fundadora da Mastertech, presidente da SOMAS, professora no Insper e colunista da Época Negócios. Bruna destacou a importância de transpor o ensino de inglês para um currículo bilíngue interdisciplina e de se formar jovens como sujeitos críticos, criativos e autônomos. "Criou-se a necessidade de pensarmos em soluções digitais capazes de proporcionar experiências coerentes com as áreas do conhecimento da BNCC para o novo Ensino Médio, visando praticar a cultura da colaboração de maneira bilíngue", observou, acrescentando que é preciso construir narrativas que promovam ações para intensificar a conexão entre estudantes, professores e especialistas para expandir esforços individuais "e nos levar à cultura da colaboração, para o desenvolvimento da sociedade".

Por sua vez, Camila abordou o Pensamento Computacional, termo que passou a ter relevância maior nos últimos anos, depois que passou a integrar a BNCC. Em sua fala, a executiva enfatizou as novas possibilidades que surgem a partir do conceito, que, como ela definiu, é "repertório para abstração, resolução de problemas e entendimento da sociedade escalável e digital". As duas CEOs conversaram após as palestras e ainda responderam, juntas, a perguntas feitas pelo público.

evento contou com outras três palestras, realizadas por conferência online. Antonieta Megale, coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Bilíngue e da extensão do Instituto Singularidades e membro do grupo de estudos de Educação Bi/multilíngue (GEEB) da PUC-SP, abordou, entre outros temas, o mito em torno do "falante nativo", profissional tido por muitos como fundamental no ensino de idiomas adicionais - conceito que fragiliza os educadores brasileiros. Já Ana Paula Piti, pedagoga, gestora educacional e especialista em implementação de projetos de transformação digital, comentou, em sua palestra, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da ONU e que fazem cada vez mais parte do vocabulário de gestores, professores e alunos. A palestra de Ana ainda contou com a participação de duas convidadas, que falaram sobre o Coletivo Feminista Estudantil da EMEF Sebastião Francisco, vencedor do 3º Prêmio Territórios.

Completando o YourAccess To The Future, Kátia Stocco Smole, doutora e mestre em educação, presidente da Câmara de Educação Básica do CEESP e membro do Movimento pela Base, fez uma palestra que tratou de possibilidades e desafios no Novo Ensino Médio. Segundo Kátia, nele, é fundamental o desenvolvimento de um projeto de vida para o estudante, em que os jovens desenvolvam respeito, cooperação e habilidades relacionadas à compreensão do mundo e deles mesmos, além de poderem refletir sobre escolhas, como as que farão na vida adulta.

Bastante ativa no YouTube e no Instagram durante as três horas e meia de evento, a vasta e qualificada audiência, composta, em grande parte, por educadores de todo o Brasil, ao final do encontro participou de sorteios de livros e kits e recebeu gratuitamente um e-book com textos assinados pelas cinco participantes. Para conferir, na íntegra, como foi a primeira edição do YourAccess To The Future, acesse https://www.youtube.com/watch?v=BqvFteBJOjQ. A gravação ficará disponível no YouTube até o dia 30 de junho, juntamente com o link para emissão do certificado, que está na descrição do vídeo.

Sobre a YourAccess - A YourAccess é uma startup de educação que está lançando a plataforma YourAccess, uma plataforma de conteúdos para estudantes praticarem inglês enquanto aprendem algo novo como música, ciências, escrita, yoga, diversidade no ambiente de trabalho, economia, entre outras. Todos os seus cursos têm o compromisso de integrar os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) ao conteúdo abordado. A plataforma possibilita a interação entre estudantes e professores visando o compartilhamento de soluções criativas para problemas reais, exercitando a cultura da colaboração para a busca de um mundo melhor. https://youraccess.online

Fonte/Imagens-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Alguns dos comentários feitos pelo público, no chat do YouTube, durante o evento


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem