FÓRUM DISCUTE INOVAÇÃO DE INVESTIMENTOS NA BIOECONOMIA AMAZÔNICA

 

Entre 14 e 25 de junho, pesquisadores, especialistas, empresários, investidores, gestores públicos e representantes da sociedade civil se reunirão virtualmente para discutir formas de criar novos mecanismos de financiamento de negócios vinculados à bioeconomia amazônica.

 

Fruto da parceria entre a iniciativa "Uma Concertação pela Amazônia" e o Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, o Fórum de Inovação em Investimentos na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM) busca espaço de troca de informações sobre projetos e programas com o objetivo de repensar as fontes de financiamento capazes de aproveitar a economia verde como uma nova matriz de desenvolvimento. A biodiversidade amazônica tem se apresentado como a chave para a promoção de modelos econômicos que agregam valor à floresta viva e geram prosperidade para as comunidades locais.

 

O F2iBAM acontecerá inteiramente online com 15 painéis e a participação de profissionais com atuação nacional e internacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.bioeconomiaamazonica.com.br .

 

O objetivo do Fórum é proporcionar um ambiente favorável à articulação de redes de alianças para a construção de mecanismos inovadores de investimento, conectando especialistas em finanças e investimentos, organizações promotoras de iniciativas empresariais, incubadoras e aceleradoras, bancos de fomento, responsáveis ​​pelo setor público políticas., entre outros, para aumentar a escala de investimentos e o impacto social positivo desses atores na Amazônia.

 

“É preciso esclarecer as conexões entre a biodiversidade e a agenda climática, bem como suas implicações para os negócios e os investimentos. O contexto global exige ações concretas para dimensionar modelos sustentáveis, mas é preciso investir em infraestrutura que permita o desenvolvimento dessas cadeias produtivas, o protagonismo das comunidades tradicionais e a distribuição justa dos benefícios gerados”, afirma o governador do Maranhão e Presidente do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Flavio Dino.

 

“É uma satisfação realizar este evento que será de extrema importância para a bioeconomia da Amazônia e poder compartilhar esta iniciativa junto ao Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. A Amazônia tem grande potencial para a bioeconomia e, dependendo do Governo do Estado, vamos promover cadeias produtivas e trazer mais desenvolvimento para o nosso interior”, afirmou o governador do Amazonas, Wilson Lima.

 

A bioeconomia brasileira movimenta um mercado de 326,1 bilhões de dólares, segundo levantamento realizado em 2018 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). No entanto, o montante cobre 12 setores produtivos, entre eles a agropecuária, que representa 53% da receita. É preciso qualificar as atividades de bioeconomia, até para mostrar que uma bioeconomia sustentável continua exigindo investimentos com características específicas.

 

“No Brasil, a economia sempre esteve ligada ao aproveitamento dos recursos naturais, desde a exploração da madeira brasileira (pau-brasil) até os dias atuais, com o agronegócio. Mas a economia global agora caminha para incluir a biodiversidade mais estratégica em suas atividades, e o Brasil tem tudo para ocupar uma posição de liderança nesse caminho”, afirma Carolina Genin, diretora de Clima do WRI Brasil e co-líder do Grupo de Trabalho de Bioeconomia da Rede Una Concertación por la Amazônia. “Embora existam exemplos de programas para promover modelos sustentáveis ​​de extrativismo e sistemas agroflorestais, não existe uma estratégia nacional para a bioeconomia. Muito menos algo que contemple a riqueza social e cultural a ela ligada em regiões como a Amazônia”.

 

O F2iBAM será realizado anualmente e fará parte do calendário de eventos do Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal, um conjunto de medidas para promover o desenvolvimento econômico sustentável da região. A iniciativa pertence ao grupo dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal e foi apresentada em abril aos embaixadores dos Estados Unidos e da Europa. O rigoroso combate ao desmatamento e o fortalecimento da bioeconomia são os principais temas que norteiam as propostas.

 

O evento ocorre em um momento emblemático. Como os Estados Unidos voltam aos debates ambientais, após a eleição de Joe Biden, e tendo em vista a proximidade da COP 15 (15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, que ocorrerá na China em outubro) e Na COP 26 (26ª Conferência das Partes das Nações Unidas - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Glasgow, Escócia, em novembro), a agenda do clima assume papel central no cenário internacional, com novos contornos geopolíticos e sociais.

 

O Fórum de Inovação é promovido pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Fundo JBS para a Amazônia e bancos Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander, além do apoio institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Sócios


O F2iBAM conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SEDECTI-AM); do Instituto Arapyaú; e WRI Brasil.

 

Sobre:


Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.


Reúne os nove estados da região em torno de uma agenda comum voltada para o desenvolvimento sustentável da região.

 

Um Concerto para a Amazônia


É uma rede de pessoas, entidades e empresas formada para buscar soluções para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Hoje reúne mais de 200 lideranças comprometidas com a criação de um espaço democrático onde dezenas de iniciativas em defesa da Amazônia se encontrem, dialoguem, aumentem o impacto de suas ações e gerem novas ações em prol da floresta e das pessoas que vivem na região.

 

Plano de Recuperação Verde para a Amazônia Legal


O principal objetivo da iniciativa é aplicar uma série de medidas para promover o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia brasileira de forma sustentável.


Como participar:


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas  no site www.bieconomiaamazonica.com.br .


Veja aqui a programação completa: ( www.bioeconomiaamazonica.com.br/#programa )


Serviço


Fórum de Inovação de Investimentos na Bioeconomia da Amazônia (F2iBAM)


Data: 14 a 25 de junho


Evento online, de segunda a sexta-feira, com um ou dois painéis diários - das 11h às 12h30 e das 15h às 16h30 (horário de Brasília). Tradução simultânea para inglês e espanhol.


Fonte/Imagens-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem