segunda-feira, 19 de julho de 2021

ESTREIA DO FILME RODANTES, DE LEANDRO LARA ESTÁ CONFIRMADA PARA DIA 29 DE JULHO NOS CINEMAS E TVOD DO CANAL BRASIL

 


Rodantes é um filme brasileiro filmado no estado de Rondônia, na região amazônica. A idéia foi inspirada pela viagem de carro de 15 mil quilômetros que o diretor Leandro Lara fez, fazendo fotos e escrevendo histórias para a revista Colors no ano de 2006. A produção do filme durou 6 meses, incluindo pesquisa de locação, pré produção e filmagem. A equipe enfrentou diversos desafios devido à infra- estrutura das cidades, à logística de equipamentos, deslocamento de pessoas e condições climáticas da região com temperaturas médias de 40 graus Celsius. Nesta produção, mais de 1000 pessoas envolvidas (70 funcionários + 40 elenco principal e mais de 800 extras (principalmente pessoas das cidades locais).
 
O diretor Leandro Lara é de Belo Horizonte, diretor de cinema e produtor formado em Artes e Comunicação na PUC - MG e especialista em direção de fotografia pelo Instituto Cubano - Escuela Internacional de Cine y Televisión - com sede em San Antonio de Los Baños. Agora estabelecido como diretor, sua visão incorpora um interessante balanço entre impacto visual e profundidade emocional. Seu estilo visual intenso e capacidade de conectar-se entre fotografia, vídeo, animação, design e instalação foram construídos durante três anos como consultor para o pioneiro laboratório de criação da Benetton, a FABRICA. Estabeleceu-se em São Paulo, com suas próprias produtoras, a Mosquito Project e a Bando Studio. Dirigiu e produziu o documentário sobre Baile Funk com o Dj Diplo, “Favela on Blast” e a série documental de tv "Reis da Rua”. Recentemente terminou seu diário audiovisual sobre limites e fronteiras chamado “Prelúdios do Sol” composto de doze filmes experimentais curtos. Atualmente, está desenvolvendo os longas "TAZ", em parceria com o roteirista Lucas C. Barros e o drama psicológico “Cleveland”. O talento de unir estética e conceito possibilitaram que muitos de seus trabalhos fossem exibidos em festivais de cinema e arte pelo mundo. “RODANTES” é sua estréia como diretor para um longa metragem de ficção.

Sinopse

Rodantes narra a vida de três personagens: Tatiane, uma jovem garota que foge para tentar se reinventar após um passado traumático; Odair, fruto da explosão migratória rondoniense do início dos anos 90, é um rapaz que em meio a descobertas sexuais corre riscos ao se desprender da casa dos pais; e Henry, um imigrante haitiano que, após a morte de sua mulher, luta com seus dois filhos pequenos para sobreviver em meio ao progresso e à miséria brasileira. Vidas em ebulição no caos, se esbarram por aí em momentos ocasionais sem envolvimento maior do que sua própria condição de ambulantes.
 
Ficha técnica

Roteiro: Lucas C. Barros

Fotografia: Adolpho Veloso

Montagem: Fernando Stutz

Direção de arte: Marcelo Larrea

Produção executiva:  Marcelo Torres

Produção: Leandro HBL e Marcela Sutter

Companhia produtora: Mosquito Project

Elenco: Caroline Abras, Félix Smith, Jonathan Well, Murilo Grossi, Fernando Alves Pinto, Clara Chevaux, Rodolfo Vaz, Suzana Vieira Gonçalves, Acauã Sol, Daniel Infantini, Lívia Deschermayer, Benki Ashaninka, Angetona Dorgilus

Classificação indicativa: 16 anos

Nota do diretor:

O filme é tripartido pelas histórias centrais mas sempre com personagens secundários que vão absorvendo e sendo absorvidos por Tatiane, Henry e Odair. Um movimento de troca de vivências que influenciam na questão formal da história a ser contada: são eles que geram os movimentos de flashback, as elipses, os cortes abruptos dos pequenos acontecimentos. Filmes que trabalham com histórias cruzadas são fonte de inspiração - como Dolls, de Takeshi Kitano ou Código Desconhecido, de Michael Haneke - mas há uma vontade profunda de respeitar o percurso dos personagens e não somente inserí-los em um dispositivo formal previamente estabelecido.

Rodantes é um filme à deriva, como seus personagens, que não se apóia em questões objetivas ou formalistas, mas sim na poesia que só existe naquelas histórias e imagens que não se encerram.

Filmografia

Rodantes (2019)

Reis da rua (2011, TV)

Favela on Blast (2008, documentário)

Descaminhos (2007, segmento "5", documentário)

Redes Sociais do filme
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário