quarta-feira, 29 de setembro de 2021

‘BOCA DE OURO’ E ‘PACARRETE’ SÃO OS FILMES COM MAIS INDICAÇÕES NO 20º GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

 

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de divulgar a lista com os finalistas do 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que está confirmado para o dia 28 de novembro, com cerimônia transmitida ao vivo pela TV Cultura. Os finalistas concorrem em 31 categorias e foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia. ‘Boca de Ouro’, de Daniel Filho, e ‘Pacarrete’, de Allan Deberton, são os longas com maior número de indicações (15), seguidos de  ‘A Divisão - O Filme’, de Vicente Amorim (8).

A lista de finalistas reúne mais de 900 profissionais indicados, 20 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros (5 de ficção, 5 documentários, 6 de comédia, 2 infantis, 2 de animação, 5 internacionais e 5 ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 18 curtas brasileiros (6 de ficção, 7 documentários e 5 de animação); e 16 séries (3 de animação para TV paga/OTT, 5 documentários para TV paga/OTT, 5 ficção TV paga/OTT, 3 ficção TV aberta). Veja abaixo todos os finalistas.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes com os vencedores será auditada pela PwC (a mesma que faz a apuração do Oscar) e transmitida ao vivo - e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

“O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro celebra a diversidade da nossa indústria, representada por todas as gerações de realizadores do país inteiro. E tem como tema, este ano, a preservação e a memória do audiovisual", diz Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Em 2021, foram inscritos 45 longas de ficção (incluindo infantis e animação), 20 longas documentários, 51 curtas-metragens, 44 séries brasileiras, 35 longas-metragens internacionais, 6 longas ibero-americanos. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, com votação entre os sócios da Academia. Além disso, o público elege seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário e a votação começa no dia 28 de outubro, pela internet.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021 tem patrocínio da Sabesp através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Correalização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Spcine. Realização: Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
 
Sobre

Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais

Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema - que este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais - é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais foi reconhecida em 2020 pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder. A Academia também é a representante oficial do Brasil junto à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha para escolher o longa-metragem brasileiro que vai concorrer à categoria de Mejor Película Iberoamericana (Melhor Filme Ibero-Americano) no Prêmio Goya.

Profissionais do setor, das mais diversas áreas, podem se associar à Academia, adquirindo assim não apenas o direito de votar no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, mas de participar das assembleias e eventos que acontecem ao longo do ano, como a eleição para a comissão que escolhe o filme brasileiro indicado para representar o país no Oscar.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais é presidida por Jorge Peregrino e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (diretor vice-presidente), Alexandre Duvivier, Bárbara Paz, Iafa Britz e Renata Almeida Magalhães.

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.

O processo de definição dos vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC.

Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passarão para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC.
 
FINALISTAS GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2021
 
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

·A DIVISÃO – O FILME de Vicente Amorim. Produção: José Júnior por AA - Afroreggae Audiovisual S.A.
·A FEBRE de Maya Da-Rin. Produção: Maya Da-Rin por Tamanduá Vermelho e Leonardo Mecchi por Enquadramento Produções.
·BOCA DE OURO de Daniel Filho. Produção: Daniel Filho por Lereby Produções.
·CIDADE PÁSSARO de Matias Mariani. Produção: Matias Mariani, Juliana Funaro e Renata Wolter por Primo Filmes, Issis Valenzuela por Tabuleiro Filmes, Marie-Pierre Macia e Claire Gadéa por MPM Film.
·PACARRETE de Allan Deberton. Produção: Allan Deberton por Deberton Filmes.
 
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

·BABENCO: ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU de Bárbara Paz. Produção: Bárbara Paz e Myra Babenco por HB filmes.
·DENTRO DA MINHA PELE de Toni Venturi e Val Gomes. Produção: Tiago
Berti e Toni Venturi por Olhar Imaginário.
·FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL de Carol Benjamin.  Produção: Carol Benjamin, Leandra Leal, Maria Barreto e Rita Toledo por Daza Filmes.
·FOTOGRAFAÇÃO de Lauro Escorel. Produção: Zita Carvalhosa por Cinematográfica Superfilmes.
·PARTIDA de Caco Ciocler. Produção: Beto Amaral por Cisma Produções
 
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA

·CARLINHOS E CARLÃO de Pedro Amorim. Produção: Iafa Britz e Carolina Castro por Migdal Filmes.
·DE PERTO ELA NÃO É NORMAL de Cininha de Paula. Produção: Joana Henning e Paula Torres por Escarlate.
·NÃO VAMOS PAGAR NADA de João Fonseca. Produção: Luiz Noronha, Cecilia Grosso, Samanta Moraes, Renato Fagundes e Alberto Elias por A Fábrica Filmes.
·NO GOGÓ DO PAULINHO de Roberto Santucci. Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes
·OS ESPETACULARES de André Pellenz. Produção: Silvia Fraiha por Fraiha Produções de Eventos e Editora.
·PACARRETE de Allan Deberton. Produção: Allan Deberton por Deberton Filmes.
 
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

OS UNDER-UNDERGROUNDS, O COMEÇO de Nelson Botter Jr. Produção: Fernando Alonso e Nelson Botter Jr por Tortuga Studios
OSMAR, A 1º FATIA DO PÃO DE FORMA de Ale McHaddo. Produção: Ale McHaddo e Guilherme Machado de Sá por 44 Bico Largo
 
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

·10 HORAS PARA O NATAL de Cris D’Amato. Produção: Marcio Fracarolli, Sandi Adamiu e Andre Fracarolli por Paris Produções
·O MELHOR VERÃO DAS NOSSAS VIDAS de Adolpho Knauth. Produção: Denis Knauth e Adolpho Knauth por Moove House
 
MELHOR DIREÇÃO

·ANA LUIZA AZEVEDO por Aos Olhos de Ernesto.
·DANIEL FILHO por Boca de Ouro.
·GERALDO SARNO por Sertânia.
·JEFERSON DE por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
·SANDRA KOGUT por Três Verões.
·VICENTE AMORIM por A Divisão – O Filme.
 
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM

·ALLAN DEBERTON por Pacarrete.
·BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
·DJIN SGANZERLA por Mulher Oceano.
·MATIAS MARIANI por Cidade Pássaro.
·MAYA DA-RIN por A Febre.
 
MELHOR ATRIZ

·ANDREA BELTRÃO como FREDERICA por Verlust.
·LORENA COMPARATO como CELESTE por Boca de Ouro.
·MALU MADER como GUIGUI por Boca de Ouro.
·MARCÉLIA CARTAXO como PACARRETE por Pacarrete.
·REGINA CASÉ como MADÁ por Três Verões.
 
MELHOR ATOR

·FLÁVIO BAURAQUI como JORGE por Abraço.
·IRANDHIR SANTOS como BRENO por Fim de Festa.
·MARCOS PALMEIRA como BOCA DE OURO por Boca de Ouro.
·ROGÉRIO FRÓES como LIRA por Três Verões.
·SILVIO GUINDANE como CAVEIRINHA por Boca de Ouro.
·SILVIO GUINDANE como MENDONÇA por A Divisão – O Filme.
 
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

·BERTA LORAN como SARITA por Jovens Polacas.
·DENISE FRAGA como BERENICE por Música para Morrer de Amor.
·GISELE FRÓES como MARTA por Três Verões.
·HERMILA GUEDES como COSMA e DAMIANA por Fim de Festa.
·SOIA LIRA como MARIA por Pacarrete.
·ZEZÉ MOTTA como ILZA por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
·ZEZITA MATOS como CHIQUINHA por Pacarrete.
 
MELHOR ATOR COADJUVANTE

·FLAVIO BAURAQUI como SARGENTO DA PM por Não Vamos Pagar Nada.
·FLAVIO BAURAQUI como TIÃO por Macabro.
·FLAVIO MIGLIACCIO como SR. ABRAÃO por Jovens Polacas.
·GUILHERME FONTES como AGENOR por Boca de Ouro.
·JOÃO MIGUEL como MIGUEL por Pacarrete.
·OTÁVIO MULLER como EDGAR por Três Verões.
 
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

·ALLAN DEBERTON, ANDRÉ ARAÚJO, NATÁLIA MAIA e SAMUEL BRASILEIRO por Pacarrete.
·JORGE FURTADO e ANA LUIZA AZEVEDO por Aos Olhos de Ernesto.
·MARIA CAMARGO e BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
·MATIAS MARIANI, CHIKA ANADU, FRANCINE BARBOSA, JULIA MURAT, MAÍRA BÜHLER e ROBERTO WINTER por Cidade Pássaro.
·SANDRA KOGUT e IANA COSSOY PARO por Três Verões.
·        
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

·ALE MCHADDO – Adaptado da Serie de TV “Osmar, a 1º fatia do pão de forma”, de Ale McHaddo – por Osmar, a 1ª Fatia do Pão de Forma.
·ALEX LEVY-HELLER – adaptado da obra “Jovens Polacas”, de Esther Largman – por Jovens Polacas.
·ESMIR FILHO e ISMAEL CANEPPELE – adaptado da obra “Verlust”, de Ismael Caneppele – por Verlust.
·EUCLYDES MARINHO – adaptado da obra “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues – por Boca de Ouro.
·JEFERSON DE e FELIPE SHOLL – adaptado da obra “M8: Quando a Morte socorre a Vida”, de Salomão Polakiewicz – por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
 
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

·AZUL SERRA por Macabro.
·BARBARA ALVAREZ por A Febre.
·BETO MARTINS por Pacarrete.
·FELIPE REINHEIMER por Boca de Ouro.
·GUSTAVO HADBA por A Divisão – O Filme.
 
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

·ANA DOMINONI por Sertânia.
·ANA PAULA CARDOSO por A Febre.
·DANIEL FLAKSMAN por A Divisão – O Filme.
·MARIO MONTEIRO por Boca de Ouro.
·RODRIGO FROTA por Pacarrete.
 
MELHOR FIGURINO

·ANA AVELAR por Macabro.
·ANA DOMINONI por Sertânia.
·CHRIS GARRIDO por Pacarrete.
·KIKA LOPES por Boca de Ouro.
·SOL AZULAY por Jovens Polacas.
 
MELHOR MAQUIAGEM

·ADRIANO MANQUES por Boca de Ouro.
·BRITNEY FEDERLINE por Aos Olhos de Ernesto.
·SID ANDRADE por Jovens Polacas.
·SONIA PENNA por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
·TAYCE VALE por Pacarrete.
 
MELHOR EFEITO VISUAL

·BERNARDO NEDER por Jovens Polacas.
·BERNARDO NEDER por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
·FABIO SOUZA por Cidade Pássaro.
·HOËL SAINLEGER por A Febre.
·MARCELO SIQUEIRA, ABC por A Divisão – O Filme.
·MARCELO SIQUEIRA, ABC por Boca de Ouro.
 
MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

·DANILO LEMOS por A Divisão – O Filme.
·DIANA VASCONCELLOS, ABC por Boca de Ouro.
·GIBA ASSIS BRASIL por Aos Olhos de Ernesto.
·JOANA COLLIER por Pacarrete.
·KAREN AKERMAN por A Febre.
·SÉRGIO MEKLER, EDT e LUISA MARQUES por Três Verões.
 
MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

·CAO GUIMARÃES e BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
·DOMINGOS OLIVEIRA e VICTOR MAGRATH por Os 8 Magníficos.
·FABIO SANTOS por Aquecimento Global.
·IDÊ LACRETA por Fotografação.
·JORDANA BERG por Soldado Estrangeiro.
·MARCOLA MARINHO e PAULO ALBERTO por Dentro da Minha Pele.
·MARÍLIA MORAES, EDT e ISABEL CASTRO, EDT por Fico te Devendo uma Carta Sobre o Brasil.
 
MELHOR SOM

·GABRIELA CUNHA, XAVIER THIBAULT e GILLES BERNADEAU por Cidade Pássaro.
·JOSÉ MOREAU LOUZEIRO, LUCAS MARCIER, FABIANO KRIEGER e PAULO GAMA por A Divisão – O Filme.
·JOSÉ MOREAU LOUZEIRO, TOMÁS ALEM, BERNARDO UZEDA, RODRIGO NORONHA e GUSTAVO LOUREIRO por Macabro.
·MÁRCIO CÂMARA, CAUÊ CUSTÓDIO e RODRIGO FERRANTE por Pacarrete.
·RODRIGO FERRANTE, MIRIAM BIDERMAN, ABC e RICARDO REIS, ABC por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
 
MELHOR TRILHA SONORA

·ANDRÉ ABUJAMRA e ERON GUARNIERI por Abraço.
·BÁRBARA PAZ e O GRIVO por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
·BERNA CEPPAS por Boca de Ouro.
·DJ DOLORES por Fim de Festa.
·FRED SILVEIRA por Pacarrete.
 
MELHOR SÉRIE ANIMAÇÃO TV PAGA/ OTT

·ROCKY & HUDSON: OS CAUBÓIS GAYS – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Erica Maradona. Produtora Brasileira Independente: Otto Desenhos Animados
·SENNINHA NA PISTA MALUCA – 2ª TEMPORADA (Gloob). Direção Geral: Bianca Senna. Produtora Brasileira Independente: Gullane
·ZUZUBALÂNDIA – 2ª TEMPORADA (Cartoon Network, Boomerang e Tooncast). Direção Geral: Mariana Caltabiano. Produtora Brasileira Independente: Mariana Caltabiano Criações
 
MELHOR SÉRIE DOCUMENTÁRIO TV PAGA/ OTT

·AMARELO PRISMA – 1ª TEMPORADA (GNT). Direção Geral: Emicida e Evandro Fióti. Produtora Brasileira Independente: Laboratório Fantasma Produções e Mutato Entretenimento.
·ANITTA: MADE IN HONÓRIO – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: Andrucha Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
·CIENTISTAS BRASILEIROS ENTRE OS MELHORES – 1ª TEMPORADA (Looke). Direção Geral: Guilherme Fiuza Zenha e Silvia Godinho. Produtora Brasileira Independente: Immagini Animation Studios.
·FAVELA GAY - PERIFERIA LGBTQI+ – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Rodrigo Felha. Produtora Brasileira Independente: Luz Mágica Produções Audiovisuais.
·MILTON E O CLUBE DA ESQUINA – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Vitor Mafra. Produtora Brasileira Independente: Gullane.
 
MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV PAGA/ OTT

·BOM DIA, VERÔNICA – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: José Henrique Fonseca. Produtora Brasileira Independente: Zola Filmes.
·DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - 14ª TEMPORADA (Gloob). Direção Geral: Viviane Jundi. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
·HARD – 1ª TEMPORADA (HBO). Direção Geral: Rodrigo Meirelles. Produtora Brasileira Independente: Gullane.
·OS ÚLTIMOS DIAS DE GILDA - 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Gustavo Pizzi. Produtora Brasileira Independente: Baleia Filmes.
·UM CONTRA TODOS – 4ª TEMPORADA (Fox). Direção Geral: Breno Silveira e Daniel Lieff. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
 
MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV ABERTA

·GILDA, LUCIA E O BODE - 1ª TEMPORADA (TV Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração
·SOB PRESSÃO – PLANTÃO COVID - TEMPORADA ESPECIAL (TV Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração
·TÁ PUXADO - 1ª TEMPORADA (TV Jornal/SBT). Direção Geral: Rodrigo César. Produtora Brasileira Independente: All Screens Films

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

·MÃTÃNÃG, A ENCANTADA, de Shawara Maxakali e Charles Bicalho.
·O HOMEM DAS GAVETAS, de Duda Rodrigues.
·SUBSOLO, de Erica Maradona e Otto Guerra.
·TANDEM, de Vivian Altman.
·UM PEIXE PARA DOIS, de Chia Beloto.
 
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

·À BEIRA DO PLANETA MAINHA SOPROU A GENTE, de Bruna Barros e Bruna Castro.
·CINEMA CONTEMPORÂNEO, de Felipe André Silva.
·FILHAS DE LAVADEIRAS, de Edileuza Penha de Souza.
·IN MEMORIAN - O ROTEIRO DO GRAVADOR, de Sylvio Lanna.
·MINHA HISTÓRIA É OUTRA, de Mariana Campos.
.O QUE PODE UM CORPO?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli
·RUA AUGUSTA, 1029, de Mirrah da Silva.
 
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO

·5 ESTRELAS, de Fernando Sanches.
·A BARCA, de Nilton Resende.
·EGUM, de Yuri Costa.
·PERIFERICU, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira.
·RECEITA DE CARANGUEJO, de Issis Valenzuela.
·REPÚBLICA, de Grace Passô.
 
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO

·MONOS, ENTRE O CÉU E O INFERNO | Monos (Colômbia) / Ficção / Direção: Alejandro Landes. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
·O FILME DE BRUNO ALEIXO | O Filme de Bruno Aleixo (Portugal) / Ficção / Direção: João Moreira e Pedro Santo. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
·O ROUBO DO SÉCULO | El Robo del Siglo (Argentina) / Ficção / Direção: Ariel Winograd. Distribuidor Brasileiro: Warner Bros.
·PORNÔ PARA PRINCIPIANTES | Pornô para Principiantes (Uruguai, Argentina e Brasil) / Ficção / Direção: Carlos Ameglio – Coprodução Brasileira: BossaNovaFilms –  Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
·TARDE PARA MORRER JOVEM | Tarde para Morir Joven (Chile, Brasil, Holanda e Catar) / Ficção / Direção: Dominga Sotomayor – Coprodução Brasileira: RT Features – Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
 
MELHOR LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL

·APOCALYPSE NOW: FINAL CUT | Apocalypse Now: Final Cut (EUA) / Ficção / Direção: Francis Ford Coppola. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
·JOJO RABBIT | Jojo Rabbit (EUA) / Ficção / Direção: Taika Waititi. Distribuidor Brasileiro: Disney.
·O FAROL | The Lighthouse (EUA) / Ficção / Direção: Robert Egges. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
·O PAI | The Father | Bashtata (Bulgária e Grécia) / Ficção / Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
·VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI | Sorry We Missed You (Reino Unido) / Ficção / Direção: Ken Loach. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
 
FINALISTAS POR FILMES
 
BOCA DE OURO – 15 indicações

·MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO: Daniel Filho por Lereby Produções.
·MELHOR DIREÇÃO: Daniel Filho
·MELHOR ATRIZ:
Lorena Comparato como Celeste
Malu Mader como Guigui
·MELHOR ATOR:
Marcos Palmeira como Boca De Ouro
Silvio Guindane como Caveirinha
·MELHOR ATOR COADJUVANTE: Guilherme Fontes como Agenor
·MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Felipe Reinheimer
·MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Euclydes Marinho
·MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Mario Monteiro
·MELHOR FIGURINO: Kika Lopes
·MELHOR MAQUIAGEM: Adriano Manques
·MELHOR EFEITO VISUAL: Marcelo Siqueira, ABC
·MELHOR MONTAGEM FICÇÃO: Diana Vasconcellos, ABC
·MELHOR TRILHA SONORA: Berna Ceppas
 
PACARRETE – 15 indicações

·MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO: Allan Deberton por Deberton Filmes.
·MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA: Allan Deberton por Deberton Filmes.
·MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM: Allan Deberton
·MELHOR ATRIZ: Marcélia Cartaxo como Pacarrete
·MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Soia Lira como Maria
Zezita Matos como Chiquinha
·MELHOR ATOR COADJUVANTE: João Miguel como Miguel
·MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Beto Martins
·MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia e Samuel Brasileiro
·MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Rodrigo Frota
·MELHOR FIGURINO: Chris Garrido
·MELHOR MAQUIAGEM: Tayce Vale
·MELHOR MONTAGEM FICÇÃO: Joana Collier
·MELHOR SOM: Márcio Câmara, Cauê Custódio e Rodrigo Ferrante
·MELHOR TRILHA SONORA: Fred Silveira
 
A DIVISÃO – O FILME – 8 indicações

·MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO: José Júnior por AA - Afroreggae Audiovisual S.A.
·MELHOR DIREÇÃO: Vicente Amorim
.MELHOR ATOR: Silvio Guindane como Mendonça
·MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Gustavo Hadba
·MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Daniel Flaksman
·MELHOR EFEITO VISUAL: Marcelo Siqueira, ABC
·MELHOR MONTAGEM FICÇÃO: Danilo Lemos
·MELHOR SOM: José Moreau Louzeiro, Lucas Marcier, Fabiano Krieger e Paulo Gama
 
TRÊS VERÕES – 7 indicações

·MELHOR DIREÇÃO: Sandra Kogut
·MELHOR ATRIZ: Regina Casé como Madá
·MELHOR ATOR: Rogério Fróes como Lira
·MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Gisele Fróes como Marta
·MELHOR ATOR COADJUVANTE: Otávio Muller como Edgar
·MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Sandra Kogut e Iana Cossoy Paro
·MELHOR MONTAGEM FICÇÃO: Sérgio Mekler, EDT e Luisa Marques
 
A FEBRE – 6 indicações

·MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO: Maya Da-Rin por Tamanduá Vermelho e Leonardo Mecchi por Enquadramento Produções.
·MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM: Maya Da-Rin
·MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Barbara Alvarez
·MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Ana Paula Cardoso
·MELHOR EFEITO VISUAL: Hoël Sainleger
.MELHOR MONTAGEM FICÇÃO: Karen Akerman
 
BABENCO: ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU – 6 indicações

.MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO: Bárbara Paz e Myra Babenco por HB filmes.
·MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM: Bárbara Paz
·MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Maria Camargo e Bárbara Paz
·MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO: Cao Guimarães e Bárbara Paz
·MELHOR SOM: Rodrigo Ferrante, Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC
·MELHOR TRILHA SONORA: Bárbara Paz e O Grivo
 
JOVENS POLACAS – 6 indicações

·MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Berta Loran como Sarita
·MELHOR ATOR COADJUVANTE: Flavio Migliaccio como Sr. Abraão
·MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Alex Levy-Heller
·MELHOR FIGURINO: Sol Azulay
·MELHOR MAQUIAGEM: Sid Andrade
·MELHOR EFEITO VISUAL: Bernardo Neder
 
CIDADE PÁSSARO – 5 indicações

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO: Matias Mariani, Juliana Funaro e Renata Wolter por Primo Filmes, Issis Valenzuela por Tabuleiro Filmes, Marie-Pierre Macia e Claire Gadéa por MPM Film.
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM: Matias Mariani
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Matias Mariani, Chika Anadu, Francine Barbosa, Julia Murat, Maíra Bühler e Roberto Winter
MELHOR EFEITO VISUAL: Fabio Souza
MELHOR SOM: Gabriela Cunha, Xavier Thibault e Gilles Bernadeau
 
M8 – QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA – 5 indicações

·MELHOR DIREÇÃO: Jeferson De
·MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Zezé Motta como Ilza
·MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Jeferson De e Felipe Sholl
·MELHOR MAQUIAGEM: Sonia Penna
·MELHOR EFEITO VISUAL: Bernardo Neder
 
AOS OLHOS DE ERNESTO – 4 indicações

·MELHOR DIREÇÃO: Ana Luiza Azevedo
·MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo
·MELHOR MAQUIAGEM: Britney Federline
·MELHOR MONTAGEM FICÇÃO: Giba Assis Brasil
 
MACABRO – 4 indicações

·MELHOR ATOR COADJUVANTE: Flavio Bauraqui como Tião
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Azul Serra
·MELHOR FIGURINO: Ana Avelar
·MELHOR SOM: José Moreau Louzeiro, Tomás Alem, Bernardo Uzeda, Rodrigo Noronha e Gustavo Loureiro
 
SERTÂNIA – 3 indicações

·MELHOR DIREÇÃO: Geraldo Sarno
·MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Ana Dominoni
·MELHOR DIREÇÃO FIGURINO: Ana Dominoni
 
FIM DE FESTA – 3 indicações

·MELHOR ATOR: Irandhir Santos como Breno
·MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Hermila Guedes como Cosma e Damiana
·MELHOR TRILHA SONORA: DJ Dolores
 
DENTRO DA MINHA PELE – 2 indicações

.MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO: Tiago Berti e Toni Venturi por Olhar Imaginário.
·MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO: Marcola Marinho e Paulo Alberto
 
FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL – 2 indicações

·MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO: Carol Benjamin, Leandra Leal, Maria Barreto e Rita Toledo por Daza Filmes.
·MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO: Marília Moraes, EDT e Isabel Castro, EDT
 
FOTOGRAFAÇÃO – 2 indicações

·MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO: Zita Carvalhosa por Cinematográfica Superfilmes
·MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO:  Idê Lacreta
 
NÃO VAMOS PAGAR NADA – 2 indicações

·MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA: Luiz Noronha, Cecilia Grosso, Samanta Moraes, Renato Fagundes e Alberto Elias por A Fábrica Filmes
·MELHOR ATOR COADJUVANTE: Flavio Bauraqui como Sargento da PM
 
OSMAR, A 1º FATIA DO PÃO DE FORMA – 2 indicações

.MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO: Ale McHaddo e Guilherme Machado de Sá por 44 Bico Largo
·MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Ale McHaddo
 
ABRAÇO – 2 indicações

·MELHOR ATOR: Flávio Bauraqui como Jorge
·MELHOR TRILHA SONORA: André Abujamra e Eron Guarnieri
 
VERLUST – 2 indicações

·MELHOR ATRIZ: Andrea Beltrão como Frederica
· MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Esmir Filho e Ismael Caneppele
 
PARTIDA – 1 indicação

.MELHOR LONGA-METRAGEM 
DOCUMENTÁRIO: Beto Amaral por Cisma Produções
 
CARLINHOS E CARLÃO – 1 indicação

·MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA: Iafa Britz e Carolina Castro por Migdal Filmes.
 
DE PERTO ELA NÃO É NORMAL – 1 indicação

·MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA: Joana Henning e Paula Torres por Escarlate
 
NO GOGÓ DO PAULINHO – 1 indicação

·MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes
 
OS ESPETACULARES – 1 indicação

·METRAGEM COMÉDIA: Silvia Fraiha por Fraiha Produções de Eventos e Editora.
 
OS UNDER-UNDERGROUNDS, O COMEÇO – 1 indicação

MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO: Fernando Alonso e Nelson Botter Jr por Tortuga Studios
 
10 HORAS PARA O NATAL – 1 indicação

·MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL: Marcio Fracarolli, Sandi Adamiu e Andre Fracarolli por Paris Produções
 
O MELHOR VERÃO DAS NOSSAS VIDAS – 1 indicação

·MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL: Denis Knauth e Adolpho Knauth por Moove House
 
MULHER OCEANO – 1 indicação

·MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM: Djin Sganzerla
 
MÚSICA PARA MORRER DE AMOR – 1 indicação

·MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Denise Fraga como Berenice
 
OS 8 MAGNÍFICOS – 1 indicação

·MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO: Domingos Oliveira e Victor Magrath
 
AQUECIMENTO GLOBAL – 1 indicação

·MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO: Fabio Santos
 
SOLDADO ESTRANGEIRO – 1 indicação

MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO: Jordana Berg

Fonte: Assessoria de Imprensa 

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