BRLAB E CINESESC CONVIDAM PARA A LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO "O LOBO ATRÁS DA PORTA", COM O ROTEIRO DO FILME DE FERNANDO COIMBRA

 

No dia 5 de outubro, terça, às 19h30, BrLab e CineSesc realizam a live de lançamento do livro “O Lobo Atrás da Porta” (192 páginas, BrLab Edições), que reúne roteiro e curiosidades sobre o filme premiado de Fernando Coimbra. Apresentado pela jornalista Flávia Guerra, o bate-papo entre diretor e elenco acontece ao vivo no Instagram. Para assistir, basta seguir os perfis @cinesescsp e @brlab_.
 
Um dos precursores da atual onda de obras baseadas em crimes reais, também chamadas de true crime, o filme “O Lobo Atrás da Porta” é a história de uma vingança passional que destrói uma família. Estrelada por nomes como Leandra Leal, Milhem Cortaz, Juliano Cazarré e Thalita Carauto, o roteiro é inspirado na história de uma mulher que sequestrou e matou a filha de seu amante nos anos 60, caso que ficou popularmente conhecido como A Fera da Penha. O filme teve estreia mundial em 2013, no Festival Internacional de Toronto. Ganhou o prêmio Horizontes Latinos no Festival de Cinema de San Sebastián e outros troféus nos festivais de Havana, Miami, Guadalajara e Rio de Janeiro, entre outros. 
 
Além de fotos de cena, anotações, manuscritos e imagens de making of, o livro traz uma conversa inédita do autor com o elenco, organizada especialmente para a publicação. Participaram do encontro as atrizes Leandra Leal e Fabíula Nascimento, o ator Milhem Cortaz, o roteirista Miguel Machalski, a montadora Karen Akerman e o autor Fernando Coimbra, moderados por Flavia Guerra e Rafael Sampaio. O prefácio é da atriz e escritora Fernanda Torres, especialmente preparado para a publicação.
 
Durante a conversa editada no livro, o elenco e equipe relembram do roteiro e das filmagens realizadas há exatos dez anos, em 2011, e ressaltam a importância da publicação. A atriz Leandra Leal, por exemplo, comenta: "Eu acho incrível essa publicação para qualquer pessoa que queira estudar roteiros. A maioria dos roteiros que leio, eu encontro em sites estrangeiros. É um processo muito rico não só para estudar o roteiro, mas também o processo de direção, de entender as soluções, os caminhos. Além de ser um registro da nossa memória, do nosso cinema. Isso é muito importante. E o roteiro do Lobo é muito incrível, um dos melhores do cinema brasileiro. E, do meu ponto de vista como atriz, ele era tão preciso, que eu imediatamente colei na personagem da Rosa."   
 
Sobre a natureza trágica da história e o gênero 

True crime, o autor comenta que "Na hora em que eu conheci a história que inspirou o filme, entendi que ela era mais trágica do que o normal. E que a assassina se entregou. Ela não queria defesa, assumiu tudo, foi um suicídio em vida. Resolvi mostrar pontos de vista humanos no meio da tragédia. O oposto do que faz o sensacionalismo", considera Fernando.
 
O livro é voltado para cinéfilos, roteiristas, atores, estudantes, escritores e qualquer pessoa apaixonada por cinema, dramaturgia e interessada em compreender o processo de criação e realização de um filme. 
 
O lançamento do livro acontece no dia 05 de outubro, às 19h30, e é um dos destaque do BrPlot, a série de debates e encontros para roteiristas da 11ª Edição da BrLab.
 
A primeira edição do BrLab teve lugar em 2011 e contou com a participação do ainda não filmado “O Lobo Atrás da Porta”, que meses depois foi filmado.
 
O livro é o segundo exemplar da coleção "Roteiros do Cinema Brasileiro", que já conta com “Que horas ela volta?” de Anna Muylaert.
 
Com prefácio inédito de Fernanda Torres, “O Lobo Atrás da Porta” estará à venda em brlab.com.br a partir do dia 30/09. Fernando Coimbra assinará cada uma das unidades vendidas durante a live de lançamento.
 
Fernando Coimbra

Estudou cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP. Escreveu e dirigiu nove curtas-metragens antes do seu primeiro longa: O Lobo Atrás da Porta. O filme teve estreia mundial em 2013, no Festival Internacional de Toronto. Ganhou prêmio Horizontes Latinos no Festival de Cinema de San Sebastián e outros troféus nos festivais de Havana, Miami, Guadalajara e Rio de Janeiro. Coimbra dirigiu para Netflix dois episódios da primeira e da terceira temporada da série Narcos. Em 2018, lançou Sand Castle, o seu primeiro filme realizado nos EUA com o selo Natflix Original. Na Cinemax/Fox, dirigiu um episódio Outcast, serie criada por Robert Kirkman.
 
Roteiro
Fernando Coimbra
Prefácio
Fernanda Torres
Edição e organização

Rafael Sampaio
Revisão e preparação

Ana Paula Gomes
Edição e transcrição de texto

Belisa Figueiró
Projeto gráfico e diagramação

Marcelo Sodré Aka cão fila
 
Lançamento:

05/10, 19h30 - instagram @brlab_ e @cinesesc

Fonte/Imagemreprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem