sábado, 18 de setembro de 2021

ENEM: DICAS RÁPIDAS PARA ESCOLHER A PROFISSÃO CERTA

 

Com a proximidade das provas do ENEM, nos dias 21 e 28 de novembro, muitos estudantes ainda se perguntam: vou prestar vestibular para qual curso? A escolha de uma área é um grande desafio, uma vez que as notas de corte são atualizadas frequentemente e sem especificar que se trata do futuro profissional de cada um. É importante lembrar que a prova do ENEM é uma das possibilidades de acesso para a educação superior no Brasil.

Para Rodrigo Retka, Coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Pensi, é preciso que o aluno esteja consciente sobre as possibilidades. “Para a escolha de uma carreira é essencial que o candidato esteja consciente sobre todas as possibilidades, para que ele possa ter uma compreensão ampla sobre possíveis caminhos. As preferências, influências e expectativas têm um grande peso, mas como essa é uma escolha muito tensa, é importante que o candidato leve em conta o percurso acadêmico, cursos que precisa fazer para alcançar seus objetivos e como será a inserção no mercado de trabalho”, explica o professor.

Em 2021, as provas impressa e digital do Enem serão aplicadas no mesmo dia e terão questões iguais. Apesar do exame ter sido criado há 23 anos, as dicas de especialistas para uma boa preparação dos alunos seguem sendo fundamentais. Lembrando que, anualmente, mais de 5 milhões de jovens se inscrevem no ENEM.

Segundo Rodrigo Retka, buscar uma orientação vocacional é fundamental para o processo de escolha de carreira, mas o coordenador lembra que a qualquer momento o candidato pode mudar de ideia. “Durante o Ensino Médio, a escolha da carreira é extremamente debatida, levando em conta escolhas, motivações e perspectivas e tendo em vista que é importante levarmos em conta que qualquer momento da vida pode ser um ponto de mudança ou busca por novas orientações”, explica.

Outro ponto destacado por Retka é relacionado à importância dos alunos adquirirem amplo conhecimento sobre a formação almejada. Participar de workshops e oficinas, assistir palestras de profissionais da área e participar de eventos promovidos pelas faculdades são iniciativas que podem oferecer ao candidato um conhecimento prévio sobre o ambiente em que estará inserido e, com isso, pode ter uma ideia sobre como funciona a carreira dos seus sonhos. “Autoconhecimento, conhecimento do curso e do mercado de trabalho são outros pontos que podem ajudar muito. É importante lembrar que as universidades oferecem muitos materiais de "degustação"  sobre  diversos cursos. Outra dica é entender o programa do curso almejado ou como funcionam as formações alternativas necessárias para que o estudante alcance seus objetivos”, finaliza.

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário