quarta-feira, 22 de setembro de 2021

GOOGLE ARTS & CULTURE LANÇA EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE CULINÁRIA DO MÉXICO

 

De Tijuana a Mérida, do chili ao chocolate e do doce ao picante, qualquer pessoa no México costuma concordar que qualquer alimento que queira representar autenticamente seu país deve trazer um ingrediente secreto e indispensável: a paixão.

A paixão é o que desencadeia a transmissão das receitas de uma geração para outra. É aquele que valoriza os sabores com que mães e avós deliciam seus filhos. E é ela que acorda, todas as manhãs, o exército de mayoras (conhecedores da cozinha tradicional), cozinheiros e chefs que, desde antes do nascer do sol, invadem as cozinhas e as ruas de todo o México com os seus deliciosos preparativos.

Essa paixão autêntica e genuína é o que o Google Arts & Culture celebra com a exposição Sabores do México. Uma colorida mostra interativa e audiovisual, que graças às múltiplas possibilidades que a tecnologia oferece, convida hoje pessoas de todo o mundo a se aproximarem da diversidade e da riqueza dos sabores mexicanos, conhecerem seus ritos e tradições e ouvir os principais protagonistas da gastronomia do país.

Criado com o apoio e colaboração do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo do Governo do México, além das secretarias de cultura dos governos estaduais de Oaxaca Jalisco, além do Museu Soumaya e do Museu Franz Mayer, entre outras instituições, a nova exposição Google Arts & Culture reúne quase 5.000 obras de arte, ilustrações, receitas, histórias, material educacional e vídeos com entrevistas exclusivas.

Além dessas peças, cerca de 200 histórias apresentam diferentes ângulos da gastronomia mexicana atual, desde cozinheiros tradicionais de estados como Oaxaca Guanajuato, até amostras sobre a preparação do Chile en Nogada ou o uso de ingredientes exóticos, como o Flor de Izote no estado de Veracruz ou colheita de insetos, relacionada ao aproveitamento da fantástica biodiversidade que o país possui.

Assim, sabores regionais, ingredientes únicos, ritos ancestrais e promotores de vanguarda da vigorosa cozinha mexicana se unem, graças à tecnologia, em uma amostra inédita, que o convida a devorar com os olhos e ouvidos os mais saborosos legados das culturas pré-hispânicas e suas múltiplas influências. Uma explosão de aromas, sabores e cores, onde se unem o espiritual, a família, a biodiversidade, a sociedade, a terra e a história de um país orgulhoso das suas raízes e sempre pronto a inovar desde a mesa.

Para comemorar essa nova coleção, compilamos algumas das receitas icônicas da comida mexicana na playlist Sabores de México, na playlist Sabores de México, que podem ser vistas no canal do Google México no YouTube. Por meio de 15 vídeos, diferentes criadores de conteúdo compartilham suas impressões e processos de preparação de pratos como as quesadillas de Huitlacoche, o porco Tikin Xic, a toupeira em um copo, entre outros.

Todas as pessoas do mundo são bem-vindas a essa festa dos sentidos que é a culinária do México. Venha e veja os Sabores do México. No Google Arts & Culture, a mesa está servida.

Fonte/Foto-divulgação-reprodução-Legenda: No centro da mesa, a toupeira. Um dos protagonistas da gastronomia mexicana Governo do México - Google Arts & Culture

Nenhum comentário:

Postar um comentário