domingo, 17 de outubro de 2021

EDITAL DOCUMENTÁRIOS TRANSFORMAM ESTENDE PRAZO DE INSCRIÇÕES

 

O Edital Documentários Transformam - uma realização da Fundação CSN por meio de seu programa de fomento ao documentário brasileiro, Histórias que Ficam, e o DOCSP através da plataforma internacional Good Pitch Brasil - terá seu prazo de inscrições prorrogado. Os projetos - em qualquer etapa de produção, inclusive finalizados em 2020 ou 2021 - poderão ser enviados até o dia 20 de outubro através do site https://www.documentariostransformam.org.br/.

Com o objetivo de fomentar estratégias de distribuição e habilitar profissionais e produtoras do meio audiovisual para o desenvolvimento de campanhas de impacto, o edital prevê a entrega de prêmios de até R﹩ 208 mil para os cinco projetos que serão selecionados. O edital promoverá três processos formativos entre dezembro de 2021 e maio de 2022: um laboratório de distribuição de impacto, consultorias para o desenvolvimento de campanhas e um laboratório de pitching e, ao final, a participação no Good Pitch Brasil, que acontece no primeiro semestre do ano que vem.

Sobre

Programa Histórias que Ficam

A Fundação CSN - braço social da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) - lançou o programa em 2011 como parte do seu propósito de transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Acreditando no potencial transformador do cinema, a CSN já patrocinou 54 filmes nacionais, sua maioria, de caráter documental, dentre eles, nove pelo Programa Histórias que Ficam. O Programa nasceu com o objetivo de contemplar toda a cadeia produtiva do audiovisual - do desenvolvimento do projeto até a sua exibição. Os projetos selecionados em suas edições receberam o apoio criativo para a produção de suas obras, cujos projetos de novos documentaristas foram escolhidos por seu caráter de relevância à sociedade brasileira. Em 2020, o Histórias que Ficam se atualiza, buscando uma forma de potencializar a distribuição de impacto no Brasil, sela uma parceria estratégica com DocSP, encontro internacional de documentários de São Paulo, para co-realizar a primeira edição do Good Pitch Brasil com um prêmio de R﹩ 50 mil para campanha de impacto de um dos projetos selecionados, o filme Limiar, que acaba de estrear esse ano.

Fundação CSN

A Fundação CSN é responsável pelas ações sociais do Grupo CSN, seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio dos pilares que sustentam a sua atuação: educação, cultura, articulação e curadoria. Está presente em seis estados, com atuação direta em 27 municípios e também com editais de abrangência nacional. Executa projetos de ação direta com patrocínio de parceiros por meio de leis de incentivo fiscal. Na educação, desenvolve programas que buscam oportunizar aos jovens formação de qualidade. E na cultura, transformar a sociedade por meio da expressão cultural.

Good Pitch Brasil

Criado pela Docsociety, o Good Pitch já apoiou 460 realizadores que apresentaram 222 projetos de filmes documentários de 60 países, gerando mais de U﹩30 milhões de dólares em financiamento; e alcançou a participação de mais de cinco mil organizações em todo o mundo. No Brasil, o evento é realizado pela DOCSP. Na sua edição de 2020, ao lado da Fundação CSN, o Good Pitch Brasil capacitou as equipes de quatro documentários. Na fase de pitching, os criadores tiveram a oportunidade de apresentar o projeto a 110 instituições e players do mercado. Os resultados obtidos de financiamento para projetos, com mais de R﹩640mil, e as conexões estabelecidas, demonstram as grandes possibilidades de colaboração que existem entre agentes de mudanças e filmes documentais.

DOCSP

O DOCSP - Encontro Internacional de Documentário de São Paulo - é uma das principais plataformas que existe no país para auxiliar o setor audiovisual no desenvolvimento de documentários, a partir de atividades de formação, mercado e exibição de filmes. O DOCSP tem como missão defender a riqueza e diversidade de vozes no cinema, televisão e outras plataformas; promover a carreira de novos talentos e favorecer a sua inserção no mercado local e internacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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