EXPOSIÇÃO EMA E A MODA NO SÉCULO XX

 

De 30 de outubro a 19 dezembro de 2021, a Casa Museu Ema Klabin promove a exposição “Ema e a Moda no século XX - as roupas e a caligrafia dos gestos” com curadoria do pesquisador e escritor Brunno Almeida Maia. Em formato presencial e online, a mostra objetiva contar uma breve história da moda dos anos 1920 aos anos 1980 por meio de peças de vestuário, acessórios e fotografias da colecionadora e mecenas Ema Klabin.

Serão expostas 18 peças de vestuário da colecionadora, como vestidos, casacos, tailleurs, conjuntos de blazer e saia e trajes tradicionais chineses usados por Ema em festas a fantasia nos cruzeiros de navio. Marcas famosas de grandes estilistas franceses como Jean Patou, Christian Dior e Maggy Rouff estarão na mostra, além da marca espanhola Loewe.

A exposição também contará com bolsas, malas, binóculo, leques, sombrinhas e frascos de perfume, além de um panorama de fotografias históricas do arquivo da instituição. “Uma das imagens mostra o desembarque de Ema Klabin de um navio, onde aparece com um tailleur Christian Dior no estilo New Look, que marcaria a feminilidade da mulher no pós-guerra”, informa o curador. A exposição também apresentará, no quarto de hóspedes, um conjunto Dior e acessórios pertencentes a Eva Klabin, irmã de Ema, que também fundou sua casa museu no Rio de Janeiro, traçando um paralelo entre as trajetórias das duas irmãs.

Sobre 

Título da exposição

De acordo com Brunno Maia, a escolha do título da exposição homenageia a filósofa e socióloga Gilda de Mello e Souza, tomando de empréstimo o conceito de "caligrafia dos gestos" que ela propõe no livro O espírito das roupas – a moda no século dezenove.

Cenários

A memória afetiva das roupas, a personalidade de Ema, seu modo de vida, e seu gosto pelas viagens, pelas artes e pelas festas, além de sua atuação como empresária, estão presentes na exposição, organizada em quatro eixos temáticos: “História, conceito e individualidade”, “Contexto sociocultural”, “Cultura material: história do objeto” e “Moda: linguagem estética”. Os diferentes cômodos da residência de Ema Klabin foram cenários cuidadosamente pensados para cada eixo. “Optamos por destacar não apenas a preocupação que Ema Klabin tinha com esses detalhes como a possibilidade de contarmos histórias por meio da cultura material. Há toda uma cultura da feminilidade inscrita nesses objetos", salienta Brunno.

Outras Narrativas

"Esta exposição apresenta, pela primeira vez, o núcleo de moda da Coleção Ema Klabin, e se insere no tema anual Outras Narrativas, com uma forma inédita de abordar a história de Ema Klabin e da moda, considerando suas roupas simultaneamente como criações artísticas e como documentos do período em que viveu", informa Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin.

Unindo arte e tecnologia 

O público também poderá assistir a um vídeo de realidade virtual que permite fazer uma imersão digital pelos ambientes da casa museu e conferir detalhes da exposição. Realizado pelo multiartista Tadeu Jungle e sua produtora, a Junglebee, o vídeo apresenta, de forma inédita, a coleção e algumas das roupas que estarão expostas na Casa Museu, criando novas possibilidades de fruição das obras e peças da Coleção. Os óculos utilizados nessa ação serão higienizados, seguindo os protocolos de biossegurança. O vídeo também estará disponível na plataforma YouTube VR.

Cursos e oficinas

A Casa Museu também promove, até novembro, uma série de palestras, oficinas, cursos e mesa-redonda com grandes nomes da área. Assuntos como a história das roupas, a importância desses acervos em museus, o conceito de economia circular e sustentabilidade, o desfile nº 13 do estilista Alexander McQueen, a arte e a moda, a indumentária baiana, o fenômeno social da moda, e a presença negra em acervos de moda são alguns dos temas dos encontros.

A exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A. e apoio Texprima e Texprima LOF. A programação cultural associada à exposição integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus.

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

Serviço:

Casa Museu Ema Klabin

Exposição: Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

30 de outubro a 19 de dezembro

Na abertura da exposição, 30/10/2021, das 11h às 16h (com permanência até as 17h), excepcionalmente, as visitas serão livres, com lotação respeitando as normas de biossegurança.

Após a abertura:

Visitas mediadas: quarta a domingo, 11h, 14h e 16h - grupos de até cinco pessoas

Agendamento: emaklabin.org.br |(11) 3897-3232

Visitas ao jardim e visualização presencial da realidade virtual: quarta a domingo, das 11h às 16h, com permanência até as 17h - lotação 70 pessoas.

Entrada franca

Classificação etária: Livre

Casa Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

Acesse as redes sociais:

Instagram: @emaklabin


Twitter: https://twitter.com/emaklabin


Canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w


Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br


Site: https://emaklabin.org.br


Foto: Divulgação - Acervo da Casa Museu Ema Klabin-Legenda: Ema Klabin em uma de suas viagens, com um tailleur Christian Dior. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem