domingo, 31 de outubro de 2021

LIVRO REÚNE OBRAS DO ARTISTA PLÁSTICO PABLO BERNASCONI

 

Sutileza, carisma e humor são algumas das características que o artista plástico argentino, Pablo Bernasconi, traz em suas obras. Com um estilo marcante, Pablo desconstrói imagens de personagens mundialmente famosos, como Madonna e Vinícius de Moraes, para reconstruí-los de uma maneira simbólica e peculiar. O lançamento da Editora Catapulta, Retratos, reúne noventa de suas principais obras dos últimos anos. 

Segundo o artista, os retratos ilustrados no livro são chamados "conceituais''. “Retrato conceitual é um retrato que descreve o personagem e descreve, sobretudo, a opinião que eu tenho sobre ele”, comenta Pablo, que usa objetos para representar figuras humanas, como cadeira, almofada e até mesmo diversos tipos de alimentos. Dessa forma, Retratos propõe ao leitor que descubra os sinais e os códigos que, posteriormente, lhe permitirá decifrar todo o conteúdo proposto pelo artista. 

Junto das ilustrações, o lançamento também traz frases ditas por cada uma das personalidades, em português e na língua original do personagem. Além disso, Retratos também conta um pouco sobre a biografia de Pablo, o que aproxima o leitor das propostas do artista e do conceito utilizado em suas obras. 

Ao longo de 208 páginas, o leitor vai se deparar com uma obra diferente em cada folha cheia de detalhes, que começam já na capa do livro, emoldurada e ilustrada com um dos retratos do artista. “Tento alcançar um equilíbrio, e que esses detalhes não deixem a imagem hermética. Se coloco algo muito conhecido, deposito: afasto a possibilidade do leitor entender o que quis dizer. Nem enigmático nem sofisticado o suficiente para que não se entenda nada”, comenta o artista sobre suas ilustrações e os detalhes que as formam. 

O livro já está disponível e à venda nas principais livrarias do país, além do site da editora https://www.catapultalivros.com.br/. O preço sugerido é de R$ 180,00

Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário